Tendências para as mídias sociais em 2018

Ao encerrarmos um ciclo, é normal pararmos e refletirmos sobre as atividades que realizamos, levantando pontos positivos e negativos, a fim de iniciarmos um novo ciclo eliminando aquilo que não traz resultado e aprimorando o que deu certo, não é verdade?

A virada de ano dos profissionais de social media não deve ser diferente, pois, como profissionais e especialistas da área, temos que estar atualizados e cientes das ações, mídias e estratégias que vão trazer bons números para os nossos clientes.

Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais apostas de tendências para as mídias sociais em 2018:

Mobile ainda mais forte

Não é novidade que as empresas devem se preocupar com o usuário e com a experiência dele nas mídias sociais. No entanto, a cada dia, essa preocupação deve ser ainda maior, já que os smartphones têm sido cada vez mais usados para consumir e produzir conteúdo online.

Portanto, se a sua empresa não tem uma estratégia orientada para mobile, é muito provável que ela esteja perdendo tempo e dinheiro. Achou um exagero? Então, confira esses números:

  • Atualmente, no Brasil, há mais de 198 milhões de smartphones em uso contra mais de 162 milhões de computadores (Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas);
  • Segundo a GSMA, 5 bilhões de pessoas no mundo têm smartphones, sendo que a população mundial é de 7,6 bilhões de habitantes. Nesse caso, temos que levar em conta que existem pessoas que têm mais de um aparelho. Mesmo assim, esse é um dado muito importante e significativo;
  • Em 2016 e nos EUA, a publicidade para mobile representou 84% da receita do Facebook.

Vídeos inovadores

Essa tendência vem acompanhada de um grande desafio, já que os vídeos já são populares há algum tempo. No entanto, a novidade aqui é que em breve esse formato pode saturar e o consumidor vai precisar de se encantar com um novo estilo de conteúdo audiovisual. Cabe a você, profissional criativo, pensar em maneiras de personalizar ainda mais os seus vídeos, já que eles costumam ser peças fundamentais na hora de aumentar o engajamento e conquistar novos seguidores.

Ascensão dos chatbots

Os chatbots são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada e vieram para revolucionar o serviço de atendimento ao consumidor online (SAC 2.0, SAC 3.0 etc). Os chatbots ou chatterbots abriram uma nova possibilidade para conversar com o seu cliente ou lead, via Skype, Messenger, in app e em outras plataformas.

Com o aprimoramento dessa tecnologia, a tendência é que esses robôs sejam cada vez mais inteligentes e tenham cada vez mais capacidade de aprender com o usuário, a fim de oferecer um atendimento ainda mais personalizado.

Veja só esse exemplo de atendimento por chatbots da plataforma Crowdfire:

Os chatbots são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada

Desafios

Para 2018, vale a pena ter ainda mais atenção com alguns pontos, que podem e vão impactar no seu trabalho com mídias sociais:

  • Diminuição do alcance orgânico;
  • Mudanças nas formas de consumo;
  • Saturação de alguns formatos de conteúdo.

Agora que você já está por dentro das possíveis tendências e desafios para as mídias sociais em 2018, chegou a hora de planejar as ações dos próximos meses, analisando os dados e resultados do último ano. Está precisando de uma plataforma que gera relatórios profissionais em apenas 3 segundos? Conheça o Reportei, testando gratuitamente por 3 dias.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *