Incertezas em 2021? Veja o que a rede Reportei tem a dizer sobre o mercado de Marketing Digital!

Após um 2020 cheio de surpresas e incertezas, é normal que surjam dúvidas sobre como será o desenvolvimento do mercado de Marketing Digital em 2021, seus desafios e oportunidades.

Afinal, quem se planejou e preparou lá no fim de 2019 para um ano próspero, com certeza se assustou com a chegada da pandemia e os grandes obstáculos que a acompanharam. 

Mesmo com todas as adaptações e aprendizados, 2021 deu continuidade ao cenário atípico do ano passado e à insegurança que cerca profissionais de diversas áreas, incluindo a de marketing. 

Mas será que os desafios serão os mesmos? Ou novos virão? Será que os conhecimentos adquiridos durante todo esse período foram suficientes para a conquista de um ano com resultados melhores?

Diante de tantas questões, realizamos uma pesquisa com profissionais de Marketing Digital para entender a realidade vivida por eles e as expectativas para este ano. 

Ao todo, foram 183 entrevistados de todo o Brasil — entre agências, freelancers e empresas —, que compartilharam suas experiências e estratégias para um 2021 mais promissor. Abaixo, você confere o que eles nos contaram sobre os desafios vivenciados em 2020 e os que ainda estão por vir. Vamos lá?

Os desafios vivenciados pela rede Reportei em 2020

Antes de falarmos sobre o presente e o futuro, precisamos falar sobre o passado e o grande acontecimento que culminou em tantas mudanças para o mercado digital: a pandemia.

Enquanto o novo vírus trouxe obstáculos gigantes para diversos setores, o meio digital ganhou ainda mais relevância pela necessidade de conectar pessoas e aproximar as marcas de seus públicos.

Mas, apesar de muitas empresas, agências e freelancers terem encontrado oportunidades de negócio e crescimento por conta dessa transformação, de uma forma ou de outra, todas tiveram que passar por um intenso período de adaptação e aprendizado para melhorarem seus resultados.

Sendo assim, dentre os desafios mais apontados nas respostas da pesquisa com a rede Reportei, os que apareceram nos 5 primeiros lugares* foram:

  1. Prospecção de clientes;
  2. Diminuição de verba dos clientes;
  3. Adequação ao trabalho remoto;
  4. Qualificação da equipe;
  5. Dificuldades com a gestão.

E aí, algum desses obstáculos fez parte da sua realidade? Se antes eles já eram vistos na rotina de agências e freelancers, na pandemia acabaram ganhando uma dimensão maior. 

*No e-book você confere a lista completa com todos os desafios. Aproveite e baixe agora mesmo!

Concorrência, clientes e trabalho remoto

Porém, quem teve um destaque grande nas respostas e depoimentos dos participantes foram estes três tópicos: concorrência, clientes e trabalho remoto.

Junto ao aumento de concorrentes oferecendo serviços de Marketing Digital, muitos profissionais se depararam com a dificuldade de praticar os mesmos preços ou até mesmo reajustá-los para a realidade de 2020. Uma adversidade recorrente, então, era manter a qualidade das entregas cobrando a mesma quantia ou até oferecendo descontos.

Além disso, também viram clientes deixarem a agência ou freelancer por conta da falta de verba e da busca por valores mais acessíveis. Com o crescimento do churn, instaurou-se um cenário de mais insegurança e incertezas, que precisou ser superado aos poucos.

Outro ponto que também gerou dificuldades foi o trabalho remoto. Muitas empresas e agências que nunca tinham pensado nessa possibilidade, precisaram modificar seus processos para fazer o home office funcionar e ser produtivo. 

A distância física impediu que práticas comuns do dia a dia continuassem, como as reuniões presenciais com clientes ou a equipe, mas abriu portas para outras possibilidades.

“Reinvenção” foi a palavra do ano

Diante de tantos desafios, não existe palavra melhor para descrever o ano de 2020 do que “reinvenção”. Seja na gestão, no relacionamento com os clientes ou no trabalho remoto, tudo teve que mudar para que os profissionais de marketing chegassem mais preparados em 2021.

No entanto, a adaptação não esteve presente apenas nos aspectos acima. Ela também foi muito importante na oferta de serviços. Veja só os 5 que mais apareceram nas respostas da nossa rede:

  1. Gestão de redes sociais;
  2. Gestão de e-commerce;
  3. Consultoria;
  4. Tráfego pago;
  5. Criação de sites.

Se pararmos para analisar, esses serviços têm tudo a ver com a transformação digital que fez com que muitas empresas caminhassem do offline para o online.

Com redes sociais mais estruturadas, e-commerce como canal de vendas e investimentos em anúncios para impulsionar a marca, essas empresas passaram a ter mais presença para quem podia (e ainda pode) ficar em casa para se proteger da pandemia.

A partir de mais serviços sendo ofertados e desafios sendo superados, a maioria das agências entrevistadas por nós fechou o ano com bons resultados: 62,8% delas apontaram crescimento no número de clientes, enquanto 71% mantiveram a equipe e 24% a viram aumentar.

O que esperar do mercado de Marketing Digital em 2021?

Para os participantes da nossa pesquisa, 2021 ainda é um ano em que prevalecem as incertezas e, ao serem perguntados, de 0 a 10, o quanto acreditavam que as dificuldades de 2020 se repetiriam, 43 deram nota 5, 25 deram nota 6 e 23 deram nota 7.

Em relação a quais seriam esses desafios, apesar de o 1º lugar ser o mesmo, vemos uma mudança na percepção das agências, freelancers e empresas. O ranking passou a ser o seguinte:

  1. Prospecção de clientes;
  2. Qualificar a equipe;
  3. Continuação da pandemia;
  4. Inovação para adaptar ao novo mercado;
  5. Manter equilíbrio e saúde.

Enquanto dois obstáculos se mantiveram presentes na lista, três outros surgiram para mostrar que muitos desses profissionais e empresas já passaram por um processo de amadurecimento e agora têm suas ações direcionadas para outras necessidades.

Abaixo, nós te contamos como eles têm se organizado para isso e quais planos de ação pretendem seguir em 2021 para se desenvolverem e terem bons resultados.

Como agências e freelancers estão se preparando para essa realidade

No que diz respeito à preparação para os próximos meses de 2021, vimos um intenso movimento das agências e freelancers para terem maior previsibilidade e conseguirem mudar o jogo.

Confira a lista com as 5 estratégias que mais foram citadas pelos nossos entrevistados:

  1. Capacitação do time;
  2. Evoluir nas entregas;
  3. Melhorar planejamento e gestão;
  4. Aumentar o portfólio;
  5. Melhorar processos.

Alguma dessas estratégias já faz parte da sua realidade? No e-book, você encontra o ranking completo com as 10 respostas mais apontadas na pesquisa e pode se preparar ainda mais para as mudanças que estão à caminho.

Seja nas entregas, na gestão ou na capacitação do time, o ideal é sempre fazer o melhor, mesmo que novos desafios apareçam e você tenha que passar por diversos processos de adaptação e reinvenção.

Agora que você já sabe como foi o 2020 dos profissionais de Marketing Digital e o que esperar de 2021, compartilhe com a gente os desafios que você ou sua empresa viveram no ano passado. O que você fez para superá-los? O que mudou na sua rotina? Comente abaixo!

Cenário do Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *