Search

O que é CBO no Facebook e como ter mais resultados

O que é CBO no Facebook e como ter mais resultados
Entenda como funciona a Otimização de Orçamento de Campanha (CBO) no Facebook e quais boas práticas podem ser adotadas para aumentar sua efetividade.

Entenda como funciona a Otimização de Orçamento de Campanha (CBO) no Facebook e quais boas práticas podem ser adotadas para aumentar sua efetividade

Para quem não tem obtido os resultados esperados com suas campanhas de Social Ads, uma boa opção é apostar em recursos como a CBO do Facebook Ads – que permite obter resultados mais eficientes a partir de um orçamento melhor distribuído entre os grupos de anúncios.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta que proporciona não só maior flexibilidade para o gasto de verba, como também uma possibilidade de melhor retorno sobre o investimento

Por isso, neste artigo nós explicamos o que é a CBO do Facebook, suas vantagens e quais boas práticas são indicadas pela plataforma para acelerar ainda mais seus resultados. Acompanhe!

O que é o CBO no Facebook Ads?

A CBO (Campaign Budget Optimization, em inglês), agora chamada de Orçamento de Campanha Advantage dentro do Gerenciador, é uma ferramenta do Facebook Ads que ajuda a distribuir de maneira mais eficiente os orçamentos dentro de uma mesma campanha, de forma a priorizar automaticamente os grupos de anúncios que possuem as melhores performances. 

Para que isso aconteça, a campanha deve ter pelo menos dois conjuntos de anúncios ativos e, ao invés de definir verbas individuais, deve-se estabelecer um valor total a ser distribuído entre eles. 

Enquanto os conjuntos estiverem em veiculação, o modelo CBO usará o aprendizado da campanha para alocar o orçamento naqueles que entregarem os melhores resultados. Já os anúncios com baixo desempenho receberão um valor menor, mas não deixarão de ser exibidos para o público.

Quais as vantagens de usar essa otimização em suas campanhas?

Com a CBO, os gestores de tráfego obtêm grandes benefícios para as contas que gerenciam, como:

  • flexibilidade para estabelecer o orçamento da campanha: como é a própria ferramenta que fará a distribuição automática, não há preocupação de como a distribuição individual deveria ser feita para ser eficiente. Portanto, é possível testar o que funciona e, ao mesmo tempo, ter bons resultados;
  • aumento do retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS): como a CBO prioriza grupos de anúncios com melhor desempenho, normalmente é possível ter mais resultados a partir de custos menores;
  • gerenciamento mais simples: da configuração da campanha ao acompanhamento contínuo de seus resultados, diminui-se o esforço de aplicar ou modificar orçamentos de maneira individual.

Como configurar o CBO nas campanhas?

A CBO pode ser ativada tanto em campanhas novas quanto naquelas que já estão em veiculação. Em ambas, o passo a passo é bem simples:

  1. Ao clicar para criar ou editar a campanha, ativar o botão no bloco Orçamento de Campanha Advantage
  2. Defina se você deseja que seu orçamento seja diário ou total. No caso de escolher o total, você poderá configurar uma programação para veicular os anúncios.
  3. Adicione um valor de verba para a campanha de acordo com a opção definida acima;
  4. Escolha qual é a estratégia de lances que será usada na campanha. Por exemplo, se será por volume mais alto de resultados, meta de custo por resultado ou limite de lance.
  5. Por fim, se você optar por orçamento total, poderá configurar a programação dos anúncios em “Mostrar mais opções”.

CBO e Orçamento de Campanha Advantage no Facebook

Segundo o Facebook Ads, alguns pré-requisitos também devem ser seguidos para usar a CBO, como ter o mesmo tipo de orçamento, estratégia de lances e evento de veiculação para todos os conjuntos de anúncios. 

Além disso, a Otimização de Orçamentos de Campanhas possibilita criar mais de 70 conjuntos de anúncios e o máximo de 200 em uma mesma campanha. Porém, algumas limitações são aplicadas para editar esses grupos após a publicação. 

Como obter melhores resultados com a CBO?

Fazer as configurações com o Orçamento de Campanha Advantage já é uma maneira de garantir bons resultados. Porém, existem boas práticas, divulgadas pelo próprio Facebook Ads, que ajudam a CBO a performar ainda melhor. Abaixo, listamos as 5 principais:

1. Não use públicos com tamanhos muito diferentes

Se o tamanho do público de um determinado conjunto de anúncios for muito maior que as segmentações de outros públicos, a CBO poderá usar esse fator como critério de distribuição de verba. Sendo assim, o que tiver público maior ganhará mais.

2. Faça configurações das campanhas ou grupos em massa

O ideal é que, ao configurar uma nova campanha, os grupos de anúncios sejam adicionados naquele momento, visto que a CBO pode demorar cerca de 2h para fazer reajustes e começar a veiculação na prática.

Junto a isso, ao realizar alterações nas campanhas, também é recomendado que a aplicação seja em massa. Dessa forma, você diminui o tempo usado para aprendizado da campanha, fazendo com que os resultados apareçam mais rapidamente.

3.  Tenha cuidado com os limites de gastos

A plataforma recomenda que tenha moderação ao limitar os gastos de um conjunto de anúncios, uma vez que essa prática impede a flexibilização da ferramenta. Sendo assim, fica mais difícil otimizar a verba definida. 

4. Não pausar grupos de anúncios manualmente

Como o recurso só age em conjuntos ativos, a pausa de um deles faria com que o orçamento fosse dividido entre os demais grupos. Dessa maneira, caso precisasse retornar com o conjunto depois, poderia não haver verba para isso.

Além disso, o Facebook Ads orienta a não pausar grupos com baixa performance, pois a ferramenta trabalha continuamente para encontrar oportunidades nesses conjuntos também. Outro ponto é que essa pausa pode gerar um aumento no Custo por Ação (CPA) dos outros grupos ativos.   

5. Analise as campanhas de forma total

Visto que o orçamento é distribuído de maneiras diferentes entre os conjuntos, o indicado é que a campanha seja analisada como um todo, pensando tanto em resultados como no custo médio por evento de otimização. 

A análise individual ajuda a entender o que funciona e o que ainda precisa ser aprimorado para as próximas campanhas. No entanto, se prender somente à ela pode trazer conclusões equivocadas sobre a maneira como o orçamento é otimizado.

Leia também: KPIs do Facebook Ads: conheça 5 indicadores importantes para suas análises.

Conte com o Reportei para analisar as campanhas do Facebook Ads

Inclusive, contar com uma ferramenta de automação de relatórios pode ajudar a obter análises mais práticas e eficientes das suas campanhas do Facebook Ads

Com o Reportei, por exemplo, é possível personalizar o relatório para obter dados específicos de cada campanha e dos conjuntos de anúncios ligados a elas. Sendo assim, fica mais fácil entender a performance geral e individual, vendo como a otimização de orçamentos performou para melhorar o retorno sobre o investimento. 

Além disso, nossa plataforma ajuda você a ganhar tempo na captação das métricas mais relevantes e a focar no mais importante: análises mais estratégicas e planejamento de ações futuras.

Aproveite agora mesmo o teste grátis de três dias do Reportei para analisar suas campanhas com CBO, comparar com as que não têm otimização de orçamento e obter insights para o seu projeto!

conhece reportei

IR PARA SEU TÓPICO
Posts que podem ser interessantes
Este profissional é responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e da manutenção do código já existente visando o aprimoramento da ferramenta, agregando valor e melhorando a experiência do usuário.
Comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe