Um boa estratégia de mídias sociais deve ser bem planejada, executada, mas também analisada. Afinal, uma análise de resultados bem feita será capaz de demonstrar, por meio de dados, o sucesso ou não das suas ações, além de ser muito importante para que você otimize a sua estratégia.

Fique por dentro dos principais erros cometidos na hora de analisar um relatório de mídias sociais. Evite-os e tenha uma estratégia focada na melhoria de resultados:

1 – Ignorar os contextos

Ao examinar um dado, você deve se lembrar das ações que foram realizadas naquele período de tempo que está sendo analisado. Vale a pena fazer alguns questionamentos, como: Essas publicações foram impulsionadas? Eu estava testando uma nova segmentação nesse período? As publicações foram feitas no feriado e isso afetou o alcance das postagens? Eu mudei a identidade visual das minhas publicações e o público pode não ter gostado?

Questionar os resultados, durante a análise de um relatório de mídias sociais, é muito importante para você refletir sobre os pontos fortes e fracos das suas estratégias, vendo o que pode ser eliminado, melhorado ou repetido. Além disso, analise os resultados separadamente, levando em consideração o perfil de cada mídia e o comportamento do usuário dentro dela.

Fazendo essa análise prévia, você também chegará mais preparado para a reunião de apresentação de dados e explicará as métricas e resultados para o seu cliente, de uma forma mais convincente e embasada.

Inclusive, se você não sabe como explicar as métricas para o seu cliente, de uma forma que ele entenda, leia esse post que, com certeza, será muito útil.

2 – Trabalhar com metas inatingíveis

É muito frustrante para o social media (mais ainda para o cliente) abrir o relatório de mídias sociais e perceber que as metas estabelecidas não foram atingidas. Isso prejudicará a sua análise, que será feita de uma perspectiva mais pessimista.

Portanto, estabeleça metas ambiciosas, mas que sejam realistas e atingíveis, levando em consideração os recursos que você tem. Para não errar na hora de estabelecer as metas da sua estratégia, você deve analisar o histórico de resultados obtidos e fazer projeções alcançáveis, a partir desse número.

Estudos preliminares, planejamentos e alinhamento de expectativas entre você e o seu cliente são indispensáveis para traçar uma estratégia orientada para resultados.

3 – Tirar conclusões precipitadas

Ao ignorar os contextos (tópico 1), você está tratando os dados obtidos como um número qualquer. Mas, ao tirar conclusões apressadas – na tentativa de justificar os seus erros ou acertos -, você pode estar cometendo um outro erro: se enganar e enganar o seu cliente.

Se você não entendeu um resultado, vale a pena pedir ajuda para um/uma colega da área. Mesmo não tendo participado e vivenciado a estratégia de mídias sociais, essa pessoa que te auxiliará será capaz de opinar de uma forma menos relativa e mais imparcial, contribuindo para que você reflita sobre os dados dos relatórios de mídias sociais de uma nova perspectiva.

Claro que você não terá tempo para fazer esse benchmarking com um profissional da área sempre que gerar um relatório e tiver dúvidas sobre os seus resultados, mas trocar experiências e vivências é sempre muito positivo, principalmente se você deseja sair da zona de conforto e se manter atualizado.

Por fim, lembre-se que uma estratégia de mídias sociais é altamente flexível. Portanto, analisando relatórios de mídias sociais com frequência e com a visão crítica necessária, você certamente conseguirá otimizar as suas ações e alavancar os resultados do seu cliente.

Leia mais: Métricas de Redes Sociais: como explicar as métricas de uma forma que o meu cliente entenda?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *