A metodologia de Inbound Marketing da Hubspot é uma das mais utilizadas pelos profissionais de Marketing do mundo todo. Essa metodologia tem como objetivo transformar um visitante em divulgador da sua marca, passando pelos níveis de atração, conversão, fechamento e encantamento.

Todas as etapas do funil de vendas são muito importantes, no entanto, a fase de fechamento é crucial para que a sua estratégia tenha sucesso.

No fechamento o objetivo é transformar o lead em cliente. Mas o que fazer quando você percebe que o seu time de marketing está entregando leads “frios” ou quando o seu time de vendas não consegue trabalhar os leads? Vendarketing!

O Vendarketing é a união do time de vendas e de marketing com o objetivo de alinhar melhor as expectativas da empresa e, consequentemente, aumentar a taxa de fechamento e a receita do negócio.

Ao propor um alinhamento mais frequente entre as equipes, a sua empresa muito provavelmente aproveitará melhor as oportunidades de venda, melhorará o retorno sobre o investimento, além de conseguir reagir com mais rapidez diante dos estímulos do mercado.

No entanto, para que essa estratégia funcione, é preciso:

  • Realizar reuniões periódicas entre os dois times;
  • Ter um canal de comunicação que permita o diálogo rápido e constante entre marketing e vendas;
  • Estabelecer metas compartilhadas que façam sentido para as duas equipes;
  • Enxergar esses dois grupos como partes complementares e não concorrentes.

Service Level Agreement (SLA)

O SLA ou acordo de nível de serviço é uma maneira de formalizar as metas e definições feitas pelo time vendarketing. Você e sua equipe devem inserir todos os combinados nesse documento, como a periodicidade de reuniões, as metas, as responsabilidade de cada time, para que todos os envolvidos estejam cientes das atividades e “comprem a ideia” do vendarketing.

Também é muito importante que a sua equipe de marketing especifique na meta a quantidade e a qualidade dos leads desejados. Além disso, o time de vendas também deve informar em quanto tempo entrará em contato com os potenciais clientes e como esse contato será feito.

Aplicando o vendarketing na sua empresa, você vai perceber que o alinhamento de equipes diminuirá os ruídos de comunicação, além de melhorar a visão sistêmica dos membros.

E aí, gostou de saber um pouco sobre vendarkteting? Já aplicou algo parecido na sua agência? Não deixe de nos contar a sua experiência com essa estratégia e continue acompanhando o blog do Reportei.

 

Leia mais: Ferramentas gratuitas para agendar posts nas mídias sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *