O relatório de Google Ads (uma das novidades mais esperadas de todos os tempos) chegou recentemente ao Reportei para deixar as suas análises de marketing digital ainda mais completas.

Agora os nossos clientes podem gerar relatórios específicos de cada campanha e anúncio do Google Ads, importando as principais métricas e informações sobre o comportamento dos usuários.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil gerar melhorias nos planejamentos de futuras campanhas e tornar os investimentos nessa mídia mais claros para o cliente.

Quer saber como funciona o relatório de Google Ads do Reportei e quais métricas você irá encontrar nele? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Conheça as principais métricas do relatório de Google Ads

Ao gerar o novo relatório de Google Ads do Reportei, você consegue importar os principais dados sobre os anúncios que rodaram durante o período escolhido para análise.

Essas campanhas analisadas podem ser de meses recentes ou até de anos atrás, dependendo do tempo de existência da sua conta e das informações armazenadas pelo Google.

Dessa forma, com apenas um clique e três segundos, você confere as seguintes métricas no relatório do Reportei:

  • Cliques: total de vezes em que os usuários clicaram no link do seu anúncio;
  • Impressões: número de vezes que o seu anúncio apareceu em uma busca no Google. Vale lembrar que um anúncio pode aparecer várias vezes para o mesmo usuário;
  • CTR (Click-Through Rate ou Taxa de Cliques): é o número total de cliques que o seu anúncio recebeu dividido pelo número de impressões. Quanto maior for o seu CTR, melhor será o desempenho da sua campanha;
  • Conversões: total de vezes em que alguém clicou no seu anúncio e realizou uma ação que você definiu como importante;
  • Taxa de conversão: número de conversões dividido pela quantidade total de cliques;
  • Custo por conversão: custo total dividido por todas as conversões;
  • Custo: quantidade de dinheiro gasta na sua campanha durante o período de tempo especificado;
  • CPC (Custo por Clique) Médio: mostra, em média, quanto cada clique custou pra você. Ele é calculado dividindo o valor investido pelo número de cliques;
  • CPM (Custo por Mil Impressões) Médio: é o custo médio para mil impressões, que é calculado dividindo o valor investido pelo número de impressões e depois multiplicando por mil.

Com a nova versão customizável do Reportei, você pode, ainda, escolher quais métricas precisam ser apresentadas para o cliente e como elas devem aparecer no relatório.

Posteriormente, esse template personalizado pode ser salvo na plataforma e utilizado novamente com todos os seus clientes cadastrados.

Os gráficos também têm muito a dizer sobre as suas campanhas

As métricas do relatório de Google Ads também podem ser conferidas em três gráficos que comparam os principais resultados durante o período analisado.

O primeiro deles apresenta a quantidade de cliques e CTR, o segundo mostra o número de conversões e a taxa de conversão, e o terceiro expõe o custo total e o CPC Médio.

Além disso, ainda há três outros gráficos relacionados ao comportamento dos usuários, que mostram a quantidade de cliques, conversões e os custos a partir de computadores, dispositivos móveis e tablets.

Com essas informações, é mais fácil entender alguns dos costumes do seu público e promover melhorias nas suas campanhas para que elas se tornem mais estratégicas.

Analise as suas campanhas e grupos de anúncios separadamente

Para que você possa analisar os resultados específicos de cada campanha, o relatório de Google Ads do Reportei disponibiliza uma tabela com todas as campanhas e outra com o resumo dos grupos de anúncio criados.

Em cada uma delas, você consegue encontrar algumas das métricas que descrevemos acima, como a quantidade de cliques, impressões, conversões, CTR, o custo total, CPC médio e o custo por clique convertido.

Na tabela de anúncios, você consegue ver, ainda, qual é a posição média do grupo no ranking do Google.

Tanto as campanhas quanto os resumos dos grupos de anúncios são ordenados pela quantidade de cliques (da maior para a menor), o que facilita a avaliação do desempenho do seu trabalho.

Mas é válido lembrar que um número alto de cliques não significa, necessariamente, que a primeira campanha da lista teve uma performance melhor que a segunda.

Por isso, é preciso dar atenção a todas as métricas (CTR e conversões, principalmente) para obter uma interpretação mais exata dos resultados.

Confira quais palavras-chave estão gerando os melhores resultados

Seguindo o mesmo modelo dos grupos de anúncios, temos uma tabela específica para analisar o resumo de todas as palavras-chave em que você investiu.

Essa lista também é ordenada a partir da quantidade de cliques e apresenta os custos de cada palavra (os totais e os por clique convertido), as impressões, conversões e a posição média no ranking do Google.

Com a análise dessa tabela, você consegue identificar quais palavras estão realmente alinhadas ao objetivo da sua campanha e geram os resultados esperados.

Sendo assim, fica mais fácil direcionar os seus anúncios para o que o seu público deseja encontrar ao pesquisar no Google.

Além de ser um bom ponto de partida para planejamentos futuros, o relatório de Google Ads, como um todo, também simplifica a comunicação com os clientes sobre os investimentos que são feitos nessa mídia, aproximando-os tanto dos detalhes dos projetos quanto dos resultados obtidos pelas suas estratégias.

Gostou de conhecer o relatório de Google Ads do Reportei? Então acesse a sua conta ou faça o seu cadastro em nosso site para testar essa novidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *