Saiba como a visualização de dados influencia na apresentação de relatórios de marketing digital

Porcentagens, gráficos, painéis e tabelas comparativas: todos esses elementos influenciam na visualização de dados quando falamos de acompanhamento dos resultados de marketing digital.

Muito mais que criar um relatório com as principais métricas, é preciso que elas sejam simples de interpretar, pela equipe de marketing ou pelo cliente, e ofereçam uma visão integrada da performance das suas estratégias.

Por isso, neste artigo, você vai conferir não só a importância da visualização de dados para a melhor tomada de decisão, como também nossas dicas para a geração de relatórios eficazes. 

Entenda a importância da visualização de dados para seus relatórios

Quando falamos sobre visualização de dados no marketing digital, é sempre bom lembrar que os relatórios precisam ir além de um agrupamento de números. Eles devem ser práticos, acessíveis a equipes e clientes, e fonte de insights valiosos para o projeto.

Afinal, dentre as principais dificuldades da análise de dados, estão tanto a interpretação eficiente das informações quanto a comunicação das mesmas ao decisor, de forma que seja possível obter uma visão macro da evolução dos resultados.

Mais que entender se uma métrica específica apresenta crescimento ou redução em um determinado período, é necessário compreender o contexto, o quanto o conjunto leva ao alcance das metas e quais decisões podem ser tomadas a partir desse desempenho.

Os recursos visuais, então, se tornam extremamente relevantes quando falamos sobre comunicação de resultados. Mas além de gráficos e tabelas comparativas, um bom relatório ou dashboard deve responder, com simplicidade, a questões como:

  • A apresentação dos dados está alinhada ao objetivo e metas do projeto?
  • O documento privilegia os canais mais importantes para o cliente?
  • É possível identificar padrões e tendências a partir dele?
  • As informações, em conjunto, criam um caminho lógico para a interpretação?

Quando a visualização de dados é guiada por perguntas como as listadas acima, fica mais fácil iniciar a interpretação apenas ao bater os olhos no relatório e, a partir disso, começar a planejar novas ações.

Como gerar bons relatórios e dashboards de marketing digital?

Além de pensar nas perguntas que vão guiar a sua apresentação de resultados de marketing digital, selecionamos abaixo outras três dicas essenciais para tornar a interpretação de métricas mais estratégicas para seus projetos. Confira!

Visualização de dados e design de dashboards/relatórios

Ao falar sobre design de dashboards e relatórios, precisamos retornar à primeira pergunta elencada no tópico anterior: a apresentação dos dados está alinhada ao objetivo e metas do projeto?

Nós sabemos que todo cliente de marketing digital tem um objetivo diferente a ser atingido, seja ele o de aumentar o alcance da marca, número de oportunidades de negócio ou de vendas.

Por isso, antes de criar um relatório ou dashboard, você deve se atentar à forma como todas as informações, independentemente do canal, se alinham ao resultado final a ser alcançado.

Se o foco é gerar mais oportunidades, por exemplo, você deve começar pelos resultados alinhados a essa meta, que é de fundo de funil, e depois destrinchar as métricas relacionadas ao meio e topo. 

Isso fará com que seu decisor acompanhe com mais facilidade a trajetória percorrida e tenha uma visualização de dados mais direcionada ao que realmente é relevante para seu sucesso.

 Uso de ferramentas de visualização de dados

Para que a primeira dica consiga ser aplicada com mais facilidade, nada melhor do que contar com uma ferramenta de dashboards/relatórios que privilegie a visualização de dados de acordo com o objetivo de cada projeto.

Aqui no Reportei, por exemplo, nós não só optamos por trabalhar com uso de recursos visuais em nossos relatórios (como gráficos, tabelas e taxas comparativas para crescimento/redução de resultados), como também desenvolvemos templates para atender a diferentes objetivos, como foco em redes sociais, tráfego pago e Inbound Marketing.

No entanto, isso não significa que os profissionais de marketing precisam se ater somente a esses layouts. Nossos templates são totalmente customizáveis de acordo com as métricas e canais mais importantes para cada projeto, e podem ser salvos para serem utilizados quantas vezes você quiser.

Com isso, fica mais fácil identificar padrões, tendências e tomar decisões a partir das informações apresentadas. Isso sem contar que nossos relatórios demoram apenas três segundos para serem gerados.

Storytelling com dados

Por fim, mais do que apresentar métricas de acordo com a meta do projeto, um bom relatório deve levar em consideração o contexto e contar uma história.

Se o seu decisor visualizar apenas dados isolados, pode ser que ele se surpreenda quando tiver algum resultado negativo ou muito distante de sua expectativa. Mas será que ele entende a trajetória que está percorrendo?

Quando acompanhamos mais do que um resultado mês a mês e desenvolvemos um histórico para o projeto, as chances de identificar problemas recorrentes, sazonalidade e boas oportunidades são maiores. Mas mais do que encontrar essas justificativas e comunicá-las ao cliente, é preciso tomar decisões a partir delas.

Os dados não são apenas números. Eles contam uma história e abrem portas para estratégias melhores. Por isso, além de auxiliar com a geração de relatórios, nós do Reportei também temos uma ferramenta chamada Linha do Tempo, que ajuda na criação desse histórico do projeto.

Por meio dela, é possível relatar os principais marcos desde a chegada do cliente e oferecer um acompanhamento visualmente mais simples de todos os resultados alcançados.

A criação de um storytelling com dados deve ser norteada pelas perguntas que elencamos no primeiro tópico e andar lado a lado com as outras dicas. Assim, você garante que seu cliente esteja sempre atualizado sobre as informações e tenha uma visão macro sobre os resultados do projeto.

Reportei-Automacao-de-Relatorios-de-Marketing-Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *