Saiba como fazer uma análise de vendas na Hotmart que seja estratégica para o desenvolvimento do seu negócio!

Se você aposta em vendas na Hotmart para fazer com que seu infoproduto chegue ao seu público, já deve saber o quanto é essencial acompanhar os dados de maneira estratégica para extrair os melhores insights que a plataforma oferece. 

Afinal, muito mais do que a infraestrutura para armazenamento e comercialização de cursos e outros materiais de ensino, a Hotmart entrega as ferramentas certas para analisar o desempenho e aprimorar os resultados.

Porém, como sabemos que nem sempre é simples fazer uma análise minuciosa das vendas online, preparamos este artigo para dar dicas sobre as principais métricas que devem ser acompanhadas e como aproveitar ao máximo os dados que a plataforma fornece. Vamos lá?

Análise de vendas: um passo essencial para seu sucesso

Antes de seguirmos para as dicas de análise de vendas na Hotmart, precisamos destacar a importância desse acompanhamento para fazer com que você alavanque seus resultados na plataforma. 

Primeiramente, é válido lembrar que uma análise de vendas não se trata apenas de verificar o faturamento mensal e definir, a partir dele, se o seu infoproduto é um sucesso ou não.

Isso porque existe todo um processo por trás da decisão de compra. Cada cliente terá uma jornada diferente e cabe a você entender quais são os comportamentos mais comuns, canais por onde eles chegam, se após a compra eles retornam para adquirir outros produtos, entre outras coisas.

Com esses dados em mãos, é possível entender onde você acerta e o que precisa ser melhorado em sua estratégia. Sendo assim, suas ações passam a ser planejadas de uma forma mais eficaz e geram resultados mais alinhados ao sucesso do seu negócio.

Como funciona a análise de vendas na Hotmart?

A boa notícia é que, para quem vende ou quer vender na Hotmart, a própria plataforma entrega uma ferramenta de analytics com as principais métricas de vendas, que levam a uma avaliação mais eficiente da jornada do cliente.

Com o Hotmart Analytics, é possível acompanhar desde o desempenho do topo do funil, com dados relacionados a visitantes e páginas mais acessadas, até o fim do funil, para conhecer as formas de pagamento mais utilizadas e o comportamento pós-venda do cliente, por exemplo.

Isso faz com que os produtores tenham acesso a insights valiosos sobre suas vendas e, a partir daí, possam agir de maneira mais estratégica em cada uma das etapas.

7 dicas para fazer sua análise de vendas na Hotmart

No entanto, muito mais do que ter acesso a métricas de vendas na Hotmart, é preciso entender quais são as mais relevantes e como interpretá-las. Por isso, separamos as 7 dicas abaixo para auxiliar nesse processo. Acompanhe!

1. Confira a Taxa de Conversão do seu produto

Abrir o relatório de vendas e ver que o número de conversões está bom é ótimo, não é mesmo? Mas será que, em comparação à quantidade de visitantes que a página recebe, você está obtendo um resultado satisfatório? Ou poderia ser melhor?

É exatamente para isso que a Taxa de Conversão existe: para apontar se você está conseguindo converter os visitantes em vendas ou se está com alguns problemas que atrapalham o processo, como uma segmentação errada de anúncios ou um produto pouco atrativo.  

2. Acompanhe o crescimento mensal de vendas

Com dados de faturamento, número de vendas e taxa de conversão em mãos, é importante fazer um acompanhamento do crescimento mensal e começar a desenvolver um histórico das suas conversões

Por meio disso, será possível identificar como suas vendas estão evoluindo ao longo do tempo, mapear períodos de sazonalidade e planejar estratégias, como descontos ou outras ações promocionais, para atrair compradores para seus produtos digitais em períodos de baixa procura.

3. Fique de olho nas origens das vendas

Você sabe quais são os principais canais que atraem seus clientes para o site? Seria o Google Ads, Facebook Ads ou pesquisa orgânica?

Ter ciência de onde vêm as pessoas que compram seus cursos ou outros materiais de ensino é essencial para direcionar seus investimentos para os canais certos e aumentar suas chances de realizar mais vendas online na Hotmart. 

4. Entenda qual é o perfil do cliente

Além de saber de onde seu cliente vem, é preciso conhecer quem ele é. Por isso, o analytics da Hotmart também entrega dados relacionados ao comportamento dos consumidores dos seus produtos, para que você trace um perfil e trabalhe com estratégias de divulgação e segmentação mais eficientes.

Dentre as informações estão o tempo médio do ciclo de compra e o dispositivo utilizado para acessar sua página (celular, tablet ou desktop). 

Se a maioria dos usuários vem por mobile, por exemplo, então já dá pra saber que suas páginas precisam ser amigáveis e proporcionar a melhor experiência possível a eles.

5. Conheça as formas de pagamento mais utilizadas

Você tem o costume de acompanhar quais são as formas de pagamento mais recorrentes nas suas vendas da Hotmart? Se ainda não prestou tanta atenção nisso, saiba que está perdendo um bom insight para atrair seu público!

Um pagamento com parcelamento sem juros no cartão ou desconto no boleto pode ser um diferencial para quem tem interesse em seu curso ou e-book. 

Sendo assim, você pode destacar essa informação na sua página e pensar em criativos para anúncios que destaquem essas condições, tornando-as mais chamativas. Alinhado ao estudo do perfil do cliente, você tem uma mina de ouro para segmentar melhor o seu público.

6. Acompanhe o comportamento após a compra

Nós sabemos que existe um grande esforço para fazer com que o usuário que chega à sua página se torne uma venda na Hotmart. Mas como estão suas ações para fidelizar esse cliente? Você sabe como foi a experiência dele durante a compra e após adquirir seu produto?

Fazer esse acompanhamento ajuda você a identificar possíveis problemas no processo e trace estratégias para que esses clientes continuem comprando seus produtos no futuro.

7. Analise o Retorno sobre o Investimento (ROI)

Em nossa última dica, não poderíamos falar de outra coisa além do ROI. Essa métrica é muito relevante para avaliar o retorno que você tem com o seu investimento em marketing e vendas.

O cálculo dessa métrica é bastante simples:

ROI = Receita – Custos / Custos

Ao analisar o resultado, que deve ser sempre o mais alto possível e nunca negativo, você sabe quantas vezes o seu investimento retornou em receita para o seu negócio.

A partir disso, é possível avaliar quais estratégias de vendas na Hotmart estão funcionando e quais precisam ser ajustadas para gerar um retorno maior.

Gostou das nossas dicas sobre como analisar vendas na Hotmart? Aproveite para conferir também o nosso conteúdo com 7 benefícios do uso de dashboards de vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.