Confira nossos exemplos de e-mail marketing e tenha ideias para brilhar em suas campanhas e fluxos!

Boas campanhas de e-mail são extremamente importantes para quem quer obter sucesso com o marketing digital, uma vez que ajudam a fortalecer o relacionamento com a audiência e contribuem ativamente com a jornada que o lead percorre.

Porém, em uma rotina cada vez mais cheia de informações e uma caixa de mensagens super concorrida, como garantir que você conseguirá atrair a atenção do seu potencial cliente? 

Neste artigo, separamos 10 exemplos de e-mail marketing para ajudar você a planejar conteúdos realmente relevantes e criativos para aumentar a conexão com sua base. Confira!

Um bom conteúdo de e-mail faz a diferença no relacionamento com seus leads

Apesar de, com frequência, muita gente questionar a eficiência dos e-mails em uma estratégia de Inbound Marketing, a verdade é que, mais do que nunca, esse modelo de conteúdo se torna essencial para fortalecer relacionamentos e auxiliar leads a descerem pelo funil de vendas.

Isso porque as campanhas de e-mail são extremamente versáteis e podem ser usadas em todas as etapas da jornada de compra, desde a descoberta do problema até a decisão final do consumidor.

Mas, para que eles realmente funcionem, é preciso ter criatividade e produzir conteúdos que sejam atrativos e bastante alinhados às necessidades da persona. Para isso, algumas dicas são fundamentais, como:

  • personalizar o texto com variáveis (de nome, empresa, entre outras) para tornar o conteúdo mais valioso e exclusivo para quem receber;
  • segmentar a base de leads para entregar o conteúdo certo às pessoas certas, levando em consideração seus interesses;
  • apostar em um título que seja muito atrativo e induza o lead a abrir seu e-mail;
  • planejar um conteúdo persuasivo, mas que também seja objetivo e leve a uma ação clara. Afinal, seu e-mail deve ter um objetivo que torne o envio estratégico;
  • um bom design também ajuda a tornar o conteúdo valioso. Ele não precisa ser super detalhado, mas uma diagramação bem feita valoriza muito as informações divulgadas.

10 modelos de e-mail marketing para se inspirar

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para criar campanhas de sucesso, é hora de conferir 10 exemplos de e-mail marketing para ganhar inspiração e apostar na criatividade. Veja abaixo os modelos de acordo os objetivos mais relevantes:

1. Boas-vindas

O nosso primeiro exemplo de e-mail marketing não poderia ser outro! Desejar boas-vindas para um lead que acaba de chegar à sua base é o começo de um relacionamento de sucesso. 

Esse e-mail pode ser usado tanto para quem acabou de adquirir um produto ou assinar um serviço quanto para quem está chegando à sua base pelo topo do funil. Nesse segundo caso, é importante criar um gatilho para que o lead avance no funil, mas sem forçar uma venda.

Veja a seguir um dos modelos de e-mail de boas-vindas disponíveis no RD Station Marketing:

E-mail de boas-vindas

2. Reegajamento

Sabe aqueles leads desengajados, que há tempos não abrem ou interagem com seus e-mails? Saiba que um conteúdo personalizado para eles pode incentivá-los a engajar novamente com a sua marca ou até a voltar a comprar de você (principalmente se tiver ou atender um e-commerce).

Dentre as estratégias mais utilizadas para esse tipo de campanha estão a seleção de conteúdos atrativos, cupons de desconto exclusivos e, normalmente, mensagens que sejam bem-humoradas ou alinhadas ao tema “saudade”. 

O exemplo de e-mail abaixo, enviado pela Imaginarium, aborda muito bem isso:

screencapture-mail-google-mail

3. Promocional para SaaS

Empresas de SaaS (Software as a Service), geralmente, estão na categoria das que mais investem em Inbound Marketing e, consequentemente, desenvolvem relacionamentos via e-mail com seus leads.

Mas, muito além dos fluxos de nutrição, esse tipo de negócio deve trabalhar campanhas de e-mail marketing estratégicas para transformar leads qualificados em oportunidades e oportunidades em clientes.

Por meio de conteúdos promocionais personalizados para esses segmentos, é possível entregar descontos exclusivos, aumentar o período de trial ou aproveitar datas como a Black Friday. Veja como utilizamos essa última sugestão em 2021:

e-mail para campanha de Black Friday

4. Promocional para e-commerce

Assim como acontece com SaaS, uma boa estratégia de marketing para e-commerce também precisa de campanhas de e-mail para se relacionar com clientes e, principalmente, incentivar a recompra. 

Para isso, as empresas com lojas virtuais enviam, frequentemente, conteúdos promocionais para seus clientes, como cupons de desconto, ofertas em destaque no site e dicas de produtos alinhadas a datas importantes do ano, como Dia das Mães, Black Friday e Natal. 

Abaixo, selecionamos um dos exemplos de e-mail marketing mais interessantes da Quem Disse, Berenice, marca de maquiagem e cosméticos que faz promoções especiais até de madrugada!

e-mail Promocional para e-commerce

5. Retenção

Sabe quando um cliente chega pertinho de finalizar a compra, mas, por algum motivo, não conclui o pedido ou assinatura do serviço? Então uma das estratégias mais relevantes nesses casos, para tentar dar continuidade à venda, é o envio de conteúdos de retenção.

