Análise de ResultadosIndicações

4 ferramentas para análise da concorrência



Com a evolução dos estudos e planejamento de ações voltadas para os meios digitais, as ferramentas para análise da concorrência vem ganhando cada vez mais importância nas vidas dos profissionais de marketing.

Afinal, uma pesquisa bem feita precisa ser baseada em dados e resultados, indo muito além de só vigiar se a grama do vizinho é realmente mais verde e encantadora que a sua.

Por isso, preparamos este post especialmente para falar sobre a importância do investimento em ferramentas para análise da concorrência e indicar quatro que se tornarão essenciais para as suas estratégias. Confira!

 

A importância da análise da concorrência para a sua estratégia

Se a grama do vizinho é sempre mais verde, então por que não analisar seus métodos para entender o que ele está fazendo certo e aproveitar as ideias para tornar a sua grama mais vistosa também?

É sempre importante lembrar que os seus concorrentes podem oferecer informações valiosas sobre o comportamento do público, gerando insights para que você aprimore suas estratégias e alcance a sua audiência de forma mais eficaz.

Mesmo não sendo uma garantia de sucesso, essa prática é primordial para auxiliar você a tomar decisões que estejam alinhadas ao mercado em que atua.

Sendo assim, vale a pena reservar um tempo para dar atenção aos seus competidores e investir em ferramentas que ajudem no direcionamento da sua pesquisa.

4 ferramentas para análise da concorrência que você precisa conhecer

A busca de informações sobre a concorrência nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando estamos começando do zero e precisamos entender, de fato, quem são nossos competidores.

Por isso, conseguimos encontrar, com facilidade, ferramentas para análise da concorrência que nos ajudam a pesquisar dados importantes e melhorar nosso desempenho a partir deles.

Confira quatro dessas ferramentas que selecionamos para você acompanhar de perto as estratégias para sites e mídias sociais dos seus concorrentes:   

1. SimilarWeb

A SimilarWeb é uma ferramenta simples e intuitiva que facilita a análise de tráfego da concorrência e a comparação com os seus próprios dados.

Nela, você consegue acompanhar de perto as estratégias de SEO dos seus competidores e o desempenho geral de seus sites a partir de métricas importantes, como o número de visitantes, taxa de saída e origem do tráfego.

 

 

Além disso, os responsáveis pela SimilarWeb também desenvolveram o SimiliarSites, que permite que você descubra, gratuitamente, sites que tenham conteúdos parecidos com os seus e qualifique os que são concorrentes.

 

2. BuzzSumo

O BuzzSumo é a ferramenta ideal para quem trabalha com marketing de conteúdo e está sempre procurando por novas ideias e formas de gerar melhorias para suas estratégias.

Ao pesquisar sobre o domínio do seu concorrente, você recebe informações sobre a performance de seus conteúdos e os melhores formatos para cada mídia.

Além disso, também pode focar nos dados sobre compartilhamento em redes sociais, que ajudam a fornecer insights para o desenvolvimento do seu trabalho.

A ferramenta possui planos que se ajustam a cada empresa e estrutura de agência, possibilitando que você faça um teste grátis por uma semana antes de contratar o que mais se adequa à sua realidade.

 

3. Alexa

A ferramenta de análise da concorrência disponibilizada pela plataforma Alexa permite que você encontre competidores que não conhecia a partir de informações sobre visitantes em comum e palavras-chave.

Ao pesquisar sobre o seu próprio domínio ou os dos concorrentes que conhece, você encontra dados importantes sobre sites que são similares aos de vocês.

Com eles, é possível comparar estatísticas sobre o tráfego, informações demográficas, termos que podem ser aproveitados e oportunidades de parceria para guest posts.

4. SEMrush

Já falamos sobre o SEMrush no artigo sobre ferramentas de SEO, mas é sempre válido destacar que essa é uma das plataformas mais completas quando o assunto é monitoramento da concorrência.

Quando você digita qualquer domínio na barra de pesquisas da ferramenta, recebe instantaneamente informações sobre suas principais palavras-chave e backlinks, além de dados sobre buscas orgânicas e pagas.   

Assim fica muito fácil acompanhar o desempenho dos sites dos seus principais concorrentes, não é mesmo?

Agora é só colocar a mão na massa, escolher as ferramentas que são ideais para o desenvolvimento do seu trabalho e começar a aprimorar suas estratégias!

 

Gostou do nosso artigo sobre ferramentas para análise da concorrência? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas que ajudarão a alavancar os resultados da sua agência!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Facebook Messenger
Send message via your Messenger App