Lançada em setembro de 2018, a Linha do Tempo do Reportei chegou à nossa plataforma com o objetivo de transformar a realidade de quem trabalha com marketing e facilitar ainda mais a comunicação desses profissionais com seus clientes.

Inspirada na timeline do Facebook (na qual você consegue ver toda a história de vida de uma pessoa), essa funcionalidade traz para o marketing o registro completo de cada campanha e ação realizada durante um determinado período de análise.

Enquanto o nosso relatório apresenta dados e pontos críticos das mídias sociais, a Linha do Tempo esclarece o contexto que levou a esses resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Ou seja, ela enfatiza não só os números, mas também as estratégias definidas, as reuniões realizadas ao longo do processo, a evolução das ações de marketing e o impacto de todo esse trabalho nas vendas do cliente.

Como são muitos os seus benefícios para os processos da empresa e o relacionamento com os clientes, decidimos reunir, neste post, três exemplos incríveis de uso da Linha do Tempo do Reportei. Confira abaixo!

1. Apresentação dos principais resultados do mês para os clientes

A Linha do Tempo do Reportei surgiu como uma nova forma de tornar o seu relacionamento com o cliente ainda mais próximo e efetivo ao longo do desenvolvimento do projeto.

Por isso, uma de suas principais funções é a de complementar os dados e análises abertas que já são apresentados no relatório do Reportei.

Com o uso de textos, imagens e vídeos, você pode criar uma Linha do Tempo totalmente personalizada para destacar os principais marcos das ações realizadas no mês anterior e ir além dos números e gráficos.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio do alinhamento entre os resultados obtidos com as mídias sociais e os objetivos/metas que o cliente deseja alcançar.

Se no último mês você lançou um eBook que gerou 1.000 novos leads para o seu cliente e bateu a meta, por exemplo, é possível aproveitar essa conquista para mostrar como a estratégia foi desenvolvida (passo a passo) e de que forma essa repercussão irá impactar nas próximas etapas do funil de vendas.

Esse formato de comunicação, que é baseado na interação, facilita tanto o entendimento do cliente sobre os resultados quanto a sua aproximação em relação ao trabalho desenvolvido pela agência ou o freelancer.

2. Apresentação do passo a passo de campanhas específicas

Com a chegada de datas comemorativas ou o lançamento de novos produtos/serviços, sempre há a demanda por campanhas específicas que atendam às expectativas e necessidades do cliente.

Do início ao fim, a equipe de marketing se envolve em um intenso trabalho de planejamento, execução e análise de resultados para gerar melhorias na estratégia enquanto a campanha está no ar.

Por isso, o ideal é manter sempre um registro das ações realizadas e das decisões tomadas em cada fase desse processo, tanto para apresentar ao cliente quanto para guiar os passos da equipe para as próximas etapas.

A Linha do Tempo do Reportei, nesse aspecto, facilita a criação desse histórico (como falaremos a seguir) e gera uma aproximação para que o cliente tenha acesso aos resultados finais e compreenda de que maneira os responsáveis pelo projeto chegaram até eles.

Para isso, vale a pena seguir a dica anterior e sempre alinhar os resultados obtidos às metas da empresa, mostrando como a campanha impactou no número de leads ou no aumento das vendas, por exemplo.

3. Elaboração de um histórico com as suas ações de marketing

Nos dois primeiros exemplos que citados acima, nós focamos em utilidades da Linha do Tempo do Reportei que são benéficas, principalmente, para o relacionamento com os clientes.

Agora, vamos falar de uma terceira funcionalidade que é muito importante para o desempenho da própria agência ou do freelancer: a criação de um histórico com as ações de marketing.

Um dos principais objetivos da Linha do Tempo do Reportei é ajudar o profissional de marketing a registrar as histórias que ele escreve junto a seus clientes para que essas informações também sejam úteis para o futuro.

Ao criar um arquivo sobre suas ações de marketing e o planejamento que levou até elas, você passa a ter, a médio/longo prazo, um poder de decisão muito grande.

Sendo assim, dentro de seis meses ou um ano, é possível ter um histórico completo para avaliar quais estratégias foram para a frente e quais não funcionaram da maneira esperada.

Do ponto de vista de gestão, há, ainda, a facilidade de acompanhar o dia a dia dos analistas de marketing, extrair informações detalhadas sobre o desempenho de cada equipe e focar em planejamentos mais estratégicos.

Quando um cliente novo entrar, por exemplo, você já terá uma noção básica de quais caminhos deve seguir e quais erros deve evitar para desenvolver um trabalho de qualidade.

Dessa forma, você aperfeiçoa tanto os processos internos da sua empresa quanto a maneira de se comunicar com seus clientes, gerando consequências positivas para o seu próprio crescimento, como o aumento da satisfação, das vendas e do número de indicações.

Se você ainda não testou a Linha do Tempo do Reportei, é só acessar a sua conta ou fazer o seu cadastro em nosso site para conhecer as suas funcionalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *