Saiba como utilizar o Close Friends do Instagram em sua estratégia de marketing digital

Uma das funcionalidades que mais faz sucesso no Instagram, o Close Friends possibilita que os usuários compartilhem stories apenas com uma lista seleta de seguidores, que é definida pelo próprio dono da conta.

Mas além de ser muito utilizado por perfis pessoais, o recurso de Amigos Próximos também se tornou importante para marcas que desejam estreitar relacionamentos e até ganhar dinheiro com a oferta de conteúdos e recompensas exclusivas.

Ficou interessado? Abaixo contamos como criar uma lista de Close Friends para a sua conta e 5 maneiras de usá-la para alavancar o seu negócio na rede. Acompanhe! 

Como criar uma lista de Close Friends no seu perfil

Criar a sua lista de Close Friends no Instagram é bem simples e rápido. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o seu perfil e, posteriormente, o menu no canto superior direito;
  2. Depois, clique no botão “Amigos Próximos”;
  3. Adicione quem você segue ou seus seguidores à lista, utilizando as sugestões da própria rede (a partir de seguidores que mais engajam) ou a barra de buscas disponível no topo;
  4. Pronto! Após adicionar todo mundo, é só começar a criar seus stories e enviar somente para esse grupo de pessoas.

Leia também: Algoritmo do Instagram: como utilizá-lo a seu favor?

5 formas de usar o Close Friends a favor do seu negócio

Além de ser muito popular entre as contas pessoais no Instagram, o Close Friends também vem se destacando como uma ferramenta preciosa para os perfis comerciais que desejam estreitar seu relacionamento com o público.

Muitas marcas utilizam a lista, inclusive, como uma maneira de monetizar a rede social e oferecer conteúdos exclusivos para seus seguidores ou clientes. 

Abaixo, indicamos 5 formas de aproveitar a funcionalidade a favor do seu negócio, seja para obter ganhos financeiros diretamente, fornecer conteúdos exclusivos ou se aproximar do público. Confira!

1. Ofereça recompensas

Muitas empresas apostam no Close Friends como uma maneira de oferecer recompensas exclusivas a seus seguidores mais engajados, como cupons de desconto, promoções e lançamentos de produtos. 

Com isso, essas pessoas ficam sabendo de tudo em primeira mão e se sentem mais valorizadas pela marca. Para criar essa lista de amigos próximos, você pode, por exemplo, abrir uma caixinha de stories ou criar uma publicação para que os usuários se “inscrevam”.  

Algumas marcas fazem esse tipo de ação mensalmente, já que as ofertas podem mudar de acordo com cada período e as pessoas interessadas nessas recompensas também.

2. Crie uma lista de assinatura 

Muito parecida com a proposta acima, a lista de assinatura para Close Friends também fornece conteúdos exclusivos, porém com o objetivo de monetizar o perfil.

A partir de uma assinatura mensal, os seguidores passam a ter acesso a postagens mais aprofundadas sobre os assuntos que você aborda, informações que vão além do que você disponibiliza para todo o público e tutoriais relevantes sobre um determinado tema.

Porém, é importante lembrar que, ao criar uma assinatura para o “Amigos Próximos”, você deve realmente entregar conteúdos que sejam inéditos e diferenciados. Caso contrário, seus seguidores podem sentir que foram enganados ao pagar para se tornarem VIPs.

3. Desenvolva mentorias

Para quem trabalha no ramo da educação, o Close Friends pode ser uma boa forma de desenvolver mentorias para os alunos que já estudam com você ou para estudantes em potencial.

No primeiro caso, você pode criar um espaço para que seus clientes tirem dúvidas sobre determinados temas por meio das caixinhas de pergunta ou realizem testes para avançarem em seus estudos.

Já no segundo caso, você pode abrir, mensalmente, grupos de mentoria sobre temas relacionados aos cursos ou treinamentos que oferece. Dessa forma, será possível se aproximar com mais facilidade de quem tem interesse nos seus produtos.

Leia também: Como programar stories gratuitamente no Instagram?

4. Apresente os bastidores do negócio

Com as redes sociais sendo cada vez mais um canal de aproximação entre marcas e pessoas, nada melhor que aproveitar o Close Friends para divulgar conteúdos que não chegam ao público geral com tanta facilidade.

A apresentação dos bastidores do negócio — seja para contar novidades, mostrar spoilers de lançamentos ou gerar interação com os nomes que estão por trás de todo o sucesso da marca — é uma excelente maneira de desenvolver relacionamentos e confiança.

Por meio dessa estratégia, você faz com que as pessoas desejem conhecer a sua empresa de perto e fideliza ainda mais o seu público.

5. Comunicação interna

Agora, se além do público externo, você deseja estreitar relações com o interno, o seu Close Friends pode ser formado com todos os colaboradores da empresa, tornando-se um canal interativo e mais informal.

Você pode utilizá-lo, por exemplo, para dar dicas de bem-estar ou de entretenimento, enviar lembretes de happy hours ou abrir caixinhas de perguntas, enquetes e testes que fortaleçam o engajamento das equipes.

Como estamos falando de Instagram, o ideal é que esse conteúdo seja menos ligado ao profissional e mais espontâneo, com o objetivo de deixar o cotidiano mais leve e divertido.

Gostou das nossas dicas sobre como usar o Close Friends a favor do seu negócio? Então aproveite para aumentar a sua taxa de engajamento com as 7 dicas que separamos neste artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *