Entenda por que a métrica de retenção do Instagram Stories é importante para os seus resultados

Essencial para entender o engajamento do público com o seu conteúdo, a métrica de retenção do Instagram Stories às vezes gera algumas dúvidas sobre sua função e como é calculada nos relatórios do Reportei.

A verdade é que essa taxa exerce um papel importante nos seus resultados e foi desenvolvida pela nossa equipe para que nossos clientes pudessem ter informações mais completas sobre suas ações para essa mídia.

Se você quer saber tudo sobre a métrica de retenção do Instagram Stories e como aproveitá-la para melhorar seu conteúdo, então está no lugar certo. Continue a leitura para conferir!

Afinal, o que é a métrica de retenção do Instagram Stories?

A métrica de retenção do Instagram Stories, calculada no relatório do Reportei, nada mais é que uma maneira de entender a porcentagem de seguidores que assistem seus stories até o fim.

Como existem diversas ações que podem ser realizadas nessa mídia (como sair dos stories, passar para o próximo, retornar para o último ou pular para os de outra pessoa), nossa equipe buscou uma fórmula para medir o quanto os usuários ficam retidos nos seus stories.

Sendo assim, o cálculo é feito da seguinte forma: nós subtraímos o número de saídas da  quantidade de pessoas alcançadas e depois dividimos o total por esse alcance. 

Ou seja, se você tiver 100 usuários alcançados e 15 deles saíram dos seus stories, a conta fica assim:

100 (alcance) – 15 (saídas) = 85 (total)

85 (total) / 100 (alcance) = 0,85, que corresponde a 85% (taxa de retenção)

Como esse resultado é divulgado de forma individual, ao lado de cada um dos stories em destaque, ele é extremamente importante para compreender quais dos seus conteúdos geram retenção

Isso ajuda, então, a definir o que funciona ou não para o seu público, auxiliando na definição de futuras estratégias para o Instagram.

É importante lembrar também que só é considerada uma saída quando o usuário pula para os stories da conta de outra pessoa ou realmente deixa esse canal e volta para o feed. 

Caso a pessoa passe os stories para a frente, mas continue na sua conta, ela é classificada como “retida”.

Quer entender mais sobre a métrica de retenção do Instagram Stories? Então confira o vídeo abaixo, gravado pelo nosso CTO, Rodrigo Ferreira Nunes:

Quais outras métricas fazem parte de relatório de Instagram Stories?

Junto à métrica de retenção do Instagram Stories, há também outros dados essenciais que você deve analisar para obter uma visão mais completa dos seus resultados. São eles:

  • alcance: total de perfis únicos que viram seu story enquanto ele era veiculado;
  • impressões: número de vezes em que um story foi visto, mesmo que ele tenha sido acessado mais de uma vez pela mesma conta;
  • avançar: quantidade de toques dados pelos usuários para verem a próxima foto ou vídeo;
  • voltar: quantidade de toques dados pelos usuários para retornarem à última foto ou vídeo;
  • saídas: número de “abandonos” do story. Como dissemos antes, são contados os avanços para stories de outras contas ou o retorno ao feed;
  • respostas: mostra quantas respostas o story recebeu por parte dos seguidores.

Todas essas métricas são avaliadas de forma individual para os seis stories em destaque, que são escolhidos de acordo com as melhores performances de alcance

Como gerar o relatório de Instagram Stories no Reportei?

Gerar um relatório de Instagram Stories é muito simples, mas exige um pouco mais de atenção que outras mídias sociais que também estão presentes em nossa ferramenta.

Isso porque, ao contrário do Facebook, por exemplo, que consegue resgatar dados de até dois anos no passado, os dados dos stories são tão temporários quanto o próprio conteúdo veiculado nesse canal.

Sendo assim, o relatório de Instagram Stories não consegue salvar as informações se a conta não estiver ativa no Reportei

Ou seja, você precisa cadastrar e integrar o Instagram do cliente bem antes de começar a gerar seus relatórios e medir os resultados, ok? 

Depois que estiver tudo certo, aí sim é só seguir o mesmo processo das outras mídias: importar os dados automaticamente em três segundos, criar seu template personalizado e adicionar a sua interpretação dos acontecimentos com análises abertas.

E aí, gostou de conhecer a métrica de retenção do Instagram Stories? Com ela, fica bem mais fácil entender como seu conteúdo é e pode ser mais atrativo para o público, não é mesmo?

Agora que você já sabe tudo sobre o relatório de Instagram Stories do Reportei, é só acessar a sua conta ou fazer o seu cadastro para testar suas funções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *