Relatório do Pinterest: conheça a nova integração disponível no Reportei

Relatório do Pinterest: conheça a nova integração disponível no Reportei

Mais uma novidade chegou ao Reportei: confira tudo sobre o relatório do Pinterest e o de Pinterest Ads

Novas integrações não param de chegar ao Reportei! Agora, você poderá fazer análises ainda mais completas das suas estratégias para mídias sociais com o relatório do Pinterest e do Pinterest Ads.

 

A rede social, que é focada em ajudar seus usuários a descobrirem e compartilharem inspirações visuais (sejam de estilo, decoração, receitas, entre outros temas), é um grande sucesso no mundo todo e conta com mais de 46 milhões de brasileiros ativos na plataforma.

 

Além disso, o canal possibilita a veiculação de anúncios por meio do Pinterest Ads, que contém segmentações robustas, campanhas focadas em vendas e diversas ferramentas para que marcas alcancem seus públicos com facilidade.

 

Se você já usa a plataforma nas estratégias do seu cliente ou da sua empresa, vai gostar de saber como gerar relatórios do Pinterest com muito mais agilidade e quais insights extrair a partir deles. Confira os detalhes abaixo!

 

Saiba tudo sobre o relatório do Pinterest

Para quem trabalha no marketing digital de empresas que exploram conteúdos visuais e inspiradores, o Pinterest tem um potencial gigante de ajudar a alcançar o público certo.

 

Mas, assim como em outras mídias sociais, é essencial acompanhar de perto os resultados gerados pelas suas estratégias e obter, a partir da análise de métricas, ideias eficientes para aumentar o engajamento dos perfis que gerencia.

 

Por isso, não poderíamos deixar o relatório do Pinterest de fora do Reportei! Essa nova integração já está disponível na plataforma para todos os planos e, com apenas alguns cliques, você tem acesso a todas as métricas, gráficos e destaques referentes ao período analisado.

 

Veja a seguir todos os detalhes do que você encontra no Reportei e como ajudamos na sua estratégia para o Pinterest!

 

Métricas disponíveis

Ao integrar sua conta ao Reportei, na aba “Gerenciar Integrações”, você cria um novo relatório do Pinterest em apenas alguns segundos. Nele, você encontrará as seguintes métricas de alcance e engajamento para analisar:

 

  1. Número de Pins: quantidade de Pins (marcadores para salvar imagens, vídeos ou produtos) criados no período;
  2. Total de Pins: número total de Pins postados na conta;
  3. Impressões: total de vezes em que seus Pins foram vistos;
  4. Engajamento: ações realizadas pelos usuários para interagir com seus Pins (como cliques e Pins salvos);
  5. Taxa de Engajamento: relação entre as interações feitas com os conteúdos e as impressões;
  6. Total de Pins salvos: quantidade de vezes em que seus conteúdos foram salvos por outros usuários (repins);
  7. Total de cliques em Pins;
  8. Taxa de Cliques: relação entre o total de cliques e o número de impressões dos Pins.
  9. Total de boards: número de quadros criados durante o período analisado.

Essa primeira parte do relatório do Pinterest fornece uma visão geral da conta, com insights sobre como ela está performando para alcançar e engajar o público, sempre com a possibilidade de realizar comparações com os períodos anteriores.

 

Caso sinta falta de algum dado, também é possível inseri-lo por meio da funcionalidade de métricas manuais e manter um registro completo em um só lugar.

 

No entanto, as informações não param por aí. Há, ainda, a possibilidade de ver mais detalhes sobre esses resultados e Pins que mais se destacaram, como mostraremos abaixo.

 

Gráficos e tabelas de engajamento

No relatório do Pinterest, há quatro gráficos para tornar suas análises de alcance e engajamento mais aprofundadas. São eles:

 

  • Impressões e engajamento ao longo do tempo;
  • Cliques e Pins salvos ao longo do tempo;
  • Impressões por formato (produto, padrão, ideia e vídeo);
  • Engajamento por formato.

Por meio deles, você pode avaliar quais foram os dias com melhor desempenho no mês, além de comparar tipos de interação e formatos de conteúdo. 

 

Já na parte de tabelas, você encontra os Pins em Destaque, dado que mostra os resultados dos principais Pins publicados no período, e os Boards em Destaque, que mostra quais quadros geraram maior engajamento com a sua audiência.

Assim, fica muito mais fácil entender quais conteúdos estão atraindo mais o público e os formatos que podem alavancar seu perfil.

 

Confira o relatório do Pinterest Ads

Pensa que acabou? Claro que não! O relatório do Pinterest Ads também já está liberado para ajudar você a entender, de uma forma mais simples, o desempenho das suas campanhas.

 

Disponível no Brasil desde 2021, a plataforma de anúncios do Pinterest entrega opções de campanhas para todas as etapas do funil, com objetivos voltados para reconhecimento, consideração, conversões e vendas offline.

 

Mas para que as estratégias sejam eficientes, é preciso analisar o que funciona, não é mesmo? Por isso, o Reportei capta automaticamente, da ferramenta de Analytics do Pinterest, os principais dados que você precisa saber sobre sua performance. Confira abaixo quais são eles!

 

Métricas de desempenho dos anúncios

Ao criar seu relatório do Pinterest Ads, você tem acesso às seguintes métricas de desempenho geral da conta:

 

  1. Total de Cliques nos Pins – para acessar conteúdos dentro ou fora do Pinterest;
  2. Total de Pins Salvos;
  3. Número de Conversões;
  4. Gasto Total;
  5. Custo por Mil Impressões (CPM);
  6. Taxa de Cliques Total (CTR);
  7. Engajamento Total com os Pins publicados;
  8. Engajamento Pago – o que inclui salvamentos, cliques em pins, cliques de saída e deslizes de cartão de carrossel;
  9. Impressões Totais;
  10. Impressões Pagas

Além desses dados, você também tem acesso a um gráfico que compara cliques e Pins salvos ao longo do período analisado, e à tabela de Campanhas em Destaque, que traz as informações de engajamento das campanhas realizadas.

Dessa maneira, você tem a oportunidade de entender o quanto sua conta de Ads está gerando retorno para o seu perfil e quais tipos de campanhas são mais positivas para aumentar o engajamento com o público.

 

Gostou de conhecer o relatório do Pinterest e o do Pinterest Ads no Reportei? Então não deixe de acessar ou criar sua conta para testar essa nova funcionalidade agora mesmo!

Como adicionar métricas e gráficos manualmente no relatório

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe