Não consigo fazer a integração do Instagram ao Facebook. E agora?

Frequentemente, nossa equipe de suporte recebe relatos de dificuldades de conectar contas ao Reportei devido a problemas de integração do Instagram ao Facebook

Essa situação pode acontecer por diversos fatores ligados a essas duas redes sociais e, por isso, é impossível para nós prever, monitorar ou ter controle sobre a questão. 

No entanto, como a integração é essencial para a geração de relatórios no Reportei, sempre tentamos auxiliar nossos clientes para que eles recuperem essa conexão da melhor forma possível. 

Sendo assim, depois de muita pesquisa e de buscar referências em ferramentas internacionais que também já enfrentaram esse obstáculo, chegamos a algumas causas e quatro possíveis soluções para ajudar você, caso esteja passando pelo mesmo problema. Vamos lá?

O que pode gerar o problema?

Antes de pensar em resolver, é preciso entender quais possíveis situações podem atrapalhar a integração do Instagram ao Facebook. Dentre as mais comuns, encontramos:

  • erros na vinculação da página com o Instagram, o que faz com que apareça a mensagem para  “Analisar conexão” nas configurações do Facebook;
  • o perfil do Instagram não estava associado à página corretamente. Ou seja, a pessoa que fez a integração com o Facebook não tinha acesso à sua página. É válido lembrar que o vínculo precisa ser feito por um administrador da conta;
  • a pessoa que converteu para o Instagram Business e se conectou ao Facebook não é mais uma administradora da página;
  • a tentativa de integração foi feita pelas configurações da página do Facebook e nem sempre essa tela funciona da maneira esperada. 

Dessa forma, o ideal é investigar se o seu problema está relacionado a alguma dessas causas e, depois disso, testar as soluções abaixo. 

1. Analise a conexão da conta no Facebook

Se o seu problema estiver relacionado ao primeiro erro da lista acima, você encontrará a mensagem de “Analisar conexão” nas configurações da sua página. Para isso, basta:

  • acessar a página do Facebook que está conectada ao perfil do Instagram, clicar nas configurações e depois em “Instagram”;
  • assim que abrir, o pedido para analisar a conta estará disponível  e você deve clicar no botão para iniciar o processo;
  • siga o passo a passo para recuperar a integração entre as contas;
  • após o fim da operação, retorne ao Reportei para tentar novamente a integração com a ferramenta, certificando-se de que todas as integrações estejam ativas.

Caso você ainda tenha problemas após a análise, indicamos que tente alguma das alternativas abaixo ou entre em contato com o suporte do Facebook para solicitar uma ajuda mais específica.  

2. Tente reconectar a conta do Instagram à página do Facebook

Outra possibilidade já testada é a tentativa de desconectar a conta do Instagram e conectá-la novamente à página correspondente. 

Mas isso só é possível se o seu perfil for o administrador da página vinculada, tudo bem? Então antes de tentar, garanta que a conta certa esteja logada no aplicativo do Facebook também. Depois disso, siga as seguintes etapas:

  • entre no aplicativo do Instagram e acesse a aba “configurações”;
  • depois clique em “contas” e “contas vinculadas” para visualizar a integração com o Facebook;
  • desconecte da página vinculada e tente conectá-la novamente. Ao fazer isso, o Facebook reconhecerá como tendo permissões para autorizar sua conta do Instagram;
  • feito isso, volte ao Reportei e tente integram o Instagram Business novamente.

3. Reverta a conta para um perfil pessoal

Se, mesmo assim, ainda tiver problemas com a integração, há uma outra opção que pode funcionar: a reversão do perfil para pessoal e, depois, novamente para comercial. 

Esta não é a melhor alternativa porque as informações da conta podem ser perdidas durante o processo. Porém, ela costuma ser efetiva para a maiorias dos casos.

Desse modo, antes de começar, sugerimos que você acesse o Instagram Insights e salve os dados mais importantes para ter acesso a eles depois. Em seguida, continue com o passo a passo abaixo:

  • verifique se você está logado em alguma conta do Instagram Web e, caso esteja, saia dela;
  • entre nas configurações da página pelo Facebook e depois acesse a aba “Instagram”;
  • no final dessa página, clique em “Desconectar” para desvincular a conta do Instagram;
  • feito isso, acesse o aplicativo do Instagram, acesse as configurações e depois clique em “Conta”;
  • vá até o fim da aba e toque na opção “Reverter para conta pessoal”;  
  • depois, acesse novamente as configurações de página do Facebook e adicione a conta de Instagram, aceitando a solicitação para transformar o perfil em comercial e preenchendo as informações necessárias;
  • por fim, retorne ao aplicativo do Instagram e confirme se ele configurou para a versão Business (uma mensagem deverá aparecer na tela);
  • se tudo estiver certo, é só tentar realizar a integração no Reportei novamente.

Em algumas situações, essa reversão pode ser impedida por um aviso de que você já atingiu o limite de contas de negócio que você pode criar. 

Isso acontece porque agora o Facebook exige que qualquer conta comercial esteja associada a um Gerenciador de Negócios (e cada perfil pode ter apenas dois desses). 

Sendo assim, toda vez que você muda para perfil comercial e não associa a um Gerenciador de Negócios já existente, o Facebook cria um novo e você pode atingir o limite, o que dificulta o processo. Mas calma! Isso tem uma possível solução e explicaremos abaixo como fazer.

4. Associe o perfil a uma conta de anúncios

Antes de iniciar o passo a passo a seguir, é preciso que você siga as instruções de reversão de conta para perfil pessoal, como orientamos acima. Porém, antes de torná-lo comercial novamente, faça a associação com o Gerenciador de Negócios da seguinte maneira:

  • na página do seu gerenciador, acesse a aba “Configurações do negócio”;
  • clique em “Contas” e depois em “Contas do Instagram”;
  • clique no botão “Adicionar” e insira seu nome de usuário e senha do Instagram;
  • depois selecione a conta de anúncios e a página que deseja atribuir;
  • por fim, retorne às configurações da página do Facebook e termine o processo de integração de acordo com o que orientamos no tópico acima;
  • se estiver tudo certo, vá ao Reportei para conectar sua conta por lá e gerar seus relatórios.

Dúvidas? Então dê uma olhada no vídeo gravado pelo James William, que foi nossa principal referência para esta última dica: 

E se o problema continuar?

Como dissemos anteriormente, os problemas de integração do Instagram ao Facebook podem acontecer por diversos fatores que fogem ao alcance da nossa equipe técnica. 

Sendo assim, se alguma dessas dicas que foram testadas pelos nossos clientes não funcionar para o seu caso, é essencial que você entre em contato com o suporte do Facebook para relatar o problema e buscar outras soluções. 

Só eles conseguirão ter um olhar mais direcionado para as suas necessidades específicas e ajudar em situações que fogem do comum. 

Agora, se você aplicou alguma dessas dicas e obteve sucesso ou tem alguma outra sugestão que funcionou com a sua conta, compartilhe com a gente nos comentários. A sua experiência pode ajudar muitos outros usuários a obter sucesso na Integração do Instagram ao Facebook!

 

Referências: Buffer, Later, Sendible e James William

  1. Olá! Estou tendo problemas de conexão com meu instagram! Tenho o mesmo e-mail e avesso do facebook mas por alguma razão não consigo entrar no meu email! Como estou ajnda logado no FB será que teria como ter acesso ou mudar meu endereço de email cadastrado?

    1. Olá, Guilherme, tudo bem?

      Se o seu problema está no momento de conectar sua conta do Instagram aqui no Reportei vou te ajudar! =) É normal aparecer o Facebook quando você vai conectar o Instagram, aqui nesse artigo tem explicando direitinho: https://reportei.com/central-de-ajuda/quero-integrar-o-instagram-mas-aparece-o-facebook-por-que-isso-acontece/

      Se você ficar com alguma dúvida, ou se você não conseguir conectar no Reportei mesmo assim, peço que entre em contato com nosso Suporte via chat ou então através do e-mail suporte@reportei.com =)

      Estamos à disposição!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *