Mais uma novidade chegou ao Reportei recentemente para tornar suas análises mais produtivas: a possibilidade de criar um dashboard para seu projeto e gerar e comparar dados com muito mais rapidez.

Se antes já tínhamos o objetivo de fazer com que nossos clientes ganhassem mais tempo, agora queremos que tenham total controle de seus relatórios, sem precisar criar um novo a todo momento.

Com o dashboard do Reportei, basta trocar as datas do período e ver as métricas em um relatório dinâmico e totalmente adaptável para a realidade de quem lida constantemente com essas informações.

Mas as vantagens dessa novidade não param por aí! Continue a leitura para saber como o dashboard por auxiliar você e sua equipe no dia a dia.

 

3 benefícios do dashboard do Reportei

O dashboard do Reportei foi desenvolvido com o intuito não só de facilitar suas análises e comparações de dados, como também para gerar mais aproximação entre seu cliente/decisor e o projeto. Confira, abaixo, quais são os benefícios de ter essa ferramenta!

 

1. Acesse suas métricas sempre que quiser

Sem dúvidas, o maior benefício de ter um dashboard do Reportei é poder acessar as métricas do projeto sem passar por todo o processo de criar um relatório novo para isso.

Caso precise checar apenas um dado ou os resultados de toda a mídia social, o seu painel estará pronto para apresentar essas informações em poucos segundos. 

Isso faz com que você tenha todo o controle do seu projeto em um só lugar, sem precisar aguardar o fim do mês para gerar um relatório completo ou produzir vários ao longo das semanas.

O melhor de tudo é que o dashboard já está disponível para todas as contas (em versão beta, como explicaremos ao fim deste artigo) e você pode gerar quantos quiser, sendo um para cada mídia social ou de acordo com a sua estratégia.

dashboard para relatórios personalizados

2. Faça comparações importantes entre períodos

Sabe quando um cliente acaba de entrar na sua agência e você precisa saber todos os dados anteriores para realizar seu planejamento?

Ou quando está realizando uma importante campanha no ano e precisa comparar com os resultados do ano anterior para entender se houve crescimento e o que poderia ser melhor?

Se antes você gerava um relatório para cada um dessas situações, agora é possível comparar tudo pelo dashboard com mais rapidez e tornar suas análises de períodos diferentes muito mais estratégicas.

Mas é importante lembrar que algumas métricas só podem ser computadas a partir do dia em que a mídia foi integrada ao Reportei, como é o caso do Instagram Stories e RD Station.

Dica extra: aproveite também para registrar esses dados na Linha do Tempo do cliente e criar um histórico para checar sempre que necessitar!

 

3. Aproxime o cliente dos resultados do projeto

Este, com certeza, é um dos benefícios mais interessantes do dashboard. Como nossos clientes já sabem, o Reportei surgiu também com o objetivo de facilitar e aprimorar a comunicação com o cliente.Com o surgimento dessa novidade, isso não seria diferente, é claro! 

Sendo assim, o seu painel de controle também pode ser compartilhado com seu decisor, para que ele mesmo explore e acompanhe os dados do projeto.

Essa iniciativa pode ajudar (e muito) a diminuir a ansiedade do cliente em relação aos resultados e até fazer com que ele participe mais ativamente das ações e decisões. 

No entanto, é essencial que, antes de enviar o link a ele — assim como é feito com os outros relatórios —, você explique o que ele encontrará no painel, como ele funciona e a importância de associar as métricas ao contexto e à estratégia, para que ele não se assuste com possíveis dados negativos.

Quanto mais o seu cliente tiver maturidade em relação ao marketing digital, mais essa funcionalidade será útil e bem aproveitada por ele.

 

Como criar um dashboard no Reportei

Agora que você já sabe como o dashboard do Reportei pode facilitar sua vida e a sua comunicação com o cliente, é hora de conferir o passo a passo sobre como criar um.

Para isso, basta acessar a sua conta e a página inicial do projeto do seu cliente, assim como faz com os relatórios. Lá, você realizará as seguintes ações:

  • clique no botão de Dashboard (Beta), disponível ao lado do botão de criar Novo Relatório;
  • em seguida, clique em Novo Dashboard;
  • escolha um período de análise e comparação (você poderá mudar depois);
  • escolha as mídias sociais que você deseja analisar;
  • defina um título para seu dashboard para terminar de criá-lo.

 

Ao entrar no painel, você tem um layout bem parecido com o do relatório, mas a diferença de que conseguirá mudar o período de análise e comparação sempre que quiser.

dashboard para relatórios personalizados

O dashboard também permite que você salve templates exclusivos, personalize as informações, adicione e remova métricas ou reorganize os canais de acordo com o que é mais relevante para a sua estratégia ou para o seu decisor.

Você também pode adicionar análises em texto, vídeo e imagens para registrar alguns pontos importantes ou orientações sobre o projeto, principalmente se compartilhar essa funcionalidade com seu cliente. 

A boa notícia é que somente os gestores da conta podem fazer modificações no template do dashboard. Ou seja, caso você envie o link para o cliente, ele terá a liberdade de mudar as datas para acompanhar períodos diferentes, mas não poderá alterar mais nada. 

Se quiser ter uma ideia de como funciona essa diferença na prática, basta clicar no botão “Visualizar como cliente” e conferir como seria a experiência dele em relação ao painel.

 

Por que o dashboard está em versão beta?

Ao entrar na sua conta e gerar seu primeiro dashboard, você pode se perguntar por que ele foi liberado em versão beta neste primeiro momento. 

Esta nova funcionalidade, assim como todas as outras que lançamos no Reportei ao longo do tempo, foi intensamente testada pela nossa equipe até que chegasse no modelo disponível atualmente na plataforma.

Porém, antes de considerar que ela está, de fato, 100% apta para o mercado, nós liberamos para que os clientes também experimentem e testem se ela realmente gera os resultados esperados, de acordo com suas necessidades específicas.

Portanto, essa é uma fase em que os feedbacks são essenciais para desenvolver melhorias no produto. Já tem algum? Então compartilha com a gente nos comentários! 

No vídeo de lançamento do dashboard, nosso CMO, Renan Caixeiro, e CTO, Rodrigo Nunes, contam mais detalhes sobre sobre a funcionalidade e a importância dessa etapa beta. Confira neste link: https://www.youtube.com/watch?v=d3HJ7tfZ2mE

Se você já é cliente do Reportei, corre lá na sua conta para conhecer de perto todos os benefícios que essa novidade pode oferecer para seus projetos e conte para nós como foi sua experiência.

Agora, se você ainda não é nosso cliente, não perca tempo e aproveite para testar o dashboard, relatórios e linha do tempo por três dias grátis!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *