4 dicas para criar um relatório de social media que destaque os resultados mais importantes

4 dicas para criar um relatório de social media que destaque os resultados mais importantes
Confira dicas para criar um modelo de relatório que destaque os resultados importantes e seja mais relevante para a comunicação com o cliente.

Confira dicas para criar um modelo de relatório que destaque os resultados importantes e seja mais relevante para a comunicação com o cliente

Ao criar um relatório de social media, um dos maiores desafios vivenciados pelo analista é estruturar um documento que seja realmente relevante para o cliente, engajando-o com os resultados e as decisões mais importantes para o projeto.

Afinal, quando não sabemos exatamente por onde começar e como desenvolver uma boa história a partir dos dados, fica mais difícil comprovar o real valor dos serviços prestados, não é mesmo?

Mas se ainda não sabe por onde começar para definir um formato de relatório que destaque os resultados mais importantes e aprimore a maneira de se comunicar com seu cliente, não se preocupe. Preparamos este artigo para dar 4 dicas essenciais e mostrar como é possível usar o Reportei para esse processo de personalização. Vamos lá?

Por que devo me preocupar com a ordem dos resultados no relatório?

Antes de tudo, precisamos destacar a importância de ter um relatório bem estruturado, que valorize os resultados principais durante a reunião de apresentação. 

Seja ela mensal ou quinzenal, este é o momento em que você terá conexão com o cliente para demonstrar não só onde chegaram com as ações realizadas, como também validar as próximas estratégias. 

Sendo assim, é um contato que deve ser aproveitado ao máximo para mostrar como o marketing digital reflete nos resultados totais da empresa e discutir novas ideias que ajudem no desenvolvimento da mesma. 

Para que isso aconteça, a ordem em que os canais, métricas e análises são apresentados faz toda a diferença. 

Por exemplo, digamos que seu cliente tenha um e-commerce e seu objetivo seja aumentar as vendas na plataforma. Faz sentido, então, que os dados de crescimento das vendas (ou os mais próximos disso) sejam os primeiros a serem apresentados em uma reunião, certo? 

Isso fará com que o cliente tenha sua atenção direcionada para o que é mais importante e engaje nas decisões que vão refletir no resultado final, sejam elas sobre campanhas pontuais, de mídia paga, SEO ou conteúdos para redes sociais. 

Como criar relatórios de social media mais relevantes

Dito isso, há algumas maneiras eficientes de desenvolver o relatório de social media para que ele destaque os resultados mais importantes para o cliente e seja um convite para o engajamento com o projeto. Confira a seguir as 4 dicas que selecionamos para ajudar nesse processo!

1. Mostre os resultados de fundo de funil primeiro

Como dissemos anteriormente, o decisor sempre terá uma grande preocupação com os resultados relacionados ao fundo do funil. Ou seja, aqueles que impactam no aumento das suas vendas. 

Por isso, indicamos o uso da estrutura de funil invertido para desenvolver e apresentar seus relatórios, começando pelos dados mais próximos ao fechamento de novos negócios e, depois, destacando as métricas relacionadas ao meio e topo. 

Em alguns casos, isso vai significar o crescimento no faturamento, chegada de mais oportunidades ou novos contatos para solicitação de orçamento de produtos ou serviços. E por mais que cada projeto tenha um objetivo final diferente, sempre haverá maneiras de conectar o retorno das suas estratégias a ele. 

Veja alguns exemplos interessantes de resultados que impactam no fundo do funil e podem ser priorizados em seu relatório (independentemente do tamanho do projeto):

  • Gestão de redes sociais: quantidade de contatos que chegaram para solicitar orçamentos e tirar dúvidas sobre os serviços. Na reunião, é possível validar com o cliente quantos se tornaram vendas;
  • Tráfego pago: número de conversões geradas pelos anúncios, a taxa de conversão e o ROI (retorno sobre o investimento) das campanhas;
  • Inbound marketing: oportunidades de negócio geradas mensalmente, quantidade que se tornou venda no período (se tiver acesso a esse dado) e validação da qualidade desses contatos com o cliente.

Por fim, é válido destacar a importância de ter metas associadas a esses resultados, de forma que tanto você quanto o cliente consigam mensurar o retorno com maior precisão. 

2. Use o resultado principal como ponto de partida para os demais

Após priorizar os resultados de fundo de funil no relatório, o ideal é usar esses dados como ponto de partida para explicar os demais. Isto é, como as ações realizadas impactaram no retorno obtido no fundo do funil.

Digamos que você tenha obtido um aumento significativo nas conversões das campanhas de Google Ads. Este é o momento de avaliar questões como:

  • esse crescimento foi gerado por um aumento no investimento ou uma melhor distribuição de verba?
  • qual foi a CTR dos anúncios e por que eles se tornaram mais atrativos?
  • quais outras mudanças foram implementadas no período e como elas se conectam aos dados apresentados?

Questionamentos como esses ajudam não só a fazer uma análise mais precisa sobre os dados complementares do relatório, como também a abrir espaço para o debate de novas ideias junto ao cliente. 

3. Complemente com informações qualitativas

Outro ponto interessante, que ajuda a contar a história das ações que levaram ao resultado final, é trabalhar com informações qualitativas no relatório

Por mais que os dados sejam objetivos, claros e extremamente relevantes, nem sempre eles vão conseguir criar um storytelling consistente sozinhos. Por isso, é importante mostrar exemplos que comprovem a eficiência da sua estratégia. 

Para quem trabalha com redes sociais, é possível mostrar prints de interações com os conteúdos, mensagens recebidas para solicitar um orçamento ou tipos de postagens que mais engajam com o público.

Já no caso do inbound marketing, você pode destrinchar a linha do tempo de ações realizadas pelo lead até a solicitação de um trial ou demonstração, mostrando como ele interagiu com o site, e-mails que abriu, entre outras possibilidades que são oferecidas pelas ferramentas de automação.

Tudo isso ajuda a costurar melhor a história contada por meio das métricas, fazendo com que o cliente enxergue maior valor na sua apresentação e no resultado principal obtido.  

4. Mostre como esses resultados impactam no futuro

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de conectar esses resultados principais (e os complementares também) às estratégias previstas para os próximos meses. Afinal, é essencial que as decisões sejam sempre tomadas com base em dados, não é mesmo? 

Ao invés de deixar essa conversa para o final, quando o cliente já não pode estar tão atento ou o tempo esteja mais limitado, tente adicionar os principais insights ao longo da apresentação, mostrando como as métricas deram origem a essas ideias e abrindo espaço para a contribuição de todos os participantes.

Além de ajudar a ter uma reunião mais otimizada, você sairá desse encontro com os próximos passos alinhados para iniciar o trabalho com sua equipe. 

Saiba como personalizar seu relatório no Reportei

Agora que já conferiu nossas dicas sobre como destacar os resultados mais importantes no relatório de social media, é hora de saber como o Reportei auxilia nessa construção.

Em nossa plataforma, você pode criar relatórios e dashboards totalmente personalizados para atender às necessidades de cada projeto, definindo quais canais devem aparecer primeiro, métricas principais e adicionando análises que complementam os dados por meio de textos, imagens ou até mesmo vídeos.

Inclusive, o Reportei já fornece templates de relatórios que são adaptados para cada objetivo de projeto, como os de redes sociais, inbound marketing, tráfego pago e e-commerce.

Mas, se preferir, você também pode desenvolver seu próprio template e salvá-lo para usar posteriormente dentro do mesmo projeto ou com clientes diferentes. Ou seja, a geração de relatórios fica ainda mais prática para que você foque no que mais importa: análises e ações estratégicas.

Aproveite nosso teste grátis de 3 dias e conheça todos os benefícios que nossa ferramenta oferece para os seus projetos de marketing digital!

Reportei Teste grátis por 3 dias

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe

Esse site utiliza seus cookies

Utilizamos seus cookies para oferecer a melhor experiência possível.