Os Grupos no Facebook são uma ótima oportunidade de acompanhar as tendências e se conectar com seu público

À primeira vista, pode ser que você não enxergue os Grupos no Facebook como um canal estratégico para o marketing digital do seu negócio. Mas, assim como os fóruns de discussão e outras comunidades online, eles podem ser ótimas ferramentas de aproximação com o público.

Primeiro porque os grupos existem como uma maneira de criar conexões entre pessoas com afinidades parecidas, sejam elas profissionais ou pessoais. 

Sendo assim, eles podem fortalecer o networking, fornecer novos conhecimentos ou simplesmente ser um passatempo divertido para os usuários.

E, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, cerca de 1,79 bilhões de pessoas usam a rede diariamente. Ou seja, é quase impossível não encontrar uma audiência que se interesse pela sua área de atuação e com quem você possa se conectar por meio de debates relevantes em grupos.

Por isso, neste artigo, nós te contamos todas as vantagens de fazer parte dos Grupos no Facebook e listamos 4 dicas para ajudar você a criar um para a sua empresa. Continue a leitura!

Por que participar de Grupos no Facebook da sua área de atuação?

Antes de criar o seu próprio Grupo do Facebook e produzir conteúdo ou tópicos de discussão, acreditamos que exista um primeiro passo importante: acompanhar os grupos onde o seu público está presente e ativamente falando sobre sua área de atuação.

Quando falamos sobre marketing digital, por exemplo, existem diversos grupos que abrem espaço para que seus membros tirem dúvidas, conversem sobre as tendências do mercado e até divulguem oportunidades de trabalho para profissionais da área.

Mas, assim como no marketing, existem vários outros segmentos que também possuem esse espaço de discussão, como gastronomia, esportes, viagens, tecnologia, e muito mais. 

Ao fazer parte desses grupos, é possível acompanhar de perto as dores da sua persona, quais são os desafios que enfrenta, as soluções que utiliza e, eventualmente, até começar a apresentar a ela a sua marca ou produto.

No entanto, é essencial lembrar que os Grupos no Facebook não têm o objetivo de se tornarem um canal de vendas para a sua empresa. Eles são formados para facilitar a aproximação entre pessoas.

Então, não é interessante utilizá-los apenas para divulgar seus produtos, serviços ou marca. Isso pode acarretar em exclusão das suas postagens ou até mesmo expulsão da comunidade.

Por que criar um Grupo do Facebook para a sua empresa?

Após conhecer a importância de estar presente nas comunidades relacionadas ao segmento que seu negócio atende e buscar por elas, vale a pena começar a considerar a criação de um Grupo do Facebook para as pessoas interessadas no seu conteúdo.

Essa comunidade pode ser focada no público que você deseja atingir, nos clientes que já tem em sua empresa (como uma opção para auxiliar na fidelização) ou na sua equipe interna, como uma fonte de troca de experiências. 

Independentemente do objetivo, a regra que vale aqui é a mesma que falamos anteriormente: a ideia é criar conexão por meio de conteúdos relevantes e da interação com as pessoas. 

Portanto, se o seu plano for ter um grupo apenas para divulgação das suas soluções, dificilmente você despertará o interesse dos usuários e conseguirá desenvolver relacionamentos duradouros com eles. 

4 dicas para obter sucesso com essa estratégia

Ao criar um Grupo no Facebook para a sua empresa, existem diversos caminhos que podem ser percorridos para que ele se torne um sucesso junto a seu público. Abaixo, elencamos 4 dicas para ajudar!

1. Ofereça suporte a seus clientes

Se o foco do seu Grupo do Facebook é estreitar as relações com seus clientes, nada mais justo que utilizar esse canal como uma maneira de oferecer suporte em caso de dúvidas ou dificuldades com o seu produto ou serviço.

Deixe que seus clientes tenham a liberdade de publicar sobre seus problemas, e instrua sua equipe de SAC a sempre verificar o grupo para ajudar, de uma forma cordial, em cada caso específico.

Os consumidores sabem que, eventualmente, podem ter alguma dificuldade com uma marca. Mas se sua equipe estiver preparada para auxiliá-los, isso aumentará não só a satisfação com o atendimento, como também estreitará o relacionamento de vocês.

2. Entenda o seu público e interaja com ele

Os Grupos no Facebook são, acima de tudo, ótimas fontes de informação sobre o comportamento do seu público, seus interesses, dores e objetivos profissionais/pessoais. 

Por isso, ao desenvolver conteúdos interativos, que induzam os participantes a compartilharem suas próprias experiências e preferências (sempre de maneira humanizada, é claro), você tem mais facilidade de rever suas personas e estratégias de marketing para outros canais externos ou internos.

Um bom exemplo de conteúdo interativo são as enquetes, que ajudam a medir quantitativamente a opinião do seu público sobre um determinado assunto.

3. Eduque sua audiência sobre o mercado

Ao se aproximar mais das dores e objetivos da sua persona, fica mais fácil desenvolver conteúdos que estejam alinhados a oferecer respostas reais para seus problemas

Nem sempre as pessoas terão conhecimento imediato e completo sobre um determinado mercado e as soluções relacionadas a ele. Sendo assim, é essencial que você a eduque em cada etapa da jornada de compra, gerando os aprendizados necessários sobre sua área de atuação.

Isso fará com que ela se sinta mais preparada para tomar decisões inteligentes e, consequentemente, confie mais em sua empresa. Como resultado, as chances de ela se tornar uma cliente no futuro são maiores.

4. Construa sua autoridade

A oferta de conteúdos e educação do público sobre o mercado também resulta na construção da sua autoridade e fortalecimento da sua marca. 

Isso faz com que as pessoas passem a ver a sua empresa como uma referência no mercado, gerando mais confiança, relacionamentos mais duradouros e credibilidade até para acelerar a jornada de compra de novos potenciais clientes. 

Quando você demonstra que domina o assunto do qual e está falando, as pessoas passam a enxergar as suas soluções como as melhores para seus problemas. Isso não acontecerá de um dia para o outro, mas os grupos são uma excelente maneira de começar esse processo.

Gostou do nosso artigo sobre a importância dos Grupos no Facebook e quer saber como aprimorar ainda mais as estratégias de marketing digital junto a seu público? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância e como fazer o Social Listening!

Quero testar o Reportei Gratuitamente por 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *