Saiba o que é, as vantagens e como usar o Facebook Business na sua estratégia de marketing digital

O Facebook Business, também conhecido como Meta Business, é uma ferramenta criada para ajudar empresas a aumentarem o alcance na plataforma e o engajamento com seus públicos.

Seu objetivo é reunir, em um só lugar, todos os ativos que sua marca usa para desenvolver as estratégias de marketing digital nas redes, seja por meio de páginas, contas de anúncios ou outras funcionalidades.

Como se trata de uma plataforma bastante abrangente e completa, preparamos este artigo para contar tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Business, recursos que podem ser aproveitados e um passo a passo para criar e gerenciar sua conta. Acompanhe!

O que é o Facebook Business?

Como dissemos anteriormente, o Facebook Business é uma ferramenta dedicada a ajudar empresas a gerenciar seus ativos no Facebook e Instagram em uma só plataforma.

Sendo assim, equipes e analistas de marketing podem obter melhores resultados a partir das ações desenvolvidas, ganhando mais tempo e eficiência em sua rotina de trabalho. 

Por exemplo, é possível visualizar e responder mensagens que chegam na página ou perfil, programar publicações, criar campanhas de anúncios e, é claro, acompanhar os relatórios de Facebook Ads

Para realizar tudo isso, o Facebook Business conta com diversas ferramentas integradas à plataforma, como você pode conferir a seguir. 

Ferramentas disponíveis na plataforma

Ao criar uma conta no Gerenciador de Negócios, você passa a ter acesso aos ativos da plataforma. Dentre essas funcionalidades, destacamos:

  • gerenciamento da página ou perfil da sua empresa, com diversos recursos para agendar postagens, responder mensagens e acessar insights – inclusive, essa parte faz parte da ferramenta Facebook Business Suite, que ajuda na gestão de atividades nos canais;
  • contas de anúncios para publicar e acompanhar as estratégias de publicidade nas redes sociais associadas ao Meta Business;
  • integração com aplicativos usados para complementar as ações desenvolvidas nos canais;
  • instalação e gerenciamento de Pixel, que permitem acompanhar as conversões feitas no site e a criação de públicos para campanhas de remarketing;
  • segmentação de públicos para veiculação de anúncios, que podem ser criados a partir de interesses, semelhança com características de clientes, entre outros;
  • criação de catálogos de produtos para ajudar na divulgação do seu e-commerce, além das lojas no Facebook e Instagram Shopping.

Tudo isso pode ser compartilhado com sua equipe para facilitar o acesso a informações e desenvolvimento das ações. Se trabalhar em uma agência, há, ainda, a possibilidade de acessar os ativos das empresas por meio de parceria. 

Vantagens do Facebook Business

A partir do uso do Facebook Business no dia a dia, uma série de vantagens e oportunidades se abre para a sua empresa ou agência, como:

  • a facilidade de acessar e gerenciar página e contas de anúncios em um mesmo espaço, sem a necessidade de múltiplos logins;
  • aumento do alcance da marca e, consequentemente, de recursos que ajudam a aumentar o engajamento com o público, como é o caso da conta de anúncios;
  • compartilhamento dos ativos com outros usuários e agências, sem a necessidade de passar senhas ou informações que comprometam a privacidade ou segurança da sua conta;
  • controle de ativos que podem ser acessados e gerenciados por cada colaborador ou parceiro da conta;
  • acesso prático às mais diferentes atividades referentes à página ou perfil do Instagram, o que torna o agendamento de postagens, monitoramento de mensagens e acompanhamento de insights mais produtivo;
  • facilidade de acessar as informações tanto pelo desktop quanto por meio de aplicativos compatíveis com Android ou iOS. 

Como criar uma conta do Facebook Business?

Agora que você já conhece o Facebook Business e seus benefícios, é hora de conferir como criar sua conta e adicionar os ativos a ela

O passo a passo é muito simples, veja só:

  1. Acesse o site do Facebook Business e clique em “Criar conta”;
  2. Adicione o e-mail do seu negócio e, em seguida, a senha;
  3. Confirme a criação da conta pelo e-mail adicionado.

Feito isso, você já poderá adicionar ou vincular seus ativos à conta, como página, conta de anúncios, Pixel, aplicativos, entre outros. Veja a seguir o tutorial sobre como fazer isso!

Páginas

  1. Na conta do Facebook Business, acesse as “Configurações do Negócio” na lateral esquerda;
  2. Clique em “Contas” e, em seguida, em “Páginas”;
  3. Em “Adicionar”, escolha a melhor opção: Adicionar uma Página, Solicitar Acesso a uma Página ou Criar uma Nova Página;
  4. Caso ela já exista, você deverá adicionar a URL para que o Facebook Business a localize. Se já estiver associada a outro Gerenciador, deverá ser desvinculada primeiro.

Conta de anúncios

  1. Em “Contas”, clique em “Contas de Anúncios” e acesse o botão “Adicionar”;
  2. Nas opções seguintes, você terá as mesmas opções que na aba de páginas: Adicionar uma Conta de Anúncios, Solicitar Acesso a uma Conta de Anúncios ou Criar uma Nova Conta de Anúncios;
  3. Se a conta já existir, você deverá inserir seu ID para que o Gerenciador a localize e vincule;
  4. Caso seja criada uma nova conta, deverá inserir os dados (inclusive de pagamento) e informar se a conta é da sua empresa ou de um cliente.

Criar um Pixel

  1. Ainda nas Configurações do Negócio, acesse “Fontes de Dados” e depois “Pixels”;
  2. Depois, basta clicar em “Adicionar”, inserir o nome do Pixel e URL do site. 

Adicionar colaboradores

  1. Na aba “Usuários”, presente nas Configurações do Negócio, selecione “Pessoas”;
  2. Adicione o e-mail de quem deseja adicionar ou selecione o perfil do Facebook;
  3. Escolha entre “Acesso de funcionário” ou “Acesso de administrador” para configurar as permissões;
  4. Defina o nível de acesso permitido para o usuário e quais ativos ele pode acessar, como páginas, contas de anúncios, catálogos e mais.

Além desses ativos e da adição de usuários ao Facebook Business, você pode criar catálogos de produtos, integrar outros apps ou vincular contas de Instagram e WhatsApp Business. Assim como os tutoriais que compartilhamos acima, esses também são bem simples de seguir. 

Basta sempre acessar as Configurações do Negócio e buscar os recursos necessários na aba lateral esquerda. 

Acompanhamento de resultados do Facebook

É claro que não podemos deixar de falar do acesso a resultados, que pode ser feito por meio dos Insights do Facebook Business Suite. Com essa ferramenta, é possível acompanhar de perto as ações realizadas tanto no Facebook quanto no Instagram. 

Você fica de olho em todas as atividades realizadas nas contas, metas do negócio, alcance e engajamento, além de crescimento do público que te segue nas duas redes. 

Como dissemos anteriormente, é muito prático de acessar e analisar. No entanto, se você deseja ter ainda mais facilidade nesse processo de captação das métricas, vale a pena testar os relatórios de Facebook e Instagram do Reportei

Em poucos segundos, é possível acessar os dados de forma completa, tanto dos perfis quanto da conta de anúncios, e adicionar análises em texto, imagens e vídeos para complementar as informações.

Assim, você não só torna a geração de relatórios mais eficiente, como também simplifica a comunicação dos resultados com seu cliente ou decisor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.