O Google Analytics é uma ótima ferramenta para entender o perfil do público que visita o seu site e o comportamento que essas pessoas têm dentro das suas páginas. Com essa plataforma, por exemplo, é possível saber o tempo que o usuário passou no seu site, quantas páginas visitou etc. Mas como identificar a origem dos acessos do seu site? Se você tem essa dúvida, esse conteúdo é para você!

Por que é importante saber a origem dos acessos do seu site?

Ao identificar a origem dos acessos do seu site e analisando esses dados, você terá insumos para refletir se determinados esforços e ações têm valido a pena.

Se, por exemplo, você investe muito tempo na produção de emails e eles não contribuem muito com o tráfego do seu site, será que não é o momento de modificar a forma como esses emails são produzidos, diminuir a frequência de envio e investir ainda mais tempo em plataformas que geram muito tráfego para o seu site?

Quais são as possíveis fontes de acesso do seu site?

Um usuário pode chegar ao seu site usando os seguintes canais:

  • Busca Orgânica: pesquisas feitas nos motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo, e que resultam em cliques nos links não patrocinados da página de resultados.
  • Busca Paga: pesquisas feitas nos motores de busca e que resultam em cliques nos links que foram patrocinados por meio de Google AdWords, Bing Ads, Yahoo Bing Network etc.
  • Referências: usuários que estavam navegando em outro site e clicaram em um link que direciona para o seu.
  • Direto: usuários que digitam o endereço completo do site no navegador ou o acessam pela barra de sites favoritos do navegador.
  • Social: usuários que chegaram ao seu site por meio das mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc.
  • Email: pessoas que chegaram até o seu site por meio de algum email.
  • Display: tráfego das campanhas em mídias de display, como a Rede de Display do Google, que permite que você insira anúncios em websites que sejam relevantes para o serviço ou produto que você vende.

Como identificar a origem dos acessos do seu site?

No Google Analytics, é possível identificar a origem dos acessos do seu site visitando a aba “Aquisição” da ferramenta. Nela você poderá ter uma visão geral da origem de tráfego do seu site, com direito a mapas e outros detalhamentos gráficos importantes na hora de fazer essa análise indispensável.

No entanto, quando for apresentar esses dados para o seu cliente, é preciso se preocupar em ter uma relatório mais fácil de entender e que concentre as informações mais cruciais, como os relatórios profissionais gerados pelo Reportei. Nossa ferramenta gera relatórios para as mídias sociais em apenas 3 segundos, incluindo as informações mais importantes das contas de Facebook, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn, YouTube e, claro, Google Analytics.

Teste a nossa ferramenta gratuitamente por três dias aqui e gere muitos relatórios.

Leia mais: Métricas de Redes Sociais: como explicar as métricas de uma forma que o meu cliente entenda?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *