Ao analisar um relatório de YouTube, existem algumas métricas que são fundamentais para entender se seu canal está no caminho certo. Surpreendentemente a mais importante delas não é o número de visualizações do vídeo ou de inscritