Assim como em outras áreas de uma empresa, as métricas e KPIs também são dados extremamente importantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Como tudo é mensurável no meio online, os Key Performance Indicators (KPIs), ou Indicadores-Chave de Performance, são um ponto de partida essencial para definição de ações mais eficazes. Assim como as métricas. 

O que diferencia, então, um critério do outro? E como cada um deles pode auxiliar no objetivo do meu negócio?

Neste artigo, nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre métricas e KPIs, além de alguns exemplos práticos (dentro do marketing) para o seu projeto. Vamos conferir?

Métricas e KPIs: qual é a diferença? 

Antes de falarmos sobre definição de KPIs e métricas para acompanhar em sua estratégia de marketing digital, precisamos diferenciar esses dois termos. 

A confusão é normal, mas é importante saber que eles não são a mesma coisa. As métricas são os dados brutos de desempenho do seu projeto, que mostram tudo o que aconteceu nos seus diferentes canais em um determinado período de tempo.

Quando algumas dessas métricas se tornam importantes para o desenvolvimento do seu negócio e alcance dos objetivos traçados, elas podem se tornar Indicadores-Chave de Performance. 

Ou seja, os KPIs estão mais relacionados a resultados específicos da empresa e são essenciais para o processo de tomada de decisão. 

Eles ajudam a redefinir novos caminhos e metas que levam a atingir o objetivo principal. Abaixo, nós damos alguns exemplos de indicadores voltados para o marketing digital.

Como escolher os KPIs certos para o meu negócio?

Se você tem um negócio online, como um e-commerce, ou utiliza a estratégia de Inbound Marketing para atrair novos clientes, a definição dos indicadores certos faz toda a diferença para o seu sucesso.

Antes de tudo, os KPIs devem estar atrelados aos seus objetivos e isso, é claro, dependerá de em qual fase de amadurecimento sua empresa se encontra (está começando agora e precisa atrair potenciais consumidores ou já está estabelecida no mercado e necessita retê-los?).

Para quem acabou de iniciar uma estratégia de Inbound, por exemplo, é importante dar atenção a métricas relacionadas a atração, como:

  • Número de Inscritos na Base de E-mails;
  • Taxa de Conversão de Visitantes em Leads;
  • Custo por Lead (CPL).

Conforme a estratégia se desenvolver e o objetivo se voltar para o fundo do funil, com aumento de vendas, é possível focar em KPIs como:

  • Número de Sales Qualified Leads (SQLs);
  • Custo por Lead em cada etapa do funil;
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Taxa de Crescimento de Clientes (Clientes Growth Rate).

Enquanto isso, em um e-commerce, você pode se orientar por indicadores importantes para a venda dos seus produtos, como:

  • Quantidade de Vendas;
  • Taxa de Conversão;
  • Ticket Médio.

Em todos os exemplos, podemos ver a importância de ter esse olhar direcionado para o seu objetivo. É ele que ajuda a definir estratégias de marketing mais eficazes e que, de fato, geram resultados. 

Então vamos a um exemplo prático e rápido: se você tem uma loja online, acompanha o Ticket Médio e deseja aumentá-lo, é possível estruturar promoções com descontos ou frete grátis a partir de um determinado valor, incentivando clientes a pagarem mais por um benefício maior.

E quais métricas devo acompanhar na estratégia de marketing digital?

É válido enfatizar aqui que a importância dos KPIs para o desenvolvimento de um negócio não exclui o papel das métricas gerais em um projeto de marketing digital.

Acompanhar de perto esses dados é essencial para repensar suas ações e obter insights para campanhas mais eficazes. 

Pensando novamente no exemplo do e-commerce, mesmo que o objetivo seja aumentar o Ticket Médio e suas estratégias estejam direcionadas para isso, é preciso mensurar tudo que gera o resultado esperado.

Ou seja, se você leva a sua campanha de promoção para as redes sociais, anúncios e e-mails, você deve analisar de perto o desempenho de cada ação definida e o potencial de uso desses canais para o alcance das suas metas.

Mas cuidado para não se prender somente às métricas de vaidade! Curtidas, compartilhamentos e comentários são bons dados de engajamento, mas, sozinhos, não mostram todos os resultados das suas ações para o público.

Aqui no Reportei, nós entendemos a importância dessas análises específicas para o desenvolvimento tanto de projetos quanto do negócios.

Por isso, nosso maior objetivo é sempre ajudar os profissionais de marketing a coletar esses dados de uma maneira mais simples, para que eles tenham mais disponibilidade para focar no desempenho geral do projeto e nos indicadores mais importantes.

Em segundos, você tem todas as métricas das principais mídias sociais nas mãos e pode analisar e personalizar o relatório com as informações mais relevantes para sua equipe e decisores. 

Ficou curioso(a) sobre como acompanhar métricas e KPIs pelo Reportei? Então faça seu cadastro e teste grátis por três dias para conhecer todas as nossas funcionalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *