Uma boa ferramenta para criar relatórios é essencial para oferecer rapidez e tornar a equipe de marketing mais produtiva

Para desenvolver boas estratégias de marketing digital, é importante que sejam feitos, constantemente, acompanhamento e análises dos resultados das ações implementadas. Para que isso aconteça de forma ágil e precisa, nada melhor do que contar com uma ferramenta para criar relatórios.

Um bom software de geração de relatórios deve ir muito além da automação, oferecendo integração com uma grande variedade de mídias sociais e ferramentas, facilidade para interpretação e análise dos dados (tanto por parte da equipe, quanto do decisor) e, é claro, personalização.

Portanto, se você ainda está na dúvida sobre qual ferramenta escolher para ajudar na mensuração dos resultados de marketing digital, não se preocupe. Neste artigo, nós explicamos quais benefícios ela deve entregar para a sua agência ou empresa. Acompanhe!

Como uma ferramenta para criar relatórios ajuda na rotina do profissional de marketing?

Foi-se o tempo em que, para avaliar suas ações de marketing digital, era preciso captar dados manualmente, gastando um grande período de tempo nessa tarefa e menos do que deveria na interpretação assertiva e na definição de estratégias eficazes.

Com a evolução da comunicação e dos serviços prestados no meio online, o mercado disponibiliza, hoje, uma grande quantidade de ferramentas para criar relatórios e, em teoria, tornar a rotina do analista de marketing mais prática.

Porém, você sabe o que é necessário para que um software de relatórios seja realmente útil para a sua empresa ou agência? Para começar, ele deve ajudar a otimizar o processo de análise das métricas de mídias sociais. 

Com a automação, a equipe deixa de fazer uma busca manual dos resultados e passa a ter mais tempo para focar em decisões estratégicas para o marketing. 

Sendo assim, os profissionais se tornam mais produtivos e passam a aplicar esforços no que realmente importa: o fortalecimento da presença digital.

No caso de uma agência ou freelancer, isso significa, inclusive, ter mais disponibilidade para evoluir em seus serviços, melhorar a qualidade e, consequentemente, aumentar a carteira de clientes.

Já em uma empresa com equipe de marketing interna, é possível dar mais atenção a questões estratégicas que fazem a diferença para o desenvolvimento  do negócio como um todo.

Mas os benefícios não podem, de forma alguma, terminar na automação. Uma boa ferramenta para criar relatórios deve entregar também uma excelente experiência, tanto para o profissional de marketing quanto para o decisor que vai  ter acesso a esses dados.

Sendo assim, selecionamos a seguir três vantagens que devem acompanhar a criação automática de relatórios em um software. Confira!

Dados completos dos resultados de mídias sociais

Com o marketing digital cada vez mais evoluindo para além das redes sociais e trazendo oportunidades de integração entre canais, uma boa ferramenta para criar relatórios tem que estar preparada para oferecer dados completos das principais mídias disponíveis no mercado.

É claro que redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn são muito relevantes, mas temos certeza de que seu cliente/decisor vai querer estar por dentro também dos resultados do Google Ads, Analytics, Search Console, RD Station ou Mailchimp, e muito mais!

Facilidade de interpretação

Não faz muito sentido gerar os dados automaticamente e, na hora de ler o relatório, ele se apresentar de uma maneira confusa, não é mesmo?

Muito mais do que agilidade para captar as informações, uma boa ferramenta para criar relatórios deve entregar praticidade para a interpretação dos resultados, com layouts que façam sentido para o negócio, gráficos que mostrem a evolução ao longo do tempo e espaços para complementar as análises.

E quando falamos de facilitar a interpretação, não estamos dizendo que é um benefício apenas para o profissional de marketing, ok? O cliente, que também terá acesso ao documento, necessita que os resultados sejam comunicados de um jeito claro e preciso.

Personalização para seus relatórios

Cada projeto possui suas próprias metas e indicadores de sucesso. Por isso, é fundamental que uma boa ferramenta de geração de relatórios permita que esses documentos tenham layouts personalizados de acordo com as necessidades do seu cliente.

Isso fará com que você consiga apresentar, em primeira mão, os dados mais relevantes e, depois, focar na interpretação das outras métricas ou mídias que complementam a estratégia. 

Reportei: conheça a ferramenta mais completas para geração de relatórios

Agora que você já sabe o que uma boa ferramenta para criar relatórios deve entregar para a sua agência ou empresa, nós te apresentamos o Reportei: um software completo, ágil e feito para tornar a rotina do profissional de marketing digital mais produtiva e estratégica.

Nossa ferramenta disponibiliza a captação rápida e automática de diversas mídias sociais, como:

  • Facebook e Facebook Ads;
  • Instagram e Instagram Stories;
  • Google Analytics;
  • Google Ads;
  • Google Search Console;
  • Google Meu negócio
  • RD Station;
  • YouTube;
  • LinkedIn e LinkedIn Ads;
  • Mailchimp.

Clique aqui e confira as métricas que você encontra em cada um desses relatórios.

Mas as vantagens não terminam por aí. Abaixo, te contamos quais outros benefícios o Reportei entrega para auxiliar na sua estratégia e na comunicação com o cliente.

Geração de relatórios profissionais em apenas 3 segundos

Isso mesmo! Após a integração das mídias sociais com o Reportei, você leva apenas três segundos para gerar relatórios profissionais e completos para seus clientes. 

Com os dados das mídias sociais listadas acima em mãos, você tem muito mais disponibilidade para interpretar seus resultados de forma assertiva e tornar a comunicação com o cliente/decisor mais clara. 

Relatórios e dashboards 100% customizáveis

Além de relatórios, o Reportei também entrega dashboards que permitem a livre navegação do cliente pelos períodos que ele desejar, visando a aproximação dele com o projeto e maior participação nas decisões.

Além disso, tanto os relatórios quanto os dashboards são 100% customizáveis. Nós disponibilizamos três templates prontos (Clássico, que prioriza as redes sociais, Inbound e Tráfego Pago), mas você tem toda a liberdade de desenvolver seus próprios layouts e salvá-los para usar sempre que quiser.

  • Para saber mais sobre os modelos de templates do Reportei, clique aqui.

Funcionalidades exclusivas

Outras duas funções exclusivas do Reportei também estão disponíveis para tornar os relatórios mais completos para os clientes: as análises e a Linha do Tempo.

Com a primeira, você tem a possibilidade de inserir análises em texto, vídeo ou imagem para complementar as métricas do relatório. Você, inclusive, pode acrescentar quantas quiser e em qualquer parte do documento.

Já a Linha do Tempo foi desenvolvida para facilitar a criação de um histórico do projeto, para que você registre os eventos (reuniões, campanhas e marcos importantes) e valorize ainda mais a evolução da empresa no marketing digital.

Gostou de conhecer os diferenciais do Reportei? Então aqui vai um benefício bônus: você pode testar a ferramenta gratuitamente por três dias antes de decidir se quer assiná-la ou não. 

Está esperando o quê? Crie agora mesmo a sua conta e comece a testar a melhor ferramenta para criar relatórios de marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *