AgênciasAnálise de ResultadosIndicações

Ferramentas de SEO: Conheça 7 que não podem faltar na sua agência



Principalmente por ajudarem a definir estratégias eficazes e a aprimorar resultados com mais rapidez, as ferramentas de SEO têm se tornado uma base de informações extremamente importante para agências que desenvolvem projetos de otimização de sites e de produção de conteúdo.

Afinal, sem a aquisição de dados e sugestões de melhorias que muitas delas oferecem, é mais difícil sair do escuro e encontrar as respostas certas para as necessidades dos clientes.

Mas como saber quais são as ferramentas de SEO certas para os serviços desenvolvidos pela sua equipe?

Confira, abaixo, a lista que preparamos com sete delas que não podem ficar de fora da sua agência e dos seus projetos!

Extraia dados importantes por meio das ferramentas de SEO

Para gerar melhorias técnicas nos sites dos seus clientes e conquistar um bom posicionamento no Google, você precisa se preocupar com a busca por informações relevantes sobre o desempenho das páginas que está gerenciando.

Algumas ferramentas de SEO são extremamente importantes nessa tarefa e podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu trabalho. Confira as três que separamos neste artigo:

1. SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas de SEO mais completas para os profissionais de marketing que desejam obter os melhores resultados nas pesquisas do Google.

O investimento para obter seus benefícios é maior, mas vale a pena quando pensamos que ela trabalha para oferecer informações precisas sobre cada aspecto dos sites que analisa.

Algumas das suas principais funções são:

  • rastreamento do posicionamento nos buscadores;
  • fornecimento de ideias para impulsionar o tráfego orgânico;
  • auxílio na pesquisa e gerenciamento de palavras-chave;
  • e acompanhamento da concorrência para ajudar a entender o seu comportamento.

Recentemente, foi lançado também o SEMrush SEO Writing Assistant, uma extensão para os documentos do Drive que auxilia profissionais a verificarem se seus textos ou artigos de terceiros atendem aos requisitos essenciais para garantir a qualidade e originalidade do conteúdo.

A partir disso, essa nova funcionalidade avalia a legibilidade e a palavra-chave principal, além de mostrar recomendações de palavras-chave relacionadas e apontar ocorrências de plágio ao longo do texto.

2. GTmetrix

A GTmetrix é uma excelente opção para você encontrar recursos que auxiliem na otimização de sites de uma forma muito mais simples e clara.

Os relatórios oferecidos por esta ferramenta de SEO permitem que você tenha acesso ao desempenho do site, baseando-se nos indicadores mais importantes de velocidade de carregamento das páginas.

A partir do tempo de carregamento e o número de acessos, você consegue comparar seus resultados com a média geral de outros sites que a GTmetrix avalia e gerar melhorias com muito mais rapidez.

Para facilitar ainda mais a sua vida, a ferramenta também emite alertas quando o site apresenta um mau desempenho e realiza análises sobre o funcionamento dele em dispositivos móveis.

3. MozBar

A MozBar é uma barra que pode ser instalada no Google Chrome e fornece ferramentas de SEO para análise de métricas em qualquer página da internet.

Uma das suas principais funções utilizadas pelos profissionais de marketing é a avaliação da Autoridade de Página (PA) e Autoridade de Domínio (DA) para análise de concorrentes e dos resultados na primeira página do Google.

Com as informações da ferramenta, você consegue comparar métricas relacionadas ao links de cada página, encontrar e destacar palavras-chave relevantes e exportar detalhes da pesquisa para um arquivo CSV.

Com a assinatura do Moz Pro, é possível verificar também a dificuldade de palavras-chave para qualquer termo de pesquisa e obter mais detalhes sobre otimização de páginas e sugestões de conteúdos.

Busque palavras-chave e obtenha ideias com mais facilidade

Procurando ideias de termos de pesquisa ideais para o seu blog post ou para melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Então não deixe de verificar essas duas ferramentas de SEO que têm se destacado quando o assunto é busca e sugestões de palavra-chave:

4. Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta de SEO gratuita para profissionais que procuram informações sobre palavras-chave e sugestões de termos que podem ajudar no planejamento de suas estratégias.

Com base no Keyword Planner e no Google Suggest, ela fornece dados a partir de uma visão geral da palavra-chave pesquisada, focando em seu volume de buscas e nível de competição.

Além disso, a Ubersuggest avalia a sazonalidade do termo procurado e permite que você exclua palavras-chave negativas paAprenda a identificar a origem dos acessos do seu sitera aumentar a eficácia da sua pesquisa.

O melhor de tudo é que a ferramenta também é ilimitada! Você pode usá-la quantas vezes precisar para encontrar as melhores ideias e alcançar o público certo com seus projetos focados em SEO.

5. KW Finder

A KW Finder é uma das melhores ferramentas de SEO para quem quer resultados precisos ao buscar por palavras-chave e sugestões de termos com baixo nível de dificuldade que, normalmente, não são aproveitados.

Além de fornecer a combinação ideal entre volume de pesquisa e dificuldade de palavra-chave, ela também está integrada ao Google Suggest e se baseia em métricas específicas de SEO.

Ao segmentar seus resultados por meio da seleção de países, estados ou cidades, você pode compreender as buscas feitas em determinada localidade e direcionar ainda mais sua estratégia.

Mesmo sendo uma ferramenta paga, a KW Finder oferece um plano gratuito, que permite que você faça cinco buscas por dia, obtenha 50 palavras-chave por pesquisa e 100 backlinks.

Otimize ainda mais os seus resultados no Google

Faça do Google o melhor amigo dos seus projetos e aproveite as ferramentas de SEO gratuitas que ele oferece para o impulsionamento dos negócios do seu cliente.

Neste artigo, listamos duas que são extremamente importantes para quem quer obter um bom posicionamento no buscador. Confira:

6. Google Search Console

Inscrever-se o no Search Console é o ponto de partida para monitorar a presença de sites nos resultados das pesquisas do Google, compreendendo como o buscador enxerga suas páginas.

Com ele, você sabe, de forma gratuita, as pesquisas que geram mais tráfego para o seu site, se o design dele é responsivo e se existem erros que podem prejudicar seu posicionamento no ranking do Google.

O Search Console apresenta, ainda, informações específicas sobre palavras-chave que são pesquisadas e apresentam as suas páginas como resultado.

Quando bem trabalhado, principalmente junto ao Google Analytics, é essencial para analisar resultados com precisão e realizar melhorias técnicas com base em boas práticas indicadas pelo próprio buscador.

7. Google Meu Negócio

Essa é uma ferramenta que não pode faltar de jeito nenhum para qualquer  organização que quer ser encontrada por usuários que procuram informações sobre ela.

De maneira simples, você consegue gerar uma ficha cadastral para o site que gerencia e disponibilizar informações importantes para que clientes e pessoas interessadas encontrem a empresa mais facilmente.

Em pouco tempo, você consegue ajustar no Google Meu Negócio os horários de funcionamento e números para contato, divulgar o endereço da sede e exibir avaliações de outros clientes.

A ferramenta também permite que você compartilhe fotos relacionadas aos produtos da empresa, localização no Google Maps e notícias, ofertas ou atualizações que sejam importantes para o seu público.

Além disso, a sua ficha cadastral gera dados relevantes sobre a interação dos usuários com as informações disponibilizadas, analisando cliques, chamadas, desempenho das postagens e localização do público.

É importante lembrar que, quanto mais completas forem as informações que você extrair das ferramentas de SEO, mais eficazes serão as estratégias planejadas para seus clientes.

Agora que você tem acesso aos benefícios de cada uma delas, é só avaliar e escolher as que têm mais afinidade com a sua realidade e começar a utilizá-las agora mesmo para aprimorar ainda mais os seus projetos!

Gostou do artigo sobre ferramentas de SEO? Então assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de outras dicas que ajudarão a alavancar os resultados da sua agência!

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Facebook Messenger
Send message via your Messenger App