Veja como usar o Estúdio de Criação para produzir postagens para o Instagram e Facebook, fazer agendamentos, gerenciar o conteúdo e obter insights
Criada inicialmente como uma ferramenta de agendamento de postagens, o Estúdio de Criação do Facebook conta, hoje, com uma série de recursos para produzir, publicar e gerenciar os conteúdos de uma página ou perfil do Instagram.
Tudo isso com o propósito de ajudar analistas de mídias sociais a organizarem toda a estratégia em um só lugar e, consequentemente, terem mais produtividade no processo. O melhor de tudo é que não há necessidade de pagar por isso.
Quer entender melhor como a ferramenta funciona e o que ela entrega de funcionalidades para o Facebook e o Instagram? Neste artigo, contamos todos os detalhes. Acompanhe!
O que é o Estúdio de Criação?
Como começamos a falar acima, o Estúdio de Criação é o espaço que o Facebook criou para facilitar o gerenciamento de conteúdo nas páginas da rede social e em contas do Instagram.
Sendo assim, ele permite que analistas produzam, publiquem, gerenciem, monetizem e monitorem as métricas obtidas a partir de suas estratégias de social media. Ou seja, envolve todo o processo necessário para garantir que os conteúdos estejam em dia e gerando bons resultados.
Junto a isso, é possível interagir com os seguidores, respondendo a comentários e mensagens sem precisar sair do Estúdio, e proteger suas postagens com direitos autorais.
Trata-se, portanto, de uma plataforma gratuita e muito completa, que ajuda a obter o melhor desempenho nas duas redes sociais.
Mas um ponto importante para ter atenção é que o Facebook já avisou que o Estúdio de Criação será descontinuado em breve e substituído pelo Meta Business Suite. As funcionalidades serão as mesmas, mas ficarão alocadas em outro espaço da plataforma e alinhadas a outros recursos com foco em desenvolvimento da presença online de empresas.
Quais são os recursos disponíveis no Estúdio de Criação?
Ao utilizar o Estúdio de Criação na rotina dos seus projetos de redes sociais, você tem acesso a diversos recursos – que também serão parte do Meta Business Suite. Porém, nem todos estão disponíveis para as duas redes.
Sendo assim, você confere abaixo tudo o que pode fazer individualmente no Facebook e no Instagram. Vamos lá?
Recursos para Facebook
O Facebook entrega uma experiência bem mais completa para o gerenciamento de páginas com o Estúdio de Criação. Dessa maneira, é possível:
- Criar e publicar novas postagens a partir da página inicial da ferramenta, inclusive com carregamento de vários vídeos, publicações cruzadas em páginas diferentes, uso de datas retroativas, entre outras possibilidades;
- Receber atualizações frequentes na página inicial, assim como ter uma visão geral sobre suas publicações mais recentes, recomendações para as páginas e insights sobre o desempenho do conteúdo;
- Gerenciar ou criar novas páginas em uma função específica, o que ajuda a manter todas as funcionalidades em um só lugar;
- Fazer o gerenciamento por meio da Biblioteca de Conteúdo, onde ficam detalhadas todas as publicações (concluídas e programadas), os recursos para agendamento, edição e impulsionamento;
- Obter insights, na aba Informações, sobre o desempenho do conteúdo e do público que interage com ele;
- Interagir com seguidores na aba Caixa de Entrada, onde estão as mensagens, comentários em publicações de páginas e perfis do Instagram;
- Gerenciar a monetização da sua página para anúncios in-stream, assinaturas de fãs e do recurso Estrelas – que permite a compra de Estrelas por parte de visualizadores e envio para você durante um stream. Porém, a monetização só é possível para contas qualificadas;
- Usar o Rights Manager para proteger o seu conteúdo com direitos autorais;
- Baixar músicas e sons gratuitos com a Coleção de Sons, aprimorando ainda mais suas estratégias de vídeos.
Recursos para Instagram
Já para o Instagram, as funções ficam um pouco mais limitadas. Muitos recursos que listamos acima podem ser usados em ambos, como a Caixa de Entrada, mas em essência essa rede possui:
- Biblioteca de Conteúdo, para ter uma visão geral e gerenciar as publicações, sejam elas de feed, stories ou IGTV;
- Informações das atividades realizadas na conta, como rastreamento de alcance, impressões e engajamento;
- Informações do público, com dados sobre demográficos e geográficos, além de métricas sobre o comportamento desses usuários no Instagram, como frequência de acessos na última semana.
Como acessar o Estúdio de Criação no Facebook?
Agora que você já sabe como funciona a ferramenta, é hora de saber como acessar a plataforma e suas funcionalidades.
Em suma, basta gerenciar uma página do Facebook para já ter acesso automático ao Estúdio de Criação, que fica disponível neste link. É só clicar para já visualizar as informações gerais na página inicial.
No entanto, a plataforma explica que esse acesso vai depender da função administrativa que foi dada ao seu perfil e das contas de Instagram que estão integradas ao Facebook. Ou seja, se você tiver permissão para gerenciar o conteúdo e estiver tudo certo com a conexão entre as redes, poderá começar a usar a ferramenta na mesma hora.
Saiba como acompanhar o desempenho do seu conteúdo
Como você viu acima, um dos grandes benefícios de usar o Estúdio de Criação é a possibilidade de obter informações sobre as suas atividades nas duas redes e insights para tornar suas estratégias ainda melhores.
Mas além dessa possibilidade, você pode apostar em outras ferramentas que são focadas em criar relatórios completos do Facebook, Instagram e outras mídias, como é o caso do Reportei.
Após fazer a integração com as suas contas, você pode captar automaticamente as métricas de visão geral do perfil ou página, analisar o comportamento do público e a performance das postagens realizadas em um determinado período.
Também há a possibilidade de acompanhar os resultados dessas duas mídias junto a outros canais que fazem parte do seu projeto de marketing digital, obtendo uma visão integrada das suas ações.
Por fim, vale a pena destacar que o Reportei cria um histórico do Instagram a partir do momento em que o perfil é conectado à nossa plataforma. Ou seja, você consegue recuperar métricas do passado e não fica preso somente a dados mais recentes.
Aproveite o Estúdio de Criação para gerenciar gratuitamente seu conteúdo e conte com nossa ferramenta para gerar relatórios completos e personalizados sobre sua performance!