Um dos mais comuns, como mostra o exemplo de e-mail marketing abaixo, é o de abandono de carrinho, que visa fazer o cliente retornar ao e-commerce. 

Mas também é possível planejar fluxos de automação e enviar e-mails para recuperar oportunidades perdidas, relembrando os benefícios do seu produto/serviço e oferecendo uma vantagem a mais para concluir a compra.

e-mail de retenção

6. Divulgação de cursos e webinars

Além de serem ótimas fontes de captação de bons leads para o seu negócio, os webinars, cursos e outros eventos são uma ótima forma de fortalecer relacionamentos, oferecer conhecimento à sua base e, é claro, gerar mais vendas.

E uma das formas mais eficazes de aumentar a divulgação desses conteúdos e manter os inscritos informados sobre todas as novidades é por meio de bons modelos de e-mail marketing. 

Veja como a Escola Conquer fez isso muito bem no exemplo a seguir, enviando um e-mail interativo e atrativo para divulgar seu evento:

Divulgação de cursos e webinars

Divulgação de cursos e webinars 2

7. Oferta de material rico

Da mesma maneira que é feito com um webinar ou curso, as campanhas de e-mail também são essenciais para aumentar a divulgação quando um material rico é lançado, seja ele um e-book, infográfico ou qualquer outro conteúdo criado para atrair novos leads e se relacionar com os antigos.

Um bom exemplo de e-mail marketing nesse estilo, como o que adicionamos a seguir, traz uma introdução sobre o tema do material, gera questionamentos importantes e oferece um CTA bastante claro para incentivar a conversão.

Oferta de conteúdo gratuito

8. Transacional 

O e-mail transacional é aquele que entrega aos leads informações já esperadas por eles, seja um material rico, a confirmação de um pedido, troca de senha, atualização de cadastro, entre outros. 

Esse modelo de e-mail marketing costuma ser curto e bastante objetivo, visto que o contato deseja que a empresa vá direto ao ponto e entregue o que foi solicitado. Inclusive, esse envio deve ser rápido,  já que o lead vai aguardar ansiosamente pela chegada do conteúdo.

exemplo de e-mail marketing transacional

9. Informativo

Uma das estratégias mais antigas e eficientes para manter o bom relacionamento com os leads, além de aumentar a autoridade de marca, é enviar campanhas informativas, como é o caso das newsletters.

Esse modelo reúne diversos tipos de conteúdos: novidades da empresa, artigos mais recentes do blog, divulgação de vídeos e outros materiais relevantes. 

O mais importante em relação aos e-mails informativos é ter a periodicidade, uma vez que só assim é possível manter o engajamento.

exemplo de e-mail marketing newsletter informativa

10. Especial para datas comemorativas

Por fim, mas não menos importante, estão os modelos de e-mail marketing especiais, que focam em datas comemorativas e são muito importantes para conquistar ainda mais a sua base de leads.

Isso porque as pessoas gostam de ser lembradas e se sentem mais próximas das marcas nesses momentos. Mas atenção: além de trabalhar com a personalização do conteúdo, é preciso ter muito cuidado com a segmentação do público, para evitar que você parabenize alguém em um dia que não tem qualquer relação com ele(a).

Veja o exemplo da Wine, que traz uma imagem interessante para seu público (que é mais amplo) e atrativa:

exemplo de e-mail marketing para datas festivas

Como saber se minhas campanhas de e-mail alcançaram seus objetivos?

Analisando seus resultados, é claro! Métricas como Taxa de Abertura, Taxa de Cliques e Número de Descadastros têm muito a dizer sobre o sucesso das suas estratégias de e-mail marketing. 

A Taxa de Abertura, por exemplo, revela o quanto o assunto da sua campanha conseguiu atrair os leads para acessarem o conteúdo, enquanto a Taxa de Cliques ajuda a mensurar a qualidade das suas peças, CTAs, textos e tudo que é favorável para direcionar o leitor a outros canais.

Além disso, quando seus resultados estão abaixo do esperado, é importante revisar as segmentações de público, para garantir que você realmente está enviando a mensagem certa para o contato certo. Quanto melhor segmentado, mais chances de aumentar seus resultados!

Dias da semana e horários também interferem no quanto seu público vai interagir e algumas plataformas têm, inclusive, testado modelos de envio inteligente para facilitar a entrega de e-mails no momento certo. Portanto, vale a pena ficar de olho nisso. 

Mas muito mais do que acompanhar todos esses resultados, é preciso que você faça as mudanças necessárias de acordo com cada tipo de campanha de e-mail para entender o que realmente funciona com seu público. Além disso, você também pode fazer testes A/B para chegar a respostas mais conclusivas.

Gostou dos nossos 10 exemplos de e-mail marketing? Então confira também nosso artigo com dicas sobre como usar o Mailchimp em sua estratégia de relacionamento via e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.