Saiba o que as métricas sessões, usuários e visualizações significam no relatório de Analytics

É normal que, ao abrir o relatório de Google Analytics, muitas pessoas se confundam com as métricas sessões, usuários e visualizações

Apesar de elas estarem ligadas e serem mais eficazes quando analisadas em conjunto, elas não significam as mesma coisa e podem, inclusive, levar a conclusões erradas sobre os seus resultados quando vistas dessa forma. 

Por isso, preparamos este artigo especialmente para apresentar a importância desses dados para o desempenho do seu site e tirar suas dúvidas de uma vez por todas sobre a diferença entre sessões, usuários e visualizações. Continue a leitura para conferir! 

Sessões, usuários e visualizações: quais são as diferenças entre elas?

Todo mundo sabe que o Google Analytics é uma ferramenta essencial no dia a dia de qualquer profissional de marketing que trabalha com websites. 

Afinal, é ele que nos apresenta o comportamento dos usuários nas páginas, facilitando a análise de seus perfis, canais de tráfego de onde vieram e os conteúdos que mais acessam.

Tudo isso gera insumos para oferecer sempre a melhor experiência para esses visitantes. Porém, para que isso aconteça de maneira eficaz, as métricas precisam ser avaliadas com precisão e de forma complementar.

É nesse momento que algumas pessoas, principalmente as que estão começando, se perdem e acabam confundindo ou não dando a devida importância para algumas delas, como as sessões, usuários e visualizações de página.

Então, abaixo, preparamos um pequeno guia para mostrar o que são esses três dados, como eles funcionam e sua relevância para uma estratégia de marketing digital. Vamos lá?

Sessões

As sessões nada mais são que o conjunto de interações que o usuário realiza ao visitar seu site. 

Ou seja, quando ele visualiza páginas, interage com o seu conteúdo, faz uma compra ou baixa um e-book, todas essas ações são contabilizadas pelo Google Analytics como uma única sessão. 

Dessa forma, um visitante pode abrir diversas sessões em seu site tanto no mesmo dia quanto em diferentes dias, semanas ou meses. 

Essa sessão se encerra quando o usuário deixa o site ou quando acontece uma das seguintes situações: 

  • quando a pessoa abre uma página e a deixa inativa por mais de 30 minutos. Mesmo que ela retorne depois para continuar interagindo, uma nova sessão é aberta após esse tempo;
  • quando o relógio atinge meia-noite e vira o dia. Mesmo que você esteja interagindo com o conteúdo, outra sessão começará;
  • toda vez que o usuário entra por meio de uma campanha e depois retorna ao site com outra campanha.

Essa métrica, quando analisada em conjunto com número de usuários e pageviews, é extremamente importante para entendermos o quanto os seus visitantes interagem com o seu site.

Usuários

Enquanto as sessões estão mais relacionadas a comportamento, a métrica “usuários” reúne a quantidade de visitantes que chegaram ao seu site e interagiram com ele. 

Ou seja, eles são contados de forma única e podem realizar várias sessões ao longo de um período de tempo.

Quando retornam com uma certa frequência ao seu site, inclusive, os cookies armazenados em seus navegadores ajudam a identificá-los e eles passam a ser contabilizados pelo Analytics como “usuários ativos”.

Ao acompanhar esses dados com frequência, você consegue mensurar o nível de interesse dos seus visitantes no conteúdo das suas páginas.

Sendo assim, fica mais fácil saber se a sua estratégia de marketing está funcionando e o que precisa ser ajustado não só para atrair, como também para reter os usuários.

Visualizações de página

Também conhecida como pageviews, esta métrica mostra a quantidade total de visualizações que as páginas do seu site receberam em um determinado período de tempo.

Sozinhos, esses dados não conseguem dizer muita coisa, porque um mesmo usuário pode acessar diversas páginas. 

Porém, no relatório do Google Analytics do Reportei, nós mostramos também a métrica “páginas por visita”, que apresenta o número médio de páginas acessadas por sessão. 

Quando analisada junto aos outros dados, essa métrica auxilia na avaliação do comportamento dos usuários e suas ações no seu site. 

É válido lembrar também que o Analytics vai muito além da análise de sessões, usuários e visualizações, podendo oferece uma variedade enorme de informações para aprimorar sua estratégia de marketing digital.

Dessa forma, que tal explorar mais sobre essa ferramenta? Acesse nosso Guia do Google Analytics e fique por dentro de todas as suas métricas e funcionalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *