Saiba por que acompanhar os resultados do marketing para franquias é importante para a sua marca

O marketing para franquias, principalmente no meio digital, é a principal forma de atrair o público e desenvolver a marca em diferentes localidades.

Quando feita em alinhamento com o franqueador e com dados frequentemente mensurados, as estratégias de comunicação não só geram vendas dos produtos, como também atraem novos possíveis franqueados para a rede.

Por isso, neste artigo, você irá conferir dicas importantes sobre como desenvolver o marketing para franquias e acompanhar resultados para que a sua marca esteja sempre em desenvolvimento. Vamos lá? 

Dados das ações de marketing para franquias: você os controla?

Na gestão de franquias, uma das maiores preocupações dos franqueadores está no controle de qualidade do produto ofertado ao público e dos processos seguidos pelos franqueados.

Afinal, sem essa base gerencial, a franquia pode ter dificuldades de desempenho em um mercado específico e colocar em risco o sucesso da marca naquele local.

Mas espera! Se estamos falando de marca, também precisa existir, por parte dos franqueadores, uma preocupação com as estratégias de marketing, certo? 

É por meio das campanhas que o seu produto ou serviço chega a novos públicos, cria laços com os costumes locais e se posiciona para sair na frente dos concorrentes. 

Sendo assim, responda com sinceridade: independentemente do tamanho da sua rede de franquias, você consegue acompanhar de perto os resultados de marketing de cada uma delas?

Os esforços dos franqueados na comunicação são feitos de forma individual ou há suporte da sua equipe para que eles aconteçam de maneira alinhada? 

Se você ainda não consegue ter total controle dos dados das ações de marketing das unidades (assim como tem dos produtos e da gestão de processos), calma! 

Existem maneiras simples de fazer esse acompanhamento e aumentar o bom desempenho da rede como um todo. Mas antes, vamos falar sobre alinhamento de comunicação?

Alinhamento entre franqueadores e franqueados

Se você tem uma rede de franquias que possui unidades que agem de maneira individual na comunicação, isso pode gerar problemas tanto para elas quanto para a sua marca.

Mesmo que o cenário seja positivo e as ações deem muito certo com o público, podem existir outros franqueados na mesma região que não serão impactados com o mesmo crescimento.

Portanto, além de garantir que o produto entregue seja sempre o mesmo, você deve assegurar que o alinhamento de marketing exista para que a marca se comunique da mesma forma em todos os lugares.

É claro que nem todas as cidades ou regiões terão hábitos iguais, então também é importante ajustar esse alinhamento à realidade de cada local, seus costumes e datas comemorativas, por exemplo.

Porém, no geral, o tom de voz, a definição do público e a identidade visual devem se manter sempre os mesmos para que a marca sempre propague a mensagem certa para as pessoas certas.

Caso ela não esteja indo bem em uma região, tente ouvir também os franqueados para que a sua equipe os ajude em estratégias específicas para aquela determinada localidade. 

Feito esse alinhamento, aí sim é o momento de se preocupar com a mensuração dos resultados e os ajustes necessários de acordo com as necessidades de cada franqueador. 

Como mensurar os resultados de marketing das suas franquias

Por mais que pareça muito difícil, a princípio, ter o controle do marketing para franquias, há maneiras simples de reunir dados dos esforços realizados, principalmente no meio online.

Afinal, no marketing digital há mais facilidade de segmentar e entregar a mensagem ao público certo, além de medir o retorno de cada campanha desenvolvida. 

Mas como reunir todos os conjuntos de informações sem exigir um grande tempo dos franqueados ou da minha equipe de marketing? Gerando relatórios automáticos, é claro!

Com o Reportei, por exemplo, é possível integrar as mídias sociais utilizadas em cada unidade e criar relatórios de acompanhamento para cada uma delas – em apenas três segundos! 

A partir desses dados, você consegue:

  • realizar comparações com períodos anteriores (meses ou até mesmo anos); 
  • analisar resultados para entender o que funciona e o que precisa ser aprimorado;
  • definir estratégias locais para atrair públicos mais específicos;
  • e criar um histórico na Linha do Tempo de Marketing para facilitar o alinhamento entre franqueador e franquia.  

Além disso, você pode abrir os relatórios de uma mesma região para entender o desenvolvimento de cada uma e, junto aos dados de vendas, recolher insumos para direcionar seus esforços de marketing para atrair mais franqueados

Um relatório automatizado gerado em poucos cliques e inúmeras possibilidades para desenvolver a sua rede!

Gostou das nossas dicas sobre como mensurar os resultados do marketing para franquias? Então acesse nosso site e faça seu cadastro para testar o Reportei gratuitamente por três dias! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *