Conheça o recurso que permite recuperar uma postagem deletada no Instagram

Anunciado em fevereiro deste ano pela equipe da plataforma, o recurso “Excluídos recentemente” permite recuperar uma postagem deletada no Instagram durante um determinado período de tempo.

Segundo a rede, essa funcionalidade já era uma solicitação dos usuários e chegou com a proposta de ajudar no gerenciamento do conteúdo, evitando, principalmente, a ação de hackers que deletam permanentemente os posts compartilhados em contas invadidas.

Então, a partir de agora, caso você tenha um conteúdo excluído por terceiros ou se arrependa de ter deletado uma postagem, há a opção de reverter a situação e voltar a vê-la aparecendo no feed, stories, IGTV ou Reels. 

Além disso, o processo também conta com uma etapa de verificação do perfil para restaurar ou deletar permanentemente da pasta “Excluídos recentemente”, o que gera ainda mais segurança caso a ação tenha partido de um hacker.

Mas como funciona exatamente esse recurso? Abaixo, nós te mostramos o tutorial completo sobre como recuperar uma postagem deletada no Instagram e, de quebra, oferecemos uma dica de ouro para evitar futuros arrependimentos ao apagar uma foto ou vídeo. Confira agora mesmo!

Como funciona o recurso “Excluídos recentemente”?

O recurso Excluídos recentemente funciona como uma espécie de Lixeira do Instagram, permitindo que as publicações do feed, Reels e IGTV fiquem arquivadas lá por 30 dias antes de serem apagadas definitivamente da rede.

Já com os stories, o período em que a postagem pode ser resgatada é de 24 horas, seguindo a mesma duração da veiculação desse tipo de post. Se ela não estiver em seus Itens Arquivados, também será deletada permanentemente.

Para recuperar uma postagem deletada no Instagram, o processo é bastante simples. Basta acessar a pasta de “Excluídos recentemente” e restaurar a imagem ou vídeo desejado. Abaixo, você confere o passo a passo completo do processo:

  1. Em seu perfil, acesse a aba Configurações presente na lateral direita.
  2. Depois, clique no botão Conta.
  3. Nesta aba aparecerão diversas ações que você pode selecionar. No fim da lista estará disponível a opção Excluídos recentemente.
  4. Ao clicar nesse item, você conseguirá visualizar todas as postagens que foram apagadas e quanto tempo elas ainda ficarão disponíveis.
  5. Para restaurar uma delas, selecione a imagem e depois os três pontinhos no canto superior direito. Ele te dará a opção de excluir permanentemente ou restaurar. Clique em Restaurar
  6. Um código, enviado por e-mail ou SMS, será solicitado para garantir que esta ação está sendo feita por você mesmo. 
  7. Depois de adicionar o código, a postagem voltará a aparecer no seu feed, stories, IGTV ou Reels.

Como restaurar imagens excluídas no Instagram passo a passo 1

Como restaurar imagens excluídas no Instagram passo a passo 2

Na dúvida sobre apagar ou não um post, use a função “Arquivar”

Apesar de ser extremamente útil contra a ação de hackers, a função “Excluídos recentemente” preserva as postagens apenas temporariamente, o que pode ser ruim caso você decida apagar alguma publicação e se arrependa no futuro.

Então, se não tiver certeza sobre sua decisão de apagar um post, sugerimos sempre utilizar a função Arquivar para removê-lo do feed e garantir que não desapareça depois de 30 dias. 

No caso dos stories, é possível configurar a conta para que todas as postagens nesse formato sejam arquivadas automaticamente depois de 24 horas ou caso você decida apagá-las. 

Para isso, você precisa acessar a pasta Itens Arquivados, disponível na mesma aba de Configurações, e seguir as seguintes etapas: clicar nos três pontinhos do canto superior direito > selecionar a opção Configurações > ativar o botão Salvar story em Itens Arquivados.

Assim, é possível garantir que as suas postagens estejam guardadas para você conferir sempre que quiser. Ou restaurar as do feed, caso se arrependa de tê-las apagado em algum momento.

Se você gostou deste tutorial sobre como recuperar uma postagem deletada no Instagram, não deixe de ler também nossas 7 dicas para aumentar a taxa de engajamento na rede!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *