Alcance e Impressões no Instagram e no Facebook são métricas que poucos sabem o que significam

Como já dissemos em outros posts aqui no blog do Reportei, as métricas são sistemas de mensuração muito importantes para medir e avaliar o desempenho das suas estratégias de mídias sociais. No entanto, com tantas redes sociais que, por sua vez, contam com diversas métricas, é normal confundir alguns termos importantes na hora de analisar os dados presentes nos relatórios de mídias sociais.

Alcance e Impressões no Instagram e no Facebook são alguns dos termos que podem confundir o analista de mídias sociais, mas com a explicação a seguir, você certamente não vai errar mais. Preparado(a)?

Alcance no Instagram e no Facebook

Quantidade de usuários únicos que viram a sua publicação.

O alcance das mídias sociais se refere ao número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo. Portanto, se uma mesma publicação é mostrada para você dez vezes, você não será contabilizado no alcance da publicação dez vezes, mas apenas uma vez.

Vale lembrar que as mídias sociais, normalmente, contam com dois tipos de alcance: orgânico e pago. O alcance orgânico representa o número de indivíduos que visualizaram o seu conteúdo sem que você pagasse, e o alcance pago representa o número de pessoas que viram o seu conteúdo porque você pagou para que isso ocorresse.Analise alcance do Instagram e FacebookImpressões no Instagram e no Facebook:

Quantidade de vezes que a sua publicação foi vista.

Já as impressões das mídias sociais se referem ao número de vezes que o seu conteúdo foi exibido para alguém, sendo possível que uma mesma pessoa seja contabilizada na taxa de impressões diversas vezes.

Voltemos ao exemplo usado no tópico anterior: se uma mesma publicação é mostrada para você dez vezes, você não será contabilizado no alcance da publicação dez vezes, mas apenas uma vez. No entanto, as suas dez visualizações serão contabilizadas como dez impressões diferentes.

Para que a impressão seja contabilizada, basta o usuário visualizar o conteúdo, não sendo necessário que ele interaja.

Diante disso, é preciso ter muita atenção na hora de analisar essa métrica, já que ela é uma métrica de vaidade e não dá muitos insumos para o analista de mídias sociais compreender se as ações realizadas foram realmente efetivas. No entanto, a análise dessas métricas não deve ser descartada, já que uma taxa de impressões extremamente baixa pode significar que o conteúdo produzido não é compartilhável e não é efetivo na hora de engajar o seu público.

Leia mais: Métricas de Redes Sociais: conheça as principais métricas e trabalhe com foco em resultados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *