Search

3 Modelos de dashboard de Marketing Digital

3 Modelos de dashboard de Marketing Digital
O dashboard de marketing digital é essencial para monitorar dados e tomar decisões ágeis. Veja 3 exemplos de modelos para adotar em sua agência!

O dashboard de marketing digital é essencial para monitorar dados e tomar decisões ágeis. Veja 3 exemplos de modelos para adotar em sua agência!

Ter um dashboard de marketing digital, para acompanhar os resultados continuamente, é uma das maneiras mais eficientes de auxiliar os profissionais da área a fazerem análises mais ágeis e dinâmicas. 

Isso porque essa ferramenta, que deve sempre se manter atualizada, permite chegar a soluções de problemas ou novos direcionamentos mais rapidamente, fazendo com que o projeto esteja sempre um passo à frente para alcançar suas metas.

É claro que cada tipo de serviço e objetivo terá um dashboard específico para atender às suas necessidades. Mas, abaixo, nós apresentamos 3 modelos que podem ser adaptados à rotina da sua agência – incluindo o do Reportei. Acompanhe!

Por que usar o dashboard de marketing digital?

Antes de tudo, precisamos destacar as vantagens de ter um dashboard de marketing digital para acompanhar métricas e tomar decisões mais ágeis. 

Esse painel, que pode ser desenvolvido e adaptado para a realidade de cada empresa e setor, faz com que as equipes responsáveis pela análise de dados tenham maior controle sobre os resultados alcançados e os que desejam obter. 

Ou seja, funciona como uma espécie de “bússola”, que ajuda a apontar se você está no caminho certo ou não e a se manter ou retornar à melhor trajetória dentro do marketing. 

Junto a isso, o dashboard também auxilia na comprovação dos resultados para clientes ou decisores da organização, fazendo com que todos estejam na mesma página e enxerguem o valor das suas entregas. 

Mas é importante ter atenção na maneira como esses painéis são elaborados e apresentados. Afinal, eles devem promover a clareza das informações, mostrar métricas e KPIs atualizados, além de facilitar as análises.

Por isso, ao adotar um modelo de dashboard de marketing digital, vale a pena pensar antes nos seguintes questionamentos:

  • Ele reúne todos os dados essenciais para uma análise completa das estratégias digitais?
  • Sua atualização acontece em tempo real?
  • O quanto ele entrega possibilidades de personalização?
  • E o principal: ao bater o olho nos indicadores, sua equipe conseguirá extrair insights e tomar decisões com eficiência?

Refletir sobre esses pontos é o primeiro passo na busca pela melhor ferramenta para a sua rotina e na construção de um dashboard eficaz para seus projetos. 

3 modelos de dashboard de marketing digital

Agora que você já sabe por onde começar a busca pelo modelo ideal de dashboard de marketing digital, nós separamos abaixo 3 indicações que são comumente usadas no mercado e que podem ser adotadas pela sua agência ou empresa. São elas: 

  • dashboard no Excel;
  • dashboard do Power BI;
  • e dashboard do Reportei.

Dashboard no Excel

Para começar, vamos falar sobre esta ferramenta, que é uma das mais comuns na criação de dashboards de marketing digital: a planilha

Seja no Excel ou no Google Sheets, há o benefício de criar um painel de controle com custo baixo, de fácil acesso para toda a equipe e que entrega todas as funcionalidades interessantes para qualquer negócio, como recursos de personalização, gráficos que ilustram os dados e fórmulas para facilitar cálculos.

No entanto, ao mesmo tempo em que é uma ferramenta bastante completa de trabalho, o dashboard no Excel possui algumas desvantagens que podem dificultar as questões da tomada de decisão mais ágil e do aumento de produtividade da equipe. 

Dentre as principais, a necessidade de criar o painel do zero – o que gasta horas do time no planejamento do melhor modelo –, a falta de atualização automática das métricas e o fato de que nem sempre as planilhas são intuitivas – ainda mais se tiverem excesso de informações.

Sendo assim, mesmo tendo um custo mais baixo, esse modelo de dashboard de marketing digital pode acabar exigindo mais dedicação na construção e atualização do que em análises estratégicas.

Dashboard no Power BI

Outra ferramenta que é muito usada na construção de dashboards, não só de marketing digital como também de outros setores de empresas, é o Power BI

Desenvolvida pela Microsoft, a plataforma de Business Intelligence coleta dados de diferentes canais – como do Excel, redes sociais, softwares de automação de marketing, entre outras fontes – para criar painéis personalizados que ajudem na interpretação dessas informações.

Como uma grande vantagem, o dashboard no Power BI entrega a facilidade de centralizar todas as informações em um só lugar, inclusive de outras áreas, como vendas, gestão de pessoas, produtividade da equipe, gerenciamento de estoque, entre outros. 

Por outro lado, ele também conta com alguns pontos de atenção, como a limitação de dados processados, a usabilidade – que não é tão amigável e pode ser um problema para alguns usuários – e os planos pagos, que podem ter preços mais salgados dependendo da quantidade de pessoas que forem administrar a plataforma. 

Dashboard no Reportei

Nossa última indicação da lista não poderia ser outra além do dashboard de marketing digital do Reportei! Sim, nossa plataforma conta com uma ferramenta para análises em tempo real, sem que você precise gerar um novo relatório sempre que quiser checar a performance de alguma mídia social.

Seja para todos os canais do projeto ou algum específico, o dashboard pode ser criado de maneira personalizada – com métricas e gráficos mais importantes –, ter datas e períodos de comparação alterados sempre que quiser e é atualizado automaticamente assim que você clica no botão “Atualizar dashboard”. 

Com isso, é possível tomar decisões com mais facilidade, garantindo a produtividade da equipe e a boa performance do projeto. 

Indo além, o dashboard do Reportei também pode ser compartilhado com os clientes, para que eles mesmos acompanhem os dados atualizados e modifiquem os períodos de análise para navegar por resultados de diferentes momentos do projeto. 

Dashboards de marketing digital no Reportei

O melhor de tudo é que essa funcionalidade está disponível em todos os nossos planos e pode ser usada junto a outros recursos, como criação de relatórios ilimitados, acesso à Linha do Tempo e automação de relatórios. 

Quer conhecer o nosso dashboard de marketing digital de perto? Então solicite um teste grátis de 3 dias agora mesmo para conhecer as vantagens do Reportei na prática!

conhece reportei

Posts que podem ser interessantes
Este profissional é responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e da manutenção do código já existente visando o aprimoramento da ferramenta, agregando valor e melhorando a experiência do usuário.
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe