Usa dashboard no Excel para registrar seus dados? Saiba por que o dashboard do Reportei é uma opção mais ágil, prática e eficiente

Apesar de ser uma ferramenta bastante comum em agências e empresas, o dashboard no Excel nem sempre é a maneira mais prática e eficiente de acompanhar os dados de marketing digital.

Isso porque, mesmo sendo gratuitas e acessíveis a todos, as planilhas não são tão simples de criar, atualizar ou de comunicar informações à equipe/cliente com clareza. 

Sendo assim, produzimos este artigo para apresentar as diferenças entre um dashboard no Excel e um dashboard gerado automaticamente no Reportei, com métricas, gráficos e tabelas das principais mídias sociais. Continue a leitura para conferir!

Dashboard Reportei x Dashboard no Excel: conheça das diferenças

Já falamos aqui no blog uma vez sobre o uso de dashboards no excel e os motivos para não acompanhar os resultados por meio de planilhas. Além de não serem tão práticas e intuitivas, elas podem impactar negativamente na produtividade da equipe e até na comunicação com os clientes. 

Como alternativa, então, surgiram as ferramentas de automação de relatórios — como é o caso do Reportei, que ajuda a realocar o tempo gasto com a captação manual de dados em análises mais completas e eficientes.

Ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre essas ferramentas e os benefícios dos dashboards automáticos? Então veja a seguir todos os detalhes da comparação que preparamos. 

Criação e atualização do dashboard

Sem dúvidas, criar um dashboard no Excel do zero não é a tarefa mais simples do mundo. A planilha abre espaço para que profissionais de marketing criem seus próprios modelos, mas chegar ao que é mais adequado para as necessidades do projeto pode ser um caminho desafiador.

Manter as informações atualizadas também pode ser um processo complexo, visto que não acontece de forma automática. É preciso buscar e preencher manualmente as células para que todo mundo fique na mesma página sobre os resultados. 

No entanto, quando falamos do Reportei, seu dashboard é criado em apenas três segundos. Basta integrar as mídias sociais à plataforma e gerar dashboards ilimitados para todos os clientes. 

Além disso, a atualização é tão prática quanto essa primeira etapa. A troca de datas e períodos de comparação pode ser feita a qualquer momento e por qualquer pessoa que tenha acesso ao link do dashboard, seja ela parte da equipe ou o próprio decisor do projeto. 

Facilidade para ler e interpretar dados

Digamos que você tenha criado um dashboard no Excel para analisar os dados de marketing digital. O modelo pode ser até completo e bonito. Mas ele é fácil de ler e interpretar os resultados? A navegação é intuitiva para toda a equipe e, principalmente, para os clientes? 

Pensar nessas questões é essencial para entregar a melhor experiência em análise de resultados e uma tomada de decisão mais rápida. Afinal, é para isso que os dashboards existem, não é mesmo?

Por isso, com o Reportei, sempre priorizamos um design que simplifica a leitura, com métricas que sinalizam crescimento ou desaceleração, gráficos e tabelas. 

E como nem tudo é definitivo, você tem a liberdade de personalizar os relatórios e dashboards a partir das seguintes ações:

  • adicionar, remover ou trocar a ordem das métricas;
  • trocar a ordem das mídias sociais para destacar o que é mais relevante para o projeto;
  • editar gráficos e tabelas;
  • acrescentar análises em texto, vídeo ou imagens, e muito mais!

Leia também: Relatório e dashboard: entenda a diferença entre os conceitos.

Produtividade da equipe

Tudo isso impacta, é claro, na maneira como a equipe produz e quais são as prioridades da sua rotina. Não é melhor direcionar o tempo para análises de resultados ao invés da construção de dashboards no Excel e captação dos dados?

Isso faz com que os analistas de marketing se dediquem a estratégias mais eficientes para os projetos e, consequentemente, faz com que as entregas tenham maior qualidade. 

Sendo assim, o retorno vem com maior satisfação por parte dos decisores e até a possibilidade de aumento da carteira de clientes na agência, por exemplo.

Em outra ponta, as planilhas podem não só tornar a etapa de análise mais demorada, como também exigir treinamentos e especialização para uso de recursos mais avançados do Excel. 

Comunicação com o cliente

Por falar em clientes, eles também têm mais facilidade de acompanhar os resultados quando os dados são comunicados de maneira prática e por meio de um dashboard intuitivo

Mesmo que o decisor não tenha grande afinidade com marketing digital, um dashboard gerado automaticamente no Reportei tem a estrutura necessária para ajudá-lo a entender o que está acontecendo e até a navegar com facilidade por diferentes períodos do projeto.

Um dashboard no Excel, pelo contrário, pode tornar a análise do cliente mais complexa e dificultar o seu engajamento com as ações desenvolvidas. 

Além de tudo, como dissemos anteriormente, os relatórios do Reportei podem ser personalizados para conter apenas as informações que são de fato relevantes ao decisor.

Teste grátis os dashboards do Reportei por 3 dias

Em resumo, ao avaliar todos os pontos de comparação entre dashboards no Excel e dashboards no Reportei, vemos o quanto vale a pena investir em uma ferramenta para coletar dados automaticamente e se comunicar com a equipe e o cliente:

dashboard no reportei x dashboard no excel

Ainda por cima, o Reportei entrega outras vantagens para quem quer tornar a comunicação de dados mais eficiente, como:

  • geração de relatórios estáticos ilimitados;
  • criação de linha do tempo para registro do histórico do projeto;
  • configuração de criação e envio automático de relatórios para a equipe ou clientes.

Está esperando o quê? Experimente o Reportei agora mesmo e veja na prática como nossa ferramenta é mais completa e efetiva que dashboards no Excel.

ferramenta de relatórios para redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.