Quem nunca se empolgou ao perceber que a página de um cliente tem muitos curtidores ou que uma foto postada conquistou muitas curtidas? Será que ter muitos seguidores e curtidores é realmente importante e é sinal de que a sua estratégia de marketing digital está dando certo?

As reações nas postagens, o número de seguidores e o número de visualizações são as métricas de vaidade mais comuns, já que essas métricas não dão muitos insumos para o analista de mídias sociais compreender se as ações realizadas foram realmente efetivas. No entanto, um número alto de curtidas e seguidores, por exemplo, serve para “passar um boa impressão” e também “inflar o ego”.

Portanto, ao se deparar com muitas curtidas, seguidores, taxas de cliques e de rejeição altas; é importante observar esses números, refletindo sobre o contexto em que eles foram obtidos. Afinal, é indispensável que você analise o crescimento das suas mídias sociais levando em conta a qualidade da base, aumentando o número de pessoas interessadas no seu produto/serviço e não o número de pessoas que eventualmente curtirão as suas postagens. A conquista de clientes e promotores da sua marca deve ser a prioridade.

Quais são as principais métricas de vaidade?

  • Curtidas;
  • Compartilhamentos
  • Visualizações;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de rejeição;
  • Downloads de app etc.

As métricas de vaidade devem ser ignoradas?

Não. No entanto, essas métricas não devem ser a base da sua análise de mídias sociais. Dê mais atenção para as métricas que te “contam uma história”, ou seja, aquelas que te ajudarão a criar oportunidades de venda e te darão condições de pensar em ações que farão os seus visitantes avançarem no processo de conversão.

Portanto, foque mais nas taxas de conversão, número de visitantes únicos, custo de aquisição por cliente etc, que certamente darão mais insumos para você e sua equipe de marketing digital refletirem se realmente vocês estão gerando bons resultados ou não. Inclusive, nós fizemos um texto para o blog do iClips sobre como saber se a sua estratégia de mídias sociais está dando certo. Vale a pena conferir!

 

Leia mais: Erros cometidos na hora de analisar um relatório de mídias sociais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *