A conversão no marketing digital é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário. A cada conversão o usuário avança um passo para chegar no objetivo esperado em uma página do site, loja online ou anúncio.

As conversões podem ser divididas em dois tipos:

  • Diretas: quando o visitante responde a campanha e toma uma ação direcionada a compra, como reservar o horário para um serviço, ligar para o setor de vendas da empresa, concretizar a compra em um e commerce, etc… ou quando ele compartilha algum material da empresa gerando valor à marca, o que chamamos de conversão social.
  • Indiretas: esse tipo de conversão não gera resultados imediatos, mas permite que a empresa crie um relacionamento com o lead e o trabalhe como cliente em potencial para fechar vendas no futuro. Ela acontece quando o visitante fornece dados pessoais, como nome, email e telefone, em troca de algum conteúdo ou serviço gratuito. Esses dados podem ser passados para o setor de vendas e também podem servir para entrar em um processo de nutrição de leads, de acordo com os critérios da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *