Search

Gere insights a partir de dados em seu dashboard

Gere insights a partir de dados em seu dashboard
Confira dicas para obter insights a partir de dados e como criar seu dashboard de marketing digital pelo Reportei.

Confira dicas para obter insights a partir de dados e como criar seu dashboard de marketing digital pelo Reportei

Sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.

Ter um dashboard de marketing digital para seus projetos é uma maneira prática, eficiente e visual de reunir e apresentar dados relevantes sobre as ações desenvolvidas nas mídias sociais. 

Sua proposta é oferecer uma visão clara e concisa do desempenho das atividades online – muitas vezes em tempo real –, permitindo que as equipes avaliem o progresso, identifiquem oportunidades de otimização e tomem decisões com mais agilidade.

Mas se você ainda não sabe como desenvolver seu dashboard e obter os melhores insights a partir de dados, não se preocupe. Preparamos este artigo para dar dicas que ajudam na análise do seu dashboard e mostramos como o Reportei pode tornar o processo mais eficiente. Vamos lá?

Como o dashboard de marketing ajuda na obtenção de insights?

O uso do dashboard de marketing digital oferece uma série de vantagens para quem busca análises mais estratégicas. Algumas delas são:

  • visualização de dados em tempo real, permitindo que a equipe acompanhe o desempenho das campanhas mais facilmente. Isso possibilita a identificação rápida de tendências, oportunidades ou eventos inesperados que possam afetar as ações;
  • consolidação de dados de várias fontes, como mídias sociais, site, campanhas de email marketing, publicidade paga, entre outros. O dashboard reúne esses dados em um só lugar, permite uma visão holística do desempenho e facilita a identificação de padrões ou entre as diferentes informações;
  • identificação de métricas-chave que sejam relevantes para a estratégia de marketing. Sendo assim, o time pode avaliar mais rapidamente áreas que estão indo bem ou precisam de ajustes, permitindo a obtenção de insights para otimizar as ações;
  • análise de dados históricos, que ficam armazenados, ajudam a entender o desempenho ao longo do tempo e identificar padrões ou tendências para o planejamento futuro;
  • personalização e segmentação para atender às necessidades de cada equipe. Por exemplo, diferentes colaboradores podem ter dashboards específicos que mostram as métricas mais relevantes para suas áreas de responsabilidade.

Ou seja, um dashboard de marketing digital é uma ferramenta poderosa para ajudar na obtenção de insights valiosos e para otimizar suas estratégias, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões com base em dados.

Como obter insights a partir de dados em seu dashboard?

Agora que você já sabe a relevância do dashboard de marketing digital para a obtenção de insights, é o momento de conferir as dicas que selecionamos para ajudar nesse processo. Confira a seguir!

Defina metas claras

Antes de começar a analisar os dados em seu dashboard, é essencial definir metas claras, que ajudem a alcançar os objetivos de marketing digital da empresa ou do cliente. 

Por exemplo, elas podem estar relacionadas ao tráfego do site, melhorar a taxa de conversão de anúncios ou aumentar o engajamento nas mídias sociais. O importante é que sejam realistas, incentivem o desenvolvimento do projeto e sejam referência para avaliar o desempenho dos dados apresentados no painel.

Estabeleça os indicadores mais importantes

O dashboard de marketing digital geralmente apresenta várias métricas relacionadas aos diferentes canais que são trabalhados na sua estratégia. Por isso, você precisa definir os Key Performance Indicators (KPIs), ou Indicadores-Chave de Performance, que são mais determinantes no alcance das suas metas. 

Saber quais são esses dados auxilia na hora de avaliar o desempenho das ações e a tomar decisões mais eficientes na rotina.

Identifique padrões e tendências

Ao analisar as informações do dashboard ao longo do tempo, procure identificar tendências e padrões, sejam eles mudanças sazonais, flutuações de desempenho em períodos específicos, correlações entre diferentes conjuntos de dados ou questões relacionadas ao comportamento do consumidor

Isso fará com que você entenda melhor o negócio do cliente, o mercado em que ele está inserido e as oportunidades mais promissoras para o projeto.

Faça comparações com outros períodos

Outro ponto importante para obter insights a partir de dados é fazer comparações entre diferentes períodos de tempo. Dessa forma, você pode analisar um mês em relação a outro ou o desenvolvimento ao longo dos anos. 

Essas análises comparativas podem abrir portas para identificar as tendências e padrões, além de ajudar a criar o planejamento para os próximos meses.

Busque respostas para a sua dúvida

Um dos passos mais importantes ao analisar seus dashboards é identificar as dúvidas que eles geram. Sendo assim, faça perguntas específicas ao ler os dados e busque respostas com base neles. 

Por exemplo, se o tráfego do site diminuiu, pergunte-se por que e busque respostas examinando as métricas mais relevantes. Isso pode ajudar a identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização em suas estratégias.

Automatize o processo de captação de dados

Por fim, não podemos deixar de falar da automação de captação de dados, que permite dedicar mais tempo às análises e à obtenção de insights

Apesar de ser muito comum o desenvolvimento de dashboards em ferramentas como o Excel, a atualização das métricas acaba sendo manual, o que pode exigir mais da equipe e reduzir a disponibilidade para realizar análises estratégicas.

Porém, ao contar com uma ferramenta de automação de relatórios – como é o caso do Reportei –, você diminui os esforços para obter os dados e consegue direcionar sua atenção a análises, tomada de decisão e ao planejamento dos próximos passos.

Como criar dashboards de marketing digital no Reportei?

Inclusive, criar seu dashboard de marketing digital no Reportei é muito prático. Em poucos minutos, é possível integrar os canais utilizados na sua estratégia e gerar o seu painel de controle de métricas na ferramenta.

Mesmo tendo que escolher um período inicial de análise, a ideia é que você consiga editar as datas e o tempo de comparação sempre que quiser, navegando entre diferentes períodos com muito mais praticidade.

Além disso, você pode definir quais mídias sociais quer monitorar e criar o template que mais se adequa às suas necessidades, com métricas e gráficos que realmente são relevantes para o seu decisor. Aliás, há a possibilidade de salvar esses templates e usá-los posteriormente para qualquer projeto.

Você pode, ainda, adicionar análises em texto, imagens ou vídeos, para registrar seus insights, e compartilhar com a equipe e o cliente, para que eles também acompanhem de perto os resultados.

Quer ver como funciona o dashboard de marketing digital do Reportei na prática? Então aproveite o teste grátis de 3 dias em nossa ferramenta!

conhece reportei

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Este profissional é responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e da manutenção do código já existente visando o aprimoramento da ferramenta, agregando valor e melhorando a experiência do usuário.
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe