O Alcance representa o número de pessoas que foram impactadas pelo seu conteúdo. Ou seja, o número de pessoas que de alguma foram expostas a qualquer conteúdo da sua Página ou sobre ela. Inclui publicações, stories, check-ins, anúncios, informações sociais de pessoas que interagem com a sua Página.

Essa métrica não indica necessariamente que todas essas pessoas realmente viram seu conteúdo. Eles poderiam ter passado direto por ele, por exemplo. Alcance simplesmente indica que o conteúdo apareceu no feed do usuário pelo menos uma vez.


O Facebook, por exemplo, separa em três tipos de alcance. Além do alcance orgânico há também o pago e o viral – este último também está “dentro” do alcance orgânico, mas é trazido separadamente.

  • Alcance orgânico: é a quantidade única de de pessoas que visualizaram sua sua postagem no instagram ou no facebook. Acontece quando a publicação é mostrada para seus seguidores (ou potenciais consumidores) sem que você pague. Essa distribuição ocorre porque o algoritmo da rede social entendeu que o que você postou tem relevância para quem foi impactado.
  • Alcance pago: é o número de pessoas únicas impactadas quando você recorre ao Gerenciador de Anúncios para impulsionar uma publicação, ou seja, construir uma campanha de anúncios para mostrar a postagem para mais pessoas.
  • Alcance viral: sempre que alguém for alcançado por alguma interação que aconteceu com sua publicação. Se um seguidor seu comenta uma postagem o facebook poderá mostrar para os amigos de seu seguidor a publicação com a informação “Fulano comentou nessa postagem”.


Veja também: Impressões, Engajamento [LINKAR]

Saiba mais: Alcance x Impressões no Instagram e Facebook: você sabe o que são essas métricas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *