Saiba como a prova social pode ajudar a conquistar seu público nas redes sociais e em outros canais

Com certeza você já deve ter ouvido falar do termo “prova social”, que é muito utilizada por marcas como uma maneira de gerar maior credibilidade para seus produtos ou serviços por meio de feedbacks vindos dos próprios clientes.

As provas sociais podem ter diferentes formatos e, com a era digital, têm se tornado cada vez mais primordiais para uma estratégia de vendas. Por isso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esse conceito, seus benefícios e como aproveitá-lo a seu favor. Confira!

Entenda o que é e como funciona a prova social 

A prova social é essencial quando falamos de marketing e estratégias de venda. Isso porque ela é usada, principalmente, no processo de decisão da jornada de compra.

Pense na seguinte situação: você quer comprar um notebook novo, mas ainda não sabe qual modelo ou marca adquirir. Ao pesquisar no Google para descobrir as possibilidades, começa procurar pelas configurações técnicas que vão atender às suas necessidades e se depara com várias opções.

Como escolher a melhor então? Além de olhar o preço, que pode ser um fator decisivo, a maioria das pessoas procura também pelas avaliações de clientes anteriores, para entender como foi a experiência deles com o produto.

O fato é que os consumidores têm muito mais facilidade de acreditar em uma indicação, mesmo que não conheça quem está indicando, do que em uma propaganda feita pela empresa para promover suas soluções.

Sendo assim, quando nos deparamos com provas sociais (sejam depoimentos de outros clientes, cases de sucesso ou avaliações, por exemplo), temos a tendência de chegar a uma decisão mais rapidamente

Ou seja, se um notebook for mal avaliado, mesmo que tenha um preço mais acessível, você vai fugir dele para não ter que sofrer com os problemas enfrentados por usuários anteriores. Por outro lado, se tiver um bom custo-benefício, fica mais fácil você dar uma chance à marca e ao modelo.

Benefícios das provas sociais para a sua empresa

Como podemos ver, a prova social tem um peso enorme na jornada do cliente. Dessa maneira, quando bem aplicada a uma estratégia, ela entrega diversos benefícios a uma empresa. São eles:

  • aumento da autoridade da marca em relação ao seu público, o que faz com que ela se torne conhecida e respeitada no mercado;
  • abertura para ouvir feedbacks de clientes e dialogar com eles. Mesmo que o retorno não seja positivo em um primeiro momento, é uma oportunidade de ouvir e solucionar os problemas, melhorando, assim, a experiência do consumidor;
  • aumento da aceitação do produto ou marca, principalmente em relação a pessoas que ainda não consumiram de você, mas podem se tornar clientes no futuro;
  • e, como dissemos anteriormente, influência na etapa de decisão, o que pode tornar o processo mais ágil e, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa.

Veja 5 principais tipos de prova social

Pelo que dissemos até aqui, é possível perceber que as provas sociais são extremamente importantes em qualquer estratégia de marketing de um negócio. Mas você sabe como elas podem ser aplicadas?

Abaixo, selecionamos os cinco principais tipos de prova social para ajudar no aumento da autoridade da marca e conversões. Confira!

1. Estudos de caso

Os estudos de caso, ou cases de sucesso, é uma estratégia comumente usada por empresas B2B para comprovar os resultados obtidos pelos clientes com as soluções contratadas por ele.

Um bom case conta a história desse cliente desde a chegada à empresa, destacando seus desafios e as conquistas obtidas. Mas não basta dizer o que foi feito, é preciso utilizar dados reais e estatísticos para comprovar o sucesso na aplicação do produto ou serviço.

Para que esse case chegue a outros potenciais clientes, é possível utilizar vários formatos, como criar páginas no site, materiais ricos, vídeos ou outros que sejam atrativos para a persona.

2. Depoimentos de clientes

Outro tipo de prova social comumente utilizado por marcas é o depoimento de um cliente sobre o produto ou serviço. Isso porque eles são fáceis de solicitar, têm aplicação nos mais diversos segmentos e, mesmo curtinhos, dizem muito sobre uma empresa.

Os depoimentos normalmente são vistos em páginas de sites, como o exemplo da imagem abaixo, mas também podem fazer parte de conteúdos de redes sociais e outros canais em que há divulgação da marca.

Reportei Prova Social

3. Interações em redes sociais

Mais do que nunca, as redes sociais têm ganhado importante papel na prova social, visto que as pessoas estão atentas não só ao que os clientes compartilham sobre suas experiências, mas também à forma como as marcas interagem com seus consumidores.

Por meio de comentários, stories e menções em postagens do feed, o público expressa de maneira bastante sincera o que pensa sobre um determinado produto ou serviço. Cabe à empresa, então, praticar o Social Listening para captar esses feedbacks e promover melhorias para a experiência do cliente.

Como nem tudo é um mar de rosas, além de dar atenção e replicar as menções positivas, é preciso responder aos comentários negativos e solucionar os problemas. Isso mostra que a marca se importa e quer ajudar seus clientes.

4. Avaliações

Lá no começo do texto falamos sobre as avaliações como prova social e sobre como elas têm grande influência no processo de decisão de compra.

Seja dentro do próprio site da empresa ou por meio de outras plataformas — como o Google Meu Negócio, Reclame Aqui e TripAdvisor —, os consumidores estão sempre em busca de feedbacks reais sobre produtos e serviços, além de respostas das empresas em casos problemáticos.

No Ifood ou outros apps de delivery, muitos usuários têm o costume de olhar as avaliações antes de fechar um pedido. Afinal, ninguém quer correr o risco de ter uma experiência ruim no almoço ou no jantar, não é mesmo?

5. Opiniões de referências do seu segmento

Por fim, dentre os principais tipos de provas sociais, temos os formadores de opinião, que podem ajudar, espontaneamente, a tornar uma marca mais relevante no mercado. 

Independentemente do segmento, sempre há alguém que é uma referência no assunto e que pode gostar do seu produto ou serviço. 

Não necessariamente estamos falando de uma parceria paga, mas de envio de produtos para testes, aproximação com influenciadores que realmente fazem sentido para a sua persona, entre outras ações que façam uma divulgação honesta da marca e, com isso, gerem maior autoridade para ela.

Como aplicar as provas sociais em sua estratégia de marketing digital?

Existem diversas maneiras de aproveitar as provas sociais em suas estratégias de marketing digital, principalmente se você trabalha com redes sociais da sua empresa ou clientes. Por isso, preparamos uma lista para compilar todas elas e te ajudar nessa busca por essas validações. Acompanhe:

  1. No seu site e em outras plataformas, como o Google Meu Negócio, deixe espaço para que as pessoas possam avaliar seus produtos ou serviços de maneira sincera e saibam que serão respondidas quando precisarem;
  2. Convide os seus seguidores a compartilharem suas experiências com o seu produto ou serviço nas redes sociais;
  3. Por meio de pesquisas, busque por depoimentos de seus clientes que possam ser divulgados em seu site ou em outros canais que você utiliza;
  4. Produza estudos de caso sobre seus clientes e o sucesso deles a partir das soluções contratadas, mostrando, por meio de resultados, como o seu produto ou serviço auxilia as pessoas;
  5. Pratique o Social Listening para saber o que as pessoas têm a dizer sobre sua marca na internet. Porém, mais do que ouvir, é preciso agir a partir desses feedbacks e implementar melhorias;
  6. Encontre parcerias que possam render boas provas sociais sobre a empresa, sejam elas com formadores de opiniões ou clientes grandes e fidelizados;
  7. Aproveite as provas sociais para incentivar quem está no fim da jornada de compra a tomar uma decisão. Você pode, por exemplo, fazer anúncios de remarketing, criar CTAs específicos, entre outros meios.

Independentemente da forma como utilizará as provas sociais na sua estratégia de marketing digital, é importante lembrar que todo esse processo deve ser baseado na honestidade, sem fabricar provas, e auxiliar no crescimento do negócio. 

Gostou do nosso artigo sobre prova social e das dicas que preparamos? Então não deixe de compartilhar com um amigo que também trabalha com marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *