Search

Melhores horários para Postar TikTok, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram

Melhores horários para Postar TikTok, Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram
Descubra quais são os melhores horários para postar nas redes sociais e saiba como aumentar o engajamento nos seus perfis.

Descubra quais são os melhores horários para postar nas redes sociais e saiba como aumentar o engajamento nos seus perfis

Sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.

Para ter um bom engajamento nas redes sociais, além dos conteúdos de qualidade e frequência das publicações, um dos pontos essenciais é saber qual o melhor horário para postar nos canais utilizados. 

Seja no TikTok, Instagram, Facebook, LinkedIn ou YouTube, saber os períodos em que seu público está mais ativo nas mídias pode proporcionar os melhores resultados para as suas estratégias.

Sendo assim, neste artigo nós listamos pesquisas que mostram quais são os horários ideais para postar em cada uma dessas redes e damos dicas para que você acompanhe de perto o comportamento específico da sua audiência. Confira!

Qual o melhor horário para publicar em redes sociais?

Antes de tudo, é importante saber que nem sempre o melhor horário para postar em uma rede social é o mesmo para todas. Isso porque cada uma delas tem suas particularidades, picos de engajamento do público e outros fatores que influenciam na entrega dos conteúdos.

Em uma outra ponta, deve-se levar em consideração também que nem sempre o período sugerido pelas pesquisas é o ideal para o seu perfil, uma vez que não existe um comportamento padrão para todos os usuários de uma mesma mídia. 

Por isso, nós listamos abaixo dados de estudos divulgados pelo SocialPilot e SproutSocial, que mostram informações gerais sobre os melhores horários para publicar nas principais redes sociais e mostramos maneiras práticas de monitorar os momentos mais propícios para os seus perfis.

Melhores horários para postar no TikTok

Para começar, vamos falar sobre uma das redes que mais têm crescido nos últimos anos no Brasil: o TikTok! A sensação do momento, assim como muitas outras mídias, não possui um horário fixo que se destaque como o de melhor engajamento. 

No entanto, a partir da pesquisa feita em países de diferentes fusos horários (EUA, Austrália, Filipinas e Alemanha), é possível observar alguns padrões comportamentais que levam a entender que:

  • os melhores horários para postar no TikTok estão nos períodos da manhã (6h às 10h) e noite (19h às 23h);
  • e os dias da semana ideais são terça, quinta e sexta.

melhor horário para postar no TikTok

Mas, para garantir que você faça publicações nos melhores horários para o seu público, é importante acompanhar também as métricas do TikTok Analytics, que entregam sugestões de períodos e dias em que os seus seguidores estão mais ativos. 

Para acessar essa ferramenta, basta entrar no perfil, clicar nos três pontinhos, depois em “Ferramentas do criador” e, por fim, em “Analytics”.

Melhores horários para postar no Instagram

Como você já deve saber, a melhor performance de postagens no Instagram é diretamente influenciada pelo algoritmo da rede. Dessa maneira, quanto maior for o engajamento dos seguidores nas primeiras horas, maior será a relevância dada ao post para que ele alcance mais pessoas.

Ou seja, saber o melhor horário para publicar nesta rede aumenta as chances de obter mais interações rapidamente e manter o conteúdo rodando no feed por mais tempo.

De acordo com a pesquisa de engajamento global do SproutSocial, temos as seguintes orientações:

  • os melhores dias para postagens são os de semana, nos horários da manhã e próximos ao almoço – segunda por volta de 11h, terças e quartas entre 10h e 13h, e quintas e sextas entre 10h e 11h;
  • aos sábados e domingos, o engajamento é mais fraco, mas um bom horário é por volta de 9h. 

mapa de calor com os horários de maior engajamento no Instagram

Porém, é importante também acompanhar o Instagram Insights, presente nas contas comerciais, para saber se realmente essas sugestões fazem sentido para a realidade do seu perfil.

Melhores horários para postar no Facebook

Se existe um lugar em que o público é extremamente variado, este é o Facebook! Com mais de 2,7 milhões de usuários ativos na plataforma mensalmente, ele continua sendo um bom canal para as estratégias de marketing digital.

Por isso, o mais indicado para esta rede é acompanhar de perto os relatórios, disponíveis na ferramenta de Analytics, sobre o comportamento da sua audiência para definir os melhores horários de postagens. 

No entanto, assim como nas redes anteriores, há algumas boas sugestões de períodos de alto engajamento para guiar quem ainda não tem esses dados em mãos. Segundo a SproutSocial, esses horários são:

  • de segunda a sexta-feira, às 3h da manhã;
  • terças-feiras entre 10h e 12h;
  • aos sábados e domingos o engajamento é bem mais fraco, não se destacando como bons dias de maneira geral.

Melhores horários para postar no LinkedIn

O LinkedIn, rede social focada em gerar conexões profissionais, também tem indicações de melhores horários para postagens. De acordo com o estudo divulgado pela SproutSocial, o engajamento geral fica concentrado nos dias de semana, sendo que terça, entre 10h e 12h, é o melhor de todos.

Junto a isso, quarta e quinta-feira são dois dias que se destacam, sendo que o primeiro tem o melhor período entre 8h e 14h, e o segundo pode gerar mais interações de 9h às 12h

Mapa de calor com os horários de maior engajamento no linlkedin

Mas não se esqueça de checar os insights que a própria plataforma entrega sobre esse comportamento do público, visto que você pode analisar quais postagens tiveram a performance esperada e quando elas foram realizadas.

Melhores horários para postar no YouTube

Por fim, temos o YouTube, que também está entre as maiores mídias sociais de vídeos e merece uma atenção especial na hora de fazer postagens. 

Para indicar os melhores horários, usamos como referência o compilado de estudos feito pela SocialPilot, que reúne informações da Frederator Networks, Boosted, HowSociable e InVideo. De forma geral, indica-se que os vídeos sejam publicados:

  • entre 14h e 16h durante os dias de semana;
  • entre 9h e 11h nos fins de semana.

melhores horários para postar no YouTube

Porém, isso também vai variar de acordo com o que funciona melhor para o seu canal. Sendo assim, o ideal é acompanhar as métricas que ficam disponíveis no YouTube Studio, na aba “Estatísticas”. 

Acompanhe os dados de comportamento do público pelo Reportei

Por tudo que lemos aqui, é possível perceber que mais do que saber os melhores horários gerais para postar no TikTok, Instagram, Facebook, LinkedIn ou YouTube, é preciso conhecer o que funciona para cada perfil, página ou canal especificamente. 

Basicamente, todos os canais disponibilizam essas informações para seus usuários. Mas existem maneiras mais práticas de chegar até elas e fazer análises junto a outros fatores que comprovam o sucesso das estratégias de redes sociais. 

Uma delas é com os relatórios automáticos do Reportei, que reúnem gráficos para mostrar quais os dias e horários ideais de acordo com o comportamento da sua audiência, além de dados sobre os principais conteúdos publicados no período selecionado.

Posts que podem ser interessantes
Este profissional é responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e da manutenção do código já existente visando o aprimoramento da ferramenta, agregando valor e melhorando a experiência do usuário.
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe