Entenda o que acontecerá com o fim do Facebook Analytics e como analisar seus resultados

Desde o fim de março, a notícia sobre o fim do Facebook Analytics tem surpreendido muitos profissionais de marketing pelo mundo. A ferramenta, que foi lançada em 2015, ajuda empresas a entenderem como as pessoas interagem com a marca, qual é a jornada percorrida pelos clientes e como é o comportamento do público não só no Facebook, como também em outros canais, como o site e aplicativos compatíveis.

A primeira informação importante é: o fim do Facebook Analytics não significa o fim das análises de dados e dos relatórios da ferramenta. O Reportei, por exemplo, continuará tendo acesso a todas métricas e os relatórios que geramos não são afetados.

O que é o Facebook Analytics?

Trata-se de uma plataforma bastante parecida com o Google Analytics, que reúne todos os seus esforços para redes sociais, site e campanhas de anúncios em um só lugar, mas que não teve a mesma popularidade que sua fonte de inspiração.

Sendo assim, a equipe de Zuckerberg anunciou que o Facebook Analytics será descontinuado a partir do dia 30 de junho de 2021 e que outras ferramentas precisarão ser utilizadas para quem quer realizar análises dentro da própria rede (como mostraremos abaixo).

Até essa data de encerramento, os usuários poderão acessar seus relatórios, explorar insights e exportar seus gráficos ou tabelas normalmente pela plataforma.

Para isso, basta acessar o Facebook Analytics, clicar na seta disponível no canto superior de cada gráfico ou tabela a ser exportada e baixar o arquivo em formato CSV para o seu computador. 

Mas e as análises após o dia 30 de junho? Como poderão ser feitas? A seguir, nós explicamos as opções disponíveis na rede social. Confira!

Como continuar a analisar seus resultados pelo próprio Facebook

Se você utiliza o próprio Facebook para coletar dados e analisar resultados, o fim do Facebook Analytics com certeza terá um impacto negativo. 

Mas calma, a própria plataforma já divulgou três ferramentas que poderão ser utilizadas para obter métricas e insights. São elas: Facebook Business Suite, Gerenciador de Anúncios e Gerenciador de Eventos. Entenda o que cada uma oferece:

Facebook Business Suite

Gerenciar as contas do Facebook e Instagram em um só lugar fica muito mais fácil com o Facebook Business Suite, uma ferramenta feita especialmente para empresas que desejam melhorar o desempenho nas duas redes sociais.

Além de ter acesso a resultados e insights relacionados ao seu público e ao seu conteúdo, é possível:

  • visualizar e responder comentários e mensagens deixados na página do Facebook ou perfil do Instagram;
  • publicar ou programar publicações para as duas redes;
  • criar anúncios e acompanhar sua performance;
  • e conferir as principais tendências para a sua área de atuação.

Gerenciador de Anúncios

Para quem investe em Facebook Ads, a ferramenta conhecida como Gerenciador de Anúncios é um espaço excelente não só para criar as campanhas, como também para monitorar os resultados dos anúncios.

Por lá, é possível acompanhar todas as principais métricas (como alcance, CTR e custo por clique), ficar de olho no desempenho geral da conta e também gerar ou programar relatórios mais completos e personalizados.

Gerenciador de Eventos

Por fim, o Facebook também indica o Gerenciador de Eventos como uma das plataformas que poderá ser usada não só para configurar e gerenciar ferramentas importantes, como o pixel do Facebook e a API de Conversões, mas também uma fonte de dados para análise de resultados.

Com o Gerenciador de Eventos, os profissionais de marketing ficam por dentro de detalhes realizados no site de suas empresas ou clientes, aplicativos ou lojas físicas.

O fim do Facebook Analytics vai afetar os relatórios do Reportei?

Com o fim do Facebook Analytics e as novas diretrizes na plataforma, muitos dos nossos clientes se preocuparam com a possibilidade de os dados também deixarem de ser importados pelo Reportei.

A boa notícia é que, por aqui, a novidade não teve nenhum impacto negativo. Ou seja, a coleta de dados e geração de relatórios do Facebook seguem normais para todos os usuários do Reportei.

Essa será, inclusive, uma das maneiras mais práticas de analisar os resultados da rede social, já que, como dissemos acima, os analistas terão que acessar várias ferramentas diferentes para reunir dados completos e ter a mesma visão geral oferecida pela plataforma que será descontinuada.

Pelo Reportei, ao contrário, é possível gerar um relatório completo de resultados do Facebook e Facebook Ads em apenas três segundos, sejam eles mais atuais ou de até dois anos no passado. 

Sendo assim, o tempo que seria gasto na pesquisa das métricas pode ser empregado em uma análise mais minuciosa das informações e na definição de estratégias para o futuro do projeto.

O melhor de tudo é que essa rapidez não é só para o Facebook. Em poucos segundos, você também acessa relatórios de Instagram, YouTube, LinkedIn, Google Ads, Analytics, Search Console, RD Station e muito mais!

Quer saber como os relatórios do Reportei podem ajudar a tornar as suas análises mais eficientes e a sua rotina mais produtiva? Crie agora mesmo a sua conta e teste grátis a plataforma por 3 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *