Saiba como usar o Social Listening para alavancar suas estratégias de marketing e vendas

Entender o que os clientes desejam e qual é a melhor maneira de se comunicar com eles é o sonho de toda marca, não é mesmo? Muita gente pode achar que é impossível atender a essas expectativas, mas o Social Listening está aí para provar o contrário.

Se você ainda não conhece essa estratégia ou tem dúvidas sobre como aplicá-la à realidade da sua empresa, neste artigo nós explicamos tudo o que você precisa saber: os benefícios, o passo a passo e quais ferramentas auxiliam no Social Listening. Continue a leitura e confira!

O que é Social Listening?

O Social Listening (“Escuta Social”, em inglês) é o processo de acompanhar o que as pessoas têm a dizer sobre a sua marca, produto ou setor nas mídias sociais, e extrair insights para aprimorar o relacionamento com o seu público.

Essa estratégia vai muito além de ficar de olho em notificações que chegam ao seu perfil e responder comentários ou mensagens de seguidores. 

Ela exige que você tenha atenção a feedbacks positivos, negativos, conversas iniciadas em fóruns, palavras-chave importantes para seu negócio, entre outras coisas.

Parece um trabalho bastante extenso, não é mesmo? Mas é bom enfatizar que ele não termina aí. O Social Listening, além de escutar, também propõe a implementação de mudanças ou melhorias a partir desse retorno do público. 

Sendo assim, trata-se de um processo de análise e definição de estratégias que leva em consideração uma visão 360º sobre o que é conversado na internet e como tudo isso pode ser usado a favor do desenvolvimento da sua marca ou produto.

Mas como o Social Listening se diferencia do monitoramento de redes sociais? Abaixo, nós apresentamos as principais diferenças e as vantagens que essa prática entrega para as empresas!

Social Listening x Monitoramento de Redes Sociais

Por ter uma proposta de escutar e responder o que o público tem a dizer na internet, muita gente confunde o Social Listening com o monitoramento de redes sociais.

Afinal, se você vê as notificações e responde mensagens ou comentários, mesmo que negativos, está ouvindo e dando atenção a seus seguidores, certo? A resposta é que você está escutando e ajudando, mas não completamente. 

O monitoramento de redes sociais é apenas uma parte, que não deixa de ser importante, do Social Listening. Ele é responsável por coletar os dados, informações e oferecer uma solução imediata para as pessoas que interagem com a marca.

O Social Listening, no entanto, vai muito além: ele enxerga o todo, reflete sobre os feedbacks do público (sejam eles diretamente sobre a empresa e o produto ou não) e aprende sobre seu comportamento.

Com isso, é possível se adaptar a tendências do seu setor, construir relacionamentos mais duradouros com clientes e entregar as experiências que de fato essas pessoas desejam ter. 

Vantagens do Social Listening para as marcas

Pensando nas vantagens que podem ser entregues pelo Social Listening, então, há uma série de estratégias que podem ser adaptadas à realidade da sua empresa. 

Quando não só acompanhamos os “burburinhos”, mas analisamos o contexto e suas oportunidades, há a chance de:

  • desenvolver melhorias para que seu produto atenda às expectativas e necessidades dos clientes;
  • criar uma experiência diferenciada para seu público;
  • produzir e entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, sempre propondo soluções para as dores da sua persona;
  • entender qual é a visão que as pessoas têm sobre a sua marca;
  • aproveitar as tendências do mercado e do momento para criar campanhas que gerem engajamento.

Dá para perceber que são muitas as oportunidades de ganhar com a prática do Social Listening, não é mesmo? A seguir você confere como começar a realizar esse processo.

4 passos para fazer Social Listening

A adoção do Social Listening em sua rotina pode acontecer a partir de quatro passos essenciais:

  1. Monitoramento: usar ferramentas para não só acompanhar as notificações que chegam para você, como também buscar o que o público não te diz diretamente, as tendências do mercado, palavras-chave relevantes para o negócio, entre outras questões.
  2. Escuta: após coletar todas as informações, saber separar o joio do trigo é muito importante para dar atenção ao que realmente precisa ser analisado e pode cooperar para o crescimento da sua marca.
  3. Análise: com os dados em mãos, é essencial interpretar o que eles dizem sobre a sua empresa e como podem gerar oportunidades reais de interação com o público. 
  4. Definição de estratégias: depois de saber qual caminho deve seguir, é hora de planejar quais ações serão realizadas para aprimorar seu produto, suas campanhas, o conteúdo e a experiência do cliente como um todo.

É válido lembrar, ainda, que esse processo não acontece em linha reta. Ele é, na verdade, um ciclo: toda vez que você muda suas estratégias e as adapta às necessidades do público, é importante reiniciar o monitoramento e entender como as novas ações estão repercutindo. 

Ferramentas que podem auxiliar no processo

A etapa de monitoramento do Social Listening fica muito mais simples quando você tem o auxílio das ferramentas corretas. Por isso, selecionamos aqui 3 que podem ser muito úteis para o seu processo:

  1. BuzzSumo: permite o monitoramento de tendências, conteúdos populares e de alta performance, além de ajudar a identificar influenciadores que podem alavancar sua marca na internet.
  2. Audiense: facilita o acompanhamento do público-alvo, oferecendo insights poderosos sobre diversos segmentos e também sobre a sua concorrência.
  3. Brandwatch: ajuda a entender o que o público tem a dizer sobre sua marca, além de permitir o acompanhamento de oportunidades do mercado e reagir com rapidez a feedbacks negativos de consumidores. 

Com as ferramentas certas e um processo bem alinhado de Social Listening, fica muito mais fácil corresponder às expectativas do público e oferecer a melhor experiência possível a seus clientes.

Quer outras dicas sobre como ficar de olho no que dizem sobre sua marca? Então não perca tempo e leia também nosso artigo: 5 ferramentas para monitorar hashtags nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *