Confira as métricas de branding essenciais para mensurar em sua estratégia de marketing digital

Ter estratégias de marketing digital focadas no relacionamento duradouro com o público e reconhecimento da marca são essenciais para obter sucesso no meio digital hoje em dia. Mas além de criar os seus conteúdos e campanhas, você analisa e extrai insights das métricas de branding?

Neste artigo, nós te contamos tudo sobre a importância de mensurar os resultados das suas estratégias de branding e apresentamos os principais dados que não podem ficar de fora das suas análises. Confira!

A importância de mensurar suas estratégias de branding

Muitas marcas entram nas redes sociais e começam a veicular campanhas de anúncios em diversos canais com o objetivo de reforçar a própria imagem junto ao público e gerar reconhecimento, além de direcionar potenciais clientes para seus sites.

As campanhas de branding, como são chamadas essas ações com finalidade de fortalecer relacionamentos, possuem um papel fundamental para empresas que precisam se tornar mais presentes no meio digital.

Porém, como elas têm um foco muito grande em algo subjetivo (geração de reconhecimento), nem sempre é fácil mensurar se as estratégias estão realmente funcionando e como estão sendo recebidas pelo público.

A boa notícia é que, tanto nas redes sociais quanto em outros canais digitais, existem métricas que oferecem essa visão sobre suas ações de branding e a forma como o seu público é impactado por elas.

Sendo assim, quando você aprende a analisar essas métricas e a entender como elas oferecem respostas para suas dúvidas, é possível direcionar suas estratégias para um planejamento baseado em dados e não só em “achismos”. Ou seja, seu conteúdo e seus anúncios ganham mais valor para quem realmente importa.

Abaixo, você confere quais informações consideramos essenciais em uma análise de estratégias de branding, sejam elas feitas em redes sociais, plataformas de anúncios ou em seu site. 

5 métricas de branding para acompanhar

Existem diversas métricas de branding que devem ser acompanhadas em estratégias de redes sociais, sites e campanhas e anúncios, para ajudar você a tomar decisões mais eficientes para suas ações de marketing digital. Abaixo, contamos quais são as 5 principais!

1. Alcance 

A métrica de alcance representa quantos usuários únicos foram alcançados diariamente pelo seu conteúdo, seja ele uma publicação em rede social, um story ou um anúncio.

Quando vemos esse dado de forma isolada, é comum que o pensamento de “quanto mais pessoas sendo atingidas pelo meu conteúdo, melhor” seja o primeiro a vir à mente, certo? Mas será que esses usuários realmente fazem parte do público que você deseja impactar e engajar?

A métrica de alcance tem muito a dizer sobre as suas ações de branding. No entanto, ela não pode ser celebrada quando analisada sozinha. Junto a ela, é preciso acompanhar, principalmente, a Taxa de engajamento das postagens e anúncios.   

2. Impressões

Porém, antes de falarmos de engajamento, precisamos passar por outra métrica de branding que anda lado a lado com o alcance: as impressões

Muitas pessoas confundem as duas, mas as impressões são referentes ao número de vezes em que seu conteúdo foi visualizado, seja nas redes sociais ou em anúncios do Google Ads, sendo que uma mesma pessoa pode ser contada diversas vezes (em um mesmo dia, inclusive).

Não se trata de uma métrica de interação, mas é extremamente relevante para mensurar o impacto da sua presença nos canais digitais. Mesmo que as pessoas atingidas ainda não estejam prontas para se tornarem clientes, ela demonstra que sua marca está chegando até elas e construindo seu caminho.

Além disso, quando falamos sobre anúncios, é preciso ficar de olho também na métrica de frequência, que mostra a média de vezes em que seu anúncio foi visualizado por um mesmo usuário. 

3. Taxa de Engajamento

Sem dúvidas, a taxa de engajamento é uma das métricas de branding mais importantes para se analisar. Isso porque ela demonstra a porcentagem de interação com seu conteúdo, levando em consideração o alcance dele.

Para fazer esse cálculo aqui no Reportei, nós somamos a quantidade de reações, comentários, compartilhamentos e cliques que a postagem recebeu, para depois dividirmos pelo número de usuários que foram alcançados por ela. 

Vamos supor, então, que um conteúdo seu tenha chegado a 1.000 usuários e gerado 200 interações. A taxa de engajamento dele seria de 20%. Porém, se o conteúdo tivesse alcançado 10.000 perfis e as mesmas 200 interações, o resultado seria de 2%. 

Agora é possível entender por que a métrica de alcance, visualizada sozinha, nem sempre significa um resultado positivo ou negativo. Tenha em mente que, em uma estratégia de branding, muito além de entregar seu conteúdo, ele precisa criar conexões com o seu público e engajá-lo.

4. Taxa de Cliques

A taxa de cliques (ou CTR) é uma métrica comumente avaliada em campanhas de Ads, sejam elas do Google ou de redes sociais, para avaliar a porcentagem de usuários que clicaram em seus anúncios em comparação aos que foram impactados por eles. 

Além de ser um dado muito relevante para demonstrar como suas estratégias de Ads geram tráfego para seu site ou outros destinos, a CTR também se destaca por ser uma métrica de interação.

Ou seja, se seus anúncios estão gerando altas taxas de cliques, isso significa que eles estão alinhados ao público e entregando a mensagem certa às pessoas certas. Ao contrário, se a CTR está baixa, então é hora de reavaliar suas estratégias e, inclusive, realizar Testes A/B para entender o que gera mais engajamento com seu público.

No relatório de Instagram do Reportei, também é possível avaliar a CTR dos cliques no perfil, seja no link da bio, localização, email, telefone ou mensagem. 

5. Métricas do site

Se a sua empresa já possui um site, então é imprescindível que você acompanhe também as métricas relacionadas a ele por meio do relatório de Google Analytics. 

Afinal, mesmo que as redes sociais tenham maior engajamento, ele é a maior vitrine para a sua marca e tem o poder de atrair pessoas que realmente tenham interesse em conhecer e consumir seus produtos/serviços.

Como o Analytics oferece uma série de insights importantes sobre o desempenho do seu site, é impossível para nós listar apenas uma métrica de branding para acompanhamento. Por isso, neste quinto e último tópico, criamos uma pequena lista com todas que são essenciais para esse objetivo:

  • Sessão: grupo de interações do usuário com seu site, que ocorreram em um determinado período de tempo. Uma única sessão pode conter múltiplas visualizações de páginas, eventos, interações sociais e transações de e-commerce;
  • Novas sessões: porcentagem das sessões feitas por usuários que nunca visitaram seu site antes;
  • Usuários: número de usuários que visitaram a página;
  • Visualização de páginas: número de páginas que foram visualizadas em uma ou mais sessões;
  • Páginas por visita: número de páginas visitadas por sessão, incluindo visitas repetidas a uma mesma página;
  • Taxa de rejeição: porcentagem de sessões com uma página (por exemplo, sessão em que a pessoa sai do site a partir da primeira página);
  • Tempo médio a sessão: duração total das sessões criadas pelos usuários;
  • Tempo médio na página: tempo que o usuário ficou na página.

Assim como falamos em outras métricas listadas acima, os dados referentes ao site não devem ser analisados de maneira isolada, mas em conjunto, para que você extraia os melhores insights para melhorar seu conteúdo e a experiência do usuário como um todo. 

Não se trata apenas de trazer o maior número de visitantes para as suas páginas, mas oferecer informações que realmente ajudem a solucionar seus problemas no dia a dia.

Como facilitar a mensuração das suas métricas de branding?

Agora que você já conhece as principais métricas de branding que devem ser avaliadas em sua estratégia de marketing digital, é preciso saber como coletar esses dados e mensurá-los em sua rotina.

Todos os canais citados acima (redes sociais, Google Ads e Analytics) oferecem as informações necessárias para uma boa análise de resultados. Porém, captar esses dados em múltiplas plataformas é, sem dúvidas, bastante trabalhoso. 

Sendo assim, o Reportei existe como uma solução que facilita essa captação e ajuda você a focar no que realmente importa: uma análise mais detalhada e estratégica dessas métricas

Por meio da integração das mídias sociais à nossa plataforma, conseguimos gerar inúmeros relatórios e dashboards, em apenas três segundos, de canais como Facebook e Facebook Ads, Instagram, YouTube, LinkedIn, Google Ads, Analytics, Search Console e muito mais!

Gostou? Faça o teste grátis por 3 dias e descubra como tornar a sua análise de métricas de branding mais estratégica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *