Reunião de relatório trimestral: o que você precisa saber sobre o assunto?

Reunião de relatório trimestral: o que você precisa saber sobre o assunto?
Ainda não faz relatório trimestral para seu cliente? Saiba por que é importante e como começar.

Ainda não faz relatório trimestral para seu cliente? Saiba por que é importante e como começar

O relatório trimestral é, sem dúvidas, uma das entregas mais importantes para uma agência. Isso porque, por meio dele, são demonstrados os resultados de um período maior (de três em três meses), além de serem definidas as estratégias para o futuro do projeto.

Junto à geração deste relatório, é feita uma reunião – também chamada de Revisão Trimestral de Sucesso – que ajuda a engajar o cliente com os resultados, o andamento dos objetivos traçados e os próximos passos. 

Com isso, o cliente enxerga com maior clareza o valor das entregas feitas pela sua agência e como elas impactam na chegada de novas oportunidades de negócio. 

Mas como começar a implementar a reunião de relatório trimestral nas suas contas? Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber para proporcionar maior sucesso ao projeto!

Por que é essencial fazer reunião de relatório trimestral de resultados?

Com certeza a sua agência é constantemente cobrada para gerar resultados aos clientes, principalmente aqueles relacionados às vendas e crescimento da empresa, não é mesmo?

Por mais que esse desempenho seja comunicado mês a mês, com relatórios do projeto, uma visão mais detalhada dessa performance a longo prazo deve ser considerada como uma maneira de revisar as estratégias e manter o alinhamento com o decisor

É o momento de avaliar se o objetivo está sendo alcançado, repensar as metas e reforçar o comprometimento das duas partes – afinal, o sucesso do marketing também depende da participação do cliente, não é mesmo?

Em uma outra ponta, a reunião de relatório trimestral abre portas para que os serviços da agência sejam ainda mais valorizados, com possibilidade do aumento do escopo, inclusive.

Quando ações geram bons resultados para os canais contratados, isso dá espaço para complementar as estratégias e tornar a comunicação digital do cliente ainda mais integrada e eficiente. 

Como fazer uma reunião de relatório trimestral?

Mas você deve estar se perguntando: na prática, o que deve ser reportado na reunião e no relatório trimestral de resultados? 

A seguir, elencamos os pontos principais que você deve tratar com o cliente, que são o contexto, apresentação dos resultados e, é claro, os planos de ação para o sucesso do projeto. 

É essencial que você não só gere o relatório e faça as análises necessárias, como também registre tudo o que for conversado durante a reunião, de forma a dar saída em todas as otimizações o mais rápido possível. Vamos às dicas? 

Atenção ao contexto do projeto e aos resultados

Qual é o cenário em que o projeto se encontra? Quais foram as metas acompanhadas no último trimestre e as ações realizadas para alcançá-las?

Tudo isso faz parte do contexto do marketing da empresa e todos os resultados alcançados ao longo do período analisado. É importante entender o que colaborou para o sucesso do cliente ou quais são os pontos de melhoria encontrados.

No relatório trimestral de atividades, você deve assinalar também os canais mais promissores e os que tiveram destaque ao longo dos meses avaliados.

Além disso, deixe um espaço reservado para falar das estratégias que estão em andamento e o retorno que elas já estão gerando.

Foco em planos de ação para o futuro

Ao fazer a análise da performance digital e dos resultados gerados, você conseguirá extrair um diagnóstico da saúde da conta, elencando os pontos de atenção ou as estratégias que podem ser aprimoradas.

É a partir disso que você vai direcionar o olhar do relatório trimestral para o futuro do projeto, definindo novas metas e planos de ação para alcançá-las

Inclusive, aproveite para conversar com o cliente se houve mudanças em seus objetivos, no mercado em que ele atua ou nas prioridades para comunicar seus produtos/serviços.

Outras avaliações que cabem na reunião de relatório trimestral são:

  • campanhas em vista para o próximo trimestre, principalmente se ele tiver um negócio impactado por datas comemorativas, como é o caso da maioria dos e-commerces;
  • possibilidade de aumento de investimentos em mídia paga, se esses canais estiverem se destacando nos resultados;
  • possibilidades oferecer outros serviços da agência, caso o cliente tenha chances de crescer ainda mais no meio digital.

No fim da reunião trimestral, é essencial definir um cronograma junto ao cliente  e à equipe produtiva, para que as ações sejam desenvolvidas assim que possível e comecem a gerar resultados para o novo trimestre.

Conte com o Reportei para gerar seus relatórios trimestrais

Só por tudo isso que elencamos por aqui, já dá para perceber que o relatório trimestral exige uma análise extensa e profunda dos resultados do projeto, certo?

Por isso, para que você se preocupe apenas com a inteligência dos seus dados, o Reportei ajuda a gerar seus relatórios trimestrais de forma automática e totalmente personalizada. 

Basta fazer a integração das mídias sociais  – como Facebook, Instagram, ferramentas Google, RD Station e muito mais – para coletar as informações e fazer comparações com os resultados do passado. 

Além disso, você pode criar um template para cada cliente (de acordo com o que for mais relevante para o projeto), complementar o relatório com métricas manuais e adicionar análises em texto, vídeo ou imagens para destacar qual é a sua interpretação dos dados.

Não perca mais tempo e comece a usar os recursos do Reportei para otimizar seus relatórios trimestrais agora mesmo! 

Como adicionar métricas e gráficos manualmente no relatório

Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe
Esse site utiliza seus cookies
Utilizamos seus cookies para oferecer a melhor experiência possível.