Confira 8 passos para começar a escalar a sua agência de gestão de tráfego, ganhar mais clientes e aumentar seu faturamento
Começar uma agência de tráfego pago e definir uma estrutura de crescimento para ela pode parecer desafiador em um primeiro momento. Porém, se seguir as etapas certas, há a possibilidade de acelerar o processo e torná-lo mais eficiente.
Sendo assim, preparamos este artigo para apresentar 8 dicas estratégicas sobre como aumentar sua carteira de clientes sem deixar de entregar um serviço de qualidade. Vamos lá?
Como ganhar escala com sua agência de gestão de tráfego
Uma das maneiras mais comuns de iniciar uma carreira na gestão de tráfego pago é como freelancer ou “eugência”, atendendo pessoas próximas e empresas locais. No entanto, junto a esse primeiro passo, sempre vem o sonho de escalar o negócio, ter um time maior e aumentar o próprio faturamento, não é mesmo?
Então, se você ainda não sabe por onde começar para construir uma agência maior e ter mais clientes, sem perder o nível de qualidade entregue com seus serviços, chegou ao lugar certo.
Abaixo, selecionamos 8 dicas sobre como ganhar escala com a sua agência de gestão de tráfego, levando em consideração pontos como vendas, gestão da equipe e relacionamento com os contratantes. Acompanhe!
1. Comece a montar a sua equipe
O primeiro passo para absorver mais contas de gestão de tráfego pago é, sem dúvidas, a contratação de uma pessoa (ou mais) para ajudar no desenvolvimento das campanhas dos clientes que você já tem.
Isso fará com que você comece a sair da parte operacional e tenha mais tempo para traçar e implementar estratégias de crescimento para a sua agência.
Por mais que seja desafiador buscar essa primeira pessoa para sua equipe, o ideal é ter em mente que o perfil deve ser compatível com a cultura que você está construindo para a sua empresa. Ou seja, antes de tudo, tenha esses valores bem alinhados, assim como o escopo de trabalho que seu colaborador deverá cumprir.
2. Venda mais
Com uma pessoa a mais na sua agência, o próximo passo é começar a vender mais os seus serviços, aumentando a carteira de clientes. Afinal, isso permitirá que você aumente o faturamento e, aos poucos, construa uma equipe ainda mais sólida.
3. Treine o seu time de tráfego pago
Inclusive, ter mais clientes exige maior responsabilidade e tempo para gerenciar tanto as pessoas quanto as contas. Sendo assim, é essencial treinar o time para que a evolução acompanhe a qualidade que você entrega desde que iniciou a trajetória na gestão de tráfego pago.
Como dissemos antes, é preciso que sua equipe esteja alinhada à cultura da agência, aos processos que estão sendo construídos e aos objetivos das empresas que contratam seus serviços.
4. Crie um sistema de controle de qualidade
Para que o treinamento do time seja eficiente, é preciso ter um sistema de controle de qualidade, garantindo que tanto os colaboradores quanto os clientes estejam satisfeitos.
A primeira etapa para isso é ter certeza de que os contratantes dos seus serviços enxerguem o valor do trabalho entregue, já que eles são os responsáveis por pagar suas contas e, futuramente, indicar sua agência para outras empresas.
Isso garantirá que você está entregando o mesmo nível de qualidade, mas sem deixar de lado a estruturação de melhores processos para a rotina da sua equipe.
5. Mostre seus resultados
Outro ponto essencial para escalar sua agência de tráfego pago, fidelizar clientes e conquistar novos é a comprovação de que as campanhas veiculadas geram os melhores resultados.
Quando você cria uma rotina de apresentação dos relatórios, fica mais claro o impacto do seu serviço para o decisor. Dessa maneira, ele terá maior noção do quanto o investimento em campanhas gera vendas.
Mas para que isso aconteça de forma eficiente, o cliente deve ter acesso a relatórios fáceis de ler e compreender. Para isso, você pode contar com uma ferramenta de automação, como o Reportei, que mostre os dados de um jeito visual, compare os resultados com períodos anteriores e comprove o retorno sobre o investimento (ROI).
6. Acompanhe os dados dos clientes
Muito mais do que apresentar os relatórios para os clientes, é preciso que a equipe acompanhe de perto os dados das contas, para que perceba esses resultados e saiba reconhecer o que realmente funciona ou os gargalos na estratégia.
Esse monitoramento na rotina ajuda a tomar melhores decisões e ter maior agilidade no dia a dia, fazendo com que as campanhas de tráfego pago se mantenham sempre no caminho certo.
O Reportei também conta com uma ferramenta focada nesse acompanhamento mais preciso: o dashboard. Com ele, é possível ficar de olho em todos os dados mais importantes e traçar planos rápidos para manter o melhor retorno com os anúncios.
7. Mantenha o cliente sempre atualizado
Além de treinar a equipe para que ela se mantenha atualizada em relação aos dados, é essencial criar uma rotina de compartilhamento de informações com os clientes, com repasses tanto das ações realizadas quanto dos resultados obtidos com elas.
Isso porque, ao longo do processo, contar a história das suas estratégias faz com que o cliente fique engajado nas entregas. Sendo assim, quando algo dá errado, é mais fácil que o decisor entenda o que levou a esse resultado e como ele pode ser contornado.
Para isso, indicamos o uso da Linha do Tempo do Reportei: uma ferramenta para registrar e compartilhar com os clientes todos os passos do projeto, como a veiculação de uma nova campanha, realização de uma reunião estratégica e muito mais.
8. Controle os indicadores mais importantes
Por fim, para garantir que a sua agência de gestão de tráfego consiga escalar, é fundamental que você, enquanto gestor, controle de perto os indicadores mais relevantes dos clientes. Ou seja, as métricas diretamente alinhadas aos objetivos do negócio.
Esta etapa fará com que você identifique mais fácil o que está acontecendo na conta e se seu time está batendo as metas alinhadas com os decisores dos projetos.
Para ajudar a ter esse olhar mais estratégico, o Reportei conta com a ferramenta de Controle de Indicadores, que permite configurar diferentes metas a partir dos KPIs dos clientes e monitorar a saúde da conta com agilidade e precisão.
Por exemplo, você pode criar metas de investimento financeiro (para evitar gastos extras e surpresas no fim do mês), alcance e conversões geradas com as suas campanhas de anúncios.
Gostou das dicas que selecionamos sobre como escalar uma agência de tráfego pago? Então aproveite para começar a colocá-las em prática agora mesmo e faça um teste grátis de 3 dias no Reportei, para ver na prática como nossa ferramenta ajuda a agilizar esse processo!