Saiba o que significam as Histórias Criadas no seu relatório do Reportei

Ao gerar um relatório do Facebook no Reportei, você sempre se depara com as métricas do “Megafone de Engajamento”, que são compostas pelo Alcance da Página, as Impressões Totais e também pelas Histórias Criadas nessa rede social.

Mas é aí que surge a dúvida: o que, de fato, são essas Histórias? Como elas podem contribuir para a interpretação dos resultados e a criação de novas estratégias?

Bem, antes de tudo, é preciso entender que o Facebook considera como uma “história” toda interação de um usuário que aparece no news feed de algum amigo ou seguidor dele.

Ou seja, quando você realiza uma ação em relação a uma página, ela pode aparecer para as pessoas que você se relaciona, o que ajuda a promover organicamente um conteúdo que pode ser interessante para outros usuários.

Sabe quando você está olhando o feed de notícias do Facebook e aparece que um amigo curtiu ou comentou uma determinada publicação?

Então, isso significa que ele criou uma história para essa página, uma vez que ela chegou até você e, possivelmente, mais pessoas também.

Ações que criam histórias no Facebook

As interações que criam histórias no Facebook são:

  • curtidas na página ou nas postagens;
  • publicações ou avaliações no mural de uma página;
  • compartilhamento da página ou de postagens;
  • fazer check-in na página ou marcá-la em uma foto;
  • comentar em uma publicação ou responder a uma pergunta;
  • responder a um evento criado pela página.

Com são muitas as ações que podem contribuir para as Histórias Criadas, essa métrica ganha uma relevância muito grande quando avaliamos o engajamento no Facebook.

É por isso que, ao gerar um relatório do Reportei, é possível vê-la em destaque no Megafone de Engajamento.

Ali, você encontra o total de Histórias Criadas pelos usuários (sendo que uma única pessoa pode criar mais de uma história por período) e, abaixo, estão todos os outros dados relacionados ao engajamento no período selecionado.

A análise conjunta dessas informações é essencial para entender como os usuários se comportam e o que pode ser feito para aumentar o nível de interação com eles.

As Histórias Criadas auxiliam no alcance viral das suas publicações

Como dissemos anteriormente, as Histórias Criadas colaboram (e muito) para o aumento do engajamento em uma página, visto que elas ajudam a promover, de uma maneira orgânica, o conteúdo para outros amigos e seguidores do Facebook.

Sendo assim, elas também impactam em uma outra métrica que também é importante para a análise do relatório: o Alcance Viral.

Encontrado na tabela de Postagens em Destaque, o Alcance Viral mostra a quantidade de usuários que foram atingidos pelos seus posts depois que ele receberam interações (como curtidas, compartilhamentos e comentários) por parte de seus amigos.

Ou seja, depois que as histórias foram criadas por uma pessoa e distribuídas organicamente para outras que podem ter interesse naquele conteúdo!

Para a sua estratégia, isso significa que a sua página e postagens estão criando um “boca a boca” no Facebook.

Dessa maneira, é essencial que você saiba avaliar como esse conteúdo gera engajamento (se é positivo ou negativo) e como você pode se planejar para fazer com que a sua página cresça por meio das Histórias Criadas e do Alcance Viral.

Histórias Criadas x Consumo

Além das histórias que são criadas no Facebook, há ainda uma outra informação que aparece no Microfone de Engajamento e pode, inclusive, gerar um pouco de confusão: a métrica de Consumo.

Muito parecido com as Histórias Criadas, o Consumo também mostra os resultados das interações dos usuários com a página. Porém, nenhuma dessas ações aparece no feed de notícias de amigos e seguidores e, portanto, não contribui para a promoção da marca.

Desse modo, as duas são importantes para entender o comportamento dos usuários em relação às suas publicações.

No entanto, elas possuem significados diferentes e devem ser utilizadas, de uma forma complementar, para criar análises mais completas sobre o conteúdo e as estratégias que você cria para as redes sociais.

Ainda tem dúvidas sobre as Histórias Criadas ou outras métricas do Facebook? Então deixe seu comentário neste post para que possamos ajudar você a entender todos os dados do relatório de mídias sociais e a interpretá-los da maneira mais objetiva possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *