Uma estratégia de sucesso para gerenciar mídias precisa ser bem planejada, bem executada e também analisada, para que você consiga perceber se as suas ações estão dando certo (ou não) e pensar em melhorias. As métricas de redes sociais são ótimas aliadas para quem quer entregar bons resultados para os seus clientes.

Afinal, o que são métricas em redes sociais?

As métricas para redes sociais servem para mensurar o resultado das suas ações online, por meio de dados que ajudam a entender o comportamento e o perfil do usuário, as tendências do mercado e outras variáveis, além de ajudar o analista de mídias sociais a perceber se o planejamento de ações dele está funcionando e gerando os resultados esperados.

Agora que você já entendeu o que são as métricas, vamos conhecer as principais:

Taxa de Engajamento

Este dado revela quantas pessoas se envolveram com a sua publicação, por meio de curtidas, comentários e compartilhamento de postagens. Se o seu objetivo é fazer com que a sua empresa seja tida como a lovemark dos seus clientes, é preciso acompanhar a taxa de engajamento e pensar em ações que aproximem ainda mais o público que você deseja alcançar.

Para calcular a taxa de engajamento, normalmente, você precisa ver o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e dividir pelo número de impressões (alcance).

Exemplo: uma publicação no Facebook alcançou 4.500 pessoas e obteve 665 curtidas, 254 comentários e 54 compartilhamentos. Será que essa publicação conquistou uma boa taxa de engajamento?

Vamos aos cálculos:

Métricas de Redes Sociais

Cada página tem um público e um estilo próprio de conteúdo, portanto, o ideal é comparar a taxa de engajamento das suas publicações com a de publicações anteriores e até mesmo com as publicações de negócios parecidos com o que você administra, se possível. Nada de comparar os resultados das postagens da sua microempresa com as de uma multinacional, por exemplo.

Alcance Orgânico

No texto sobre tendências para as mídias sociais em 2018, nós citamos que a diminuição do alcance orgânico será um grande desafio para os analistas de mídias sociais. No entanto, essa ainda é uma métrica muito importante, principalmente para aqueles que não têm muitos recursos para impulsionar publicações.

O alcance orgânico conta quantas pessoas foram atingidas pelas suas postagens naturalmente, sem que você pagasse um centavo. Essa métrica se relaciona diretamente com os algoritmos das mídias sociais, que são os critérios que vão definir se um certo conteúdo é relevante e será “entregue” para um determinado usuário.

Cada rede social tem os seus algoritmos e critérios de promoção, então, é preciso levar muito isso em conta na hora de produzir e disponibilizar conteúdo, ainda mais que é muito comum as redes sociais não entregarem as suas publicações organicamente para toda a sua base.

A dica aqui é criar posts interessantes e compartilháveis, aumentando a “capilaridade” das suas publicações.

Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição (Bounce Rate) pode ser o percentual de usuários que realizaram uma sessão de uma página (no caso de um site), mas também pode se aplicar ao número de pessoas que bloqueiam o seu conteúdo no feed, descurtem a página ou denunciam como SPAM (no caso de uma fanpage no Facebook).

Essa métrica é importante porque ela mostra quantas pessoas estão rejeitando e estão incomodadas com as suas publicações nas mídias sociais ou com a página de entrada do seu site. Caso isso esteja acontecendo com muita frequência, é sinal de que a sua disponibilização de conteúdo deve ser repensada para proporcionar uma melhor experiência para o usuário.

Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques (CTR) também é uma boa métrica para observar o desempenho das suas publicações, avaliando se normalmente quem visualiza o seu conteúdo clica e interage com ele.

Para descobrir a sua taxa de cliques, basta ver o número de cliques que a publicação recebeu e dividir pelo número de impressões.

Exemplo: uma empresa enviou um email marketing para 500 pessoas, sendo que 250 pessoas abriram o email e 24 clicaram no link que estava no corpo do texto do email. Será que a taxa de cliques dessa campanha está alta?

Vamos aos cálculos:

Métricas de Redes Sociais

Uma CTR alta indica que os usuários gostaram do seu conteúdo e o acharam útil, já uma CTR baixa indica que você precisa melhorar o desempenho da conta que você administra traçando novos planos de ação.

Onde medir tudo isso?

Você pode acessar o resultado dessas e de outras métricas no painel de informações e de análises da rede social que você utiliza. No entanto, se você tem muitos clientes e administra muitos perfis e contas, analisar cada métrica, de cada cliente e em cada mídia social será uma tarefa árdua.

É preciso ter em mente que não existe estratégia de sucesso para as redes sociais sem uma boa análise de métricas e um trabalho orientado por dados e que leve em conta as particularidades de cada mídia.

Por isso, te sugerimos o uso do Reportei, que gera relatórios profissionais em 3 segundos, com as métricas do Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Google Analytics. Conheça o Reportei, testando gratuitamente por 3 dias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *