Conheça a ferramenta gratuita que permite tendências a partir de palavras-chave específicas

Para produzir conteúdo de valor para suas personas, é essencial entender o que ela pesquisa e consome na internet. Dessa forma, uma das ferramentas que mais podem ajudar nesse processo, sem dúvidas, é o Google Trends.

Essa funcionalidade gratuita reúne tendências relacionadas a palavras-chave pesquisadas no mundo inteiro, seu volume de buscas e aumento/queda na procura ao longo do tempo.

Com isso, é possível não só entender a sazonalidade de um termo, mas também obter insights a partir dele e planejar ações de marketing digital mais estratégicas.  

Quer conhecer de perto como funciona essa ferramenta, seus benefícios e como começar a utilizá-la? Então continue a leitura e confira!

 

O que é e como funciona o Google Trends?

O Google Trends, que está no ar desde 2006, é uma grande base de dados que reúne e disponibiliza para o público as palavras-chave e assuntos mais pesquisados no maior mecanismo de buscas do mundo.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que oferece insumos para a criação de conteúdos estratégicos, que estejam alinhados ao interesse dos usuários e, de fato, entreguem valor a eles. 

Para isso, você pode buscar por termos específicos (e realizar comparações entre eles), segmentar por país ou região, por tempo — pegando dados da última hora, ano ou até mesmo de 2004 até hoje —, por categorias — como viagens, saúde ou ciência — e por tipo de pesquisa, se é em toda a Web, imagens, notícias, Shopping ou YouTube.

Em troca, o Google entrega um gráfico horizontal de “Interesse ao longo do tempo”, que é pontuado de 0 a 100, sendo que 0 significa que não há dados suficientes sobre a palavra-chave e 100 representa o pico de popularidade dela.

Google trends gráficos de analise

Logo abaixo desse gráfico, são disponibilizadas outras informações, como os interesses por sub-região (estados ou cidades), assuntos e consultas relacionadas. 

Na página inicial do Google Trends, você também encontra os assuntos mais populares no mundo, estatísticas mais recentes e artigos que detalham as pesquisas em alta em cada ano, desde 2001.

Só com essas informações já é possível perceber o quanto essa ferramenta é essencial para o dia a dia de um produtor de conteúdo, não é mesmo? Mas as razões para utilizá-la não terminam aí!

 

3 motivos para adotar o Google Trends na sua estratégia

Além de ser extremamente prático, intuitivo e completo, o Google Trends também oferece outras vantagens para agências, freelancers e empresas serem mais estratégicos no marketing digital. 

Por isso, a seguir, nós contamos a você três motivos para não perder mais tempo e começar a usar essa ferramenta agora mesmo. Vamos lá?

 

1. Busque insights para o seu conteúdo

Com acesso aos termos mais pesquisados pelos usuários e assuntos mais populares no momento, você pode criar uma estratégia de conteúdo totalmente alinhada aos interesses da sua persona.

Seja para o seu blog, site ou canal do YouTube, por exemplo, você pode sempre buscar insights para entregar soluções para as dúvidas dos usuários sobre a sua área de atuação. 

Isso refletirá tanto na produção de conteúdo mais valioso quanto nas suas chances de subir no ranking do Google a partir de ações de SEO mais eficazes.

 

2. Encontre tendências da sua área

Ao realizar buscas no Google Trends, você também tem a oportunidade de entender melhor o seu mercado e os assuntos que são tendência para a sua área.

Sendo assim, ao pesquisar uma nova palavra-chave relacionada ao seu negócio, aproveite as funções de segmentação e as listas de consultas e assuntos relacionados para obter ideias.

 

3. Compare os termos de pesquisa

Outro ponto importante, que também ajuda em todo esse processo de encontrar tendências e insights, é a funcionalidade de comparação de termos de pesquisa.

Ao comparar palavras-chave próximas, você consegue entender qual delas é mais popular entre os usuários e faz mais sentido para o conteúdo do seu blog ou estratégia de Google Ads.

Tudo isso, é claro, deve ser avaliado junto a outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Keyword Planner ou Ubersuggest, para oferecer informações ainda mais específicas e ajudar a desenvolver ações eficazes.  

Google trends gráficos de analise

 

Como usar o Google Trends?

Agora que você já conhece o Google Trends e suas principais vantagens, é hora de começar a utilizá-lo no seu dia a dia. 

Como dissemos anteriormente, essa ferramenta já é bastante prática e intuitiva. Então, para iniciar suas pesquisas, basta acessar a página inicial do Google Trends e inserir no campo de busca o termo que você deseja visualizar.

Google trends gráficos de analise

Uma nova página será aberta com todas as ferramentas de segmentação e comparação, então você poderá adicionar palavras-chave próximas em “+ Comparar”, escolher a região, categoria, período e tipo de pesquisa que deseja fazer.

Se você trabalha em um local específico, por exemplo, esse é o momento de entender o comportamento do seu público nessa área e o interesse ao longo dos últimos meses ou anos.

Além disso, para obter insights a partir de assuntos ou consultas relacionadas, você pode observar a lista de duas formas:

  • a partir dos termos principais, que são os mais pesquisados na internet;
  • e dos termos em ascensão, que estão relacionados ao maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior.

Google trends gráficos de analise

Todos os dados que você gera no Google Trends também podem ser baixados em arquivo CSV ou compartilhados com a sua equipe. 

Quer estar sempre por dentro das novidades sobre um determinado assunto ou sobre as principais pesquisas feitas em qualquer lugar do mundo? 

Basta fazer uma inscrição e receber todas as informações por e-mail. Para isso, clique no menu lateral da ferramenta, em “Inscrições” e depois no botão “+”. 

Em seguida, preencha a palavra-chave, região e com que frequência deseja receber notificações. Repita esse processo quantas vezes quiser, para acompanhar mais de um termo ou tendência de pesquisa.

Google trends gráficos de analise

Viu como o Google Trends é simples de usar e pode fazer toda a diferença para as suas ações de Marketing Digital e, principalmente, de SEO? 

Se você gostou de conhecer os benefícios dessa ferramenta, então vale a pena conferir também o nosso artigo sobre Google Search Console: outra funcionalidade gratuita que vai ajudar a alavancar ainda mais os resultados orgânicos do seu site. Clique aqui e boa leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *