Saiba como atrair mais clientes por meio do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, que foi lançado pelo maior buscador do mundo em 2014, é, hoje, uma ferramenta essencial para empresas que querem ser encontradas e se relacionar com potenciais clientes no meio digital.

Afinal, quem nunca passou pela situação de entrar no Google para buscar um determinado estabelecimento e se deparou com uma ficha completa com horários de funcionamento, endereço e canais de contato que facilitaram chegar até esse local?

Ou, pelo contrário, procurou por um negócio da sua cidade e se desanimou ao não encontrar informações relevantes que ajudassem a solucionar seus problemas?

Dá para perceber que enquanto a primeira situação é perfeita para o perfil de consumidor atual, a segunda pode afastar potenciais clientes que desejam adquirir um produto ou serviço.

Por isso, nós preparamos este artigo não só para apresentar os principais benefícios do Google My Business, mas também para auxiliar você com cinco dicas de otimização para a sua página. Vamos lá?

Use a plataforma para ser encontrado por seus clientes

O Google Meu Negócio é, de fato, um grande potencializador de estratégias direcionadas para pesquisas locais – aquelas realizadas na região em que a sua empresa está localizada.

Dessa forma, uma de suas maiores vantagens é a oportunidade que ele gera de atrair novos clientes e se conectar a eles de uma maneira muito mais simples.

É estar no lugar certo e na hora certa para oferecer a solução que aquele usuário, potencialmente interessado em seu produto ou serviço, precisa.

Ou seja, quanto mais informações (horários, telefone, website, endereço, fotos) você disponibilizar, maiores serão as chances de criar um laço de confiança com a pessoa que está pesquisando por você.

Além disso, a ferramenta também possibilita a interação por meio de mensagens, agendamentos e avaliações, o que ajuda a atrair ainda mais pessoas para a sua empresa.

Agora que você já conhece os principais benefícios do Meu Negócio, que tal começar a montar o seu perfil?

Cadastre a sua empresa

Realizar o cadastro no Google Meu Negócio é muito simples e leva apenas alguns minutos. Para adicionar a sua empresa ao buscador, basta seguir o passo a passo abaixo:

1. Acesse a página inicial da plataforma, clique no botão “Gerenciar agora” e faça login com a sua conta Google.

2. Em seguida, preencha as informações solicitadas na página de “Adicionar seu negócio”: nome da empresa, país, endereço, telefone comercial, categoria de mercado e website.

3. Clique em continuar e confirme os dados que disponibilizou no formulário.

4. Adicione o seu número de celular e insira o código enviado por SMS pelo Google para confirmar a criação do seu perfil. Assim que finalizar esta etapa, você será redirecionado para o painel de controle.

Mas, antes de começar a editar a sua página e deixá-la 100% para aparecer no buscador, você deve passar por mais uma fase de verificação do Google.

Entre 7 e 15 dias úteis chegará, em seu endereço, uma carta com um código de confirmação – para garantir que as informações de localização que você preencheu estão corretas.

Ao seguir as orientações e concluir essa etapa, você terá a liberação para editar o seu perfil à vontade. Mãos à obra?

5 dicas para otimizar a sua página no Google Meu Negócio

Apenas criar um perfil no Google My Business ainda não é suficiente para alavancar a sua empresa no mecanismo de busca e atrair mais clientes para o seu negócio.

É necessário, acima de tudo, realizar uma série de boas práticas para fazer com que a página se destaque e se torne uma referência em seu ramo de atuação.

Abaixo, você confere quatro dicas de otimização que não podem ficar de fora do gerenciamento dessa mídia:

1. Atualize o seu perfil com uma certa frequência

Se você está presente no Meu Negócio, frequentemente as pessoas utilizarão o seu perfil para confirmar informações importantes da sua empresa, como o endereço, horário de funcionamento e telefone.

Sendo assim, para que nenhum potencial cliente tenha dificuldade de ter encontrar ou entrar em contato, é essencial que você mantenha esses dados sempre atualizados e adicione todas as novidades que possam auxiliar na experiência dos usuários.

2. Estimule as avaliações de seus clientes

Não existe nada melhor para vender sua imagem online que gerar o famoso “boca a boca digital”.

Hoje, as pessoas querem (e precisam) entrar em contato com a experiência de outros consumidores antes de adquirirem um determinado produto ou serviço.

É por isso que elas sempre buscam por avaliações das marcas e empresas antes de se tornarem clientes delas. Esses feedbacks, é claro, estão estampados nas páginas do Meu Negócio e podem dizer muito sobre o seu empreendimento.

Portanto, ao receber novos ou antigos clientes, sempre estimule-os a compartilharem suas experiências e responda a esses comentários, mostrando que existe uma abertura para interação entre vocês.

Recebeu um feedback negativo? Sem problemas! Essa também uma ótima oportunidade de mostrar que você está à disposição para ouvir e tentar encontrar a melhor solução para os problemas dos seus clientes.

3. Adicione imagens e postagens

Quem não se encanta ao pesquisar por um determinado restaurante do Google e ver várias fotos de um estabelecimento que parece aconchegante e oferece pratos belíssimos, não é mesmo?

Então fica a dica: o mesmo vale para o seu negócio. As pessoas querem ver o que você tem a oferecer e isso pode fazer toda a diferença na hora de atraí-las para a sua empresa. Portanto, capriche nas imagens e vídeos!

Além disso, também há a opção de adicionar postagens temporárias (que ficam no ar entre sete e 14 dias) para se conectar com um público que já procura por você no Google.

Essas postagens podem ser feitas em diversos formatos, como matérias, artigos, pesquisas, vídeos e eventos. Para saber como utilizar essa ferramenta, clique aqui.

4. Possibilite a interação com a sua empresa

Além das avaliações, existem outras formas de interação que são muito válidas para você desenvolver ainda mais seu relacionamento com clientes em potencial.

Uma delas, por exemplo, é a ferramenta de agendamentos. Ao habilitar essa funcionalidade em seu perfil, você permite que as pessoas façam reservas ou marquem horários para ir até o seu estabelecimento ou escritório.

Isso não só facilita a atração de mais usuários como também torna o contato deles com a sua empresa mais prático: afinal, basta preencher algumas informações e o agendamento está feito.

Outra funcionalidade que também é importantíssima é a de mensagens, que habilita um chat para conversas com clientes e pessoas interessadas no seu negócio.

Com uma simples troca de mensagens, você pode solucionar dúvidas e se aproximar ainda mais do seu público, oferecendo um atendimento personalizado e completo.

5. Acompanhe os resultados das suas ações

Um dos grandes pontos positivos do My Business é que ele facilita a mensuração dos resultados da sua página. E já sabe, né? Por meio de dados, as otimizações se tornam muito mais simples de aplicar.

Sendo assim, você consegue verificar todas as ações de interação que os usuários tiveram com a sua empresa e como eles chegaram até o seu perfil. É possível ver métricas como:

  • Total de pesquisas;
  • Número de chamadas;
  • Cliques no site;
  • Solicitações de rota;
  • e visualizações de fotos, entre outras.

Mas, se você quer ter ainda mais praticidade na hora de analisar os seus dados, o Reportei pode ajudar: nós lançamos recentemente um relatório completo de Google Meu Negócio, com todas as informações que você precisa acessar sobre a plataforma.

Além de descomplicar a rotina da sua equipe, essa nova funcionalidade também ajuda os cliente/decisores a entenderem o poder do SEO local e das estratégias focadas nesse tipo de mídia.

Quer conhecer tudo sobre o relatório de Google Meu Negócio do Reportei? Então acesse a sua conta ou faça seu cadastro (com teste de três dias grátis) em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *