Crie um funil ou adicione uma métrica calculada em seu bloco personalizado

Crie um funil ou adicione uma métrica calculada em seu bloco personalizado

Veja como usar o bloco personalizado do Reportei para criar resumos estratégicos sobre seus relatórios de marketing

Para compilar os principais dados dos relatórios de uma maneira muito mais estratégica, agora os blocos personalizados do Reportei também aceitam a adição de métricas calculadas e funis de marketing

Quando lançados, os blocos permitiam apenas a customização com métricas manuais e análises em texto, vídeo ou imagens. No entanto, a chegada das novas funcionalidades permitem a criação de um documento mais rico e completo para apresentação dos resultados aos clientes.

Neste artigo, mostramos como tornar o seu resumo mais eficiente, trazendo as métricas mais relevantes de cada rede e como elas influenciam no alcance dos objetivos do cliente. Acompanhe a seguir! 


Saiba como criar blocos personalizados mais completos

Os blocos personalizados do Reportei são um espaço estratégico do relatório (ou dashboard) para resumir os principais resultados dos canais analisados, o que ajuda a equipe e o cliente a terem uma visão geral do andamento do projeto, de uma forma visual e fácil de interpretar.

Quando adicionado ao relatório, esse bloco permite a construção de um layout totalmente personalizado com os dados presentes em diferentes redes, seja a partir de métricas manuais, pré-definidas, análises com a sua interpretação sobre os resultados ou funil de marketing. 

Para adicionar uma métrica, por exemplo, basta acessar a barra lateral de controle, expandir as opções da rede e arrastar para o espaço em branco as informações que desejar. Inclusive, elas destacam o nome da rede para ajudar a facilitar a leitura, como mostra a imagem a seguir:

Mas indo além, também há a possibilidade de complementar os dados com cálculos mais avançados entre resultados de diferentes redes e criação de um funil que integre os principais esforços de marketing. Veja abaixo como fazer isso!


Como adicionar uma métrica calculada ao bloco personalizado?

Funcionalidade recente do Reportei, a métrica calculada ajuda a ter uma visão mais precisa de dados que se complementam ou se relacionam de alguma maneira dentro do relatório de marketing. 

Sendo assim, é possível somar, subtrair, multiplicar ou dividir os resultados nas mais diferentes redes, levando em consideração as informações que você ou seu cliente necessita para entender o andamento do projeto. 

A adição desse widget é feita pela barra de controle, onde estão presentes todas as ferramentas para criar uma fórmula customizada. Porém, no caso dos blocos personalizados, há um passo a mais: é preciso definir a origem dos dados antes de escolher as métricas, de forma que você consiga reunir informações de diferentes redes no cálculo.

Depois disso, basta criar a fórmula personalizada e salvar. Um exemplo de uso da métrica calculada é a inclusão do custo total em Ads (no Google, Meta, TikTok e mais) durante o período de análise, para que o cliente esteja ciente dos seus investimentos e resultados gerados por eles. Então, o dado aparece no relatório da seguinte forma:


Como criar um funil no bloco personalizado?

O funil de marketing apresenta um fluxo de configuração parecido com o da métrica calculada, uma vez que exige a seleção da origem dos dados antes de escolher as métricas que vão compor a estrutura, permitindo a combinação de informações de diferentes redes. 

A adição dessa ferramenta também é feita pela barra de controle, onde ficam disponíveis todas as métricas pré-definidas e as personalizáveis. Sendo assim, é possível construir uma análise mais completa dos resultados do topo ao fundo do funil, levando em consideração todos os canais trabalhados na estratégia do projeto. 

Após a criação das etapas com os dados de diferentes redes, basta salvar o funil para que ele seja adicionado ao bloco personalizado, como mostra o exemplo abaixo:


Quais as vantagens de usar o bloco personalizado do Reportei?

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens de usar os blocos personalizados no relatório do Reportei é a possibilidade de apresentar esse resumo estratégico e visual sobre os resultados do projeto, mantendo as informações mais importantes em um mesmo layout. 

Com isso, tanto a equipe quanto o cliente conseguem ter uma interpretação mais integrada sobre os dados, o que pode tornar as reuniões e discussões sobre insights mais eficientes.

No entanto, os benefícios não terminam aí. Além de reunir os principais dados de forma resumida, o bloco personalizado pode ser utilizado como relatório de uma rede social que ainda não tenha integração com o Reportei – como é o caso do WhatsApp, por exemplo.  


Como deixar o relatório de marketing ainda mais personalizado?

Vale a pena destacar que os blocos personalizados do Reportei representam apenas uma das alternativas para customizar os relatórios e dashboards, aprimorar as análises diárias e otimizar a apresentação de dados aos clientes. 

Isso significa que, em nossa plataforma, você tem acesso a diversas funcionalidades que se adaptam às demandas dos seus projetos, como:

  • Modificação da ordem de métricas e canais: seja para incluir, remover ou ajustar a apresentação dos dados no documento, o Reportei concede total autonomia para a escolha do que é mais relevante para o cliente durante as reuniões de resultados;
  • Acesso a templates exclusivos: caso ainda esteja indeciso sobre a melhor ordem para o seu projeto, pode se basear em nossos modelos direcionados para tráfego pago, inbound, e-commerce ou de especialistas de marketing digital, que facilitam o desenvolvimento do relatório de acordo com seus objetivos;
  • Agrupamento de dados nos gráficos: para análises de períodos mais extensos, é possível empregar o agrupamento de dados, comparando resultados semanais, mensais ou trimestrais, para uma visualização que incorpora a evolução do projeto;
  • Personalização de temas: que facilita a escolha de paletas de cores dos gráficos para combinar com a marca do cliente ou com as cores das redes analisadas.

Por fim, é importante ressaltar que todos os templates personalizados no Reportei podem ser salvos para uso futuro, seja dentro do mesmo projeto ou em outras contas de clientes. 

Assim, o esforço dedicado à criação do layout ideal com blocos personalizados, métricas calculadas, gráficos e funis é realizado apenas uma vez. Depois, basta selecionar o modelo salvo e seguir com as análises da maneira mais estratégica.

Gostou de conhecer as possibilidades de personalização do Reportei? Então não deixe de testar agora mesmo a ferramenta na criação dos seus relatórios!

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe