DicasRedes SociaisSocial MediaTutoriais - Passo a passo

Checklist para Social Media: confira como ele facilita a rotina de um freelancer



Do planejamento à análise de resultados, veja como otimizar sua rotina com um Checklist para Social Media

Com a rotina atarefada de quem trabalha com redes sociais, é preciso ter uma atenção especial com as atividades, sejam elas diárias, semanais ou mensais. Dessa forma, um Checklist para Social Media é uma verdadeira mão na roda para ajudar no dia a dia desses profissionais. 

Por isso, preparamos um especialmente para te auxiliar nas atividades mais importantes e garantir que você não esqueça de nenhuma entrega. Além disso, ao final você vai poder baixar esse material gratuitamente para tê-lo sempre por perto. Vamos lá?

Como organizar seu Checklist de Social Media

Na rotina de qualquer profissão, ter uma boa organização é essencial para lembrar de todas as tarefas que precisam ser realizadas e evitar esquecimentos. Para freelancers que trabalham com mídias sociais, isso não é diferente. 

Por se tratar de uma atividade muito dinâmica e que tem novidades a todo momento, o Social Media, na verdade, precisa de uma atenção redobrada. Sendo assim, ferramentas como o checklist são primordiais para garantir que tudo saia do papel e os clientes estejam satisfeitos com o serviço.

Dentre as entregas recorrentes, temos aquelas que são diárias, semanais, mensais e de longo prazo. Por isso, na hora de estruturar o modelo de checklist, pensamos nas demandas divididas nesse formato, conforme você poderá conferir abaixo.

Tarefas diárias

Diariamente, um Social Media deve ter em seu radar as tarefas que precisam ser realizadas manualmente (que não podem ser programadas ou automatizadas) e conferir se está tudo rodando conforme o planejado nas mídias trabalhadas.

Além disso, é preciso tirar alguns momentos para responder a seus clientes e absorver demandas emergenciais, mudanças no projeto ou outros pedidos que não estejam no planejamento. 

Sendo assim, dentro de seu Checklist de redes sociais devem estar presentes as seguintes tarefas diárias:

checklist para social media tarefas diárias

Tarefas semanais

Nas tarefas semanais do Checklist para Social Media, você tem uma lista de atividades com uma recorrência menor que as anteriores, mas que precisam ser organizadas para que o projeto rode com eficiência e não tenha atrasos. 

Aqui, sugerimos que você foque na produção do conteúdo e uma análise de curto prazo dos resultados. Veja como fica a divisão:

Checklist para social media de tarefas semanais

Modelo de Calendário Editorial gratuito

Tarefas mensais

No âmbito mensal, o Checklist para Social Media deve ter seu foco voltado para a análise macro dos resultados, assim como planejamento de campanhas e ações futuras

Sendo assim, deve-se gerar um relatório mais completo sobre o desempenho do mês anterior e conversar sobre os próximos passos com o cliente. Nesse caso, as tarefas ficam listadas da seguinte maneira:

Checklist para social media de tarefas mensais

Leia também: Métricas e KPIs: como definir na estratégia de marketing digital?

Revisões de longo prazo

Nossa última etapa do Checklist para Social Media envolve uma visão de longo prazo, com análises e ações que não precisam ser feitas todo mês, mas que podem ter uma recorrência trimestral ou semestral (dependendo das necessidades do cliente).

Veja só como fica a nossa lista de revisões e atividades que você deve incluir em sua rotina nesse estágio:

Checklist para social media para Revisões de longo prazo

Confira também nosso material rico: Template de Planejamento para Mídias Sociais.

Curtiu nosso Checklist para Social Media? Para ter esse material e conferir sempre que quiser, basta se cadastrar no formulário a seguir e baixar agora mesmo!  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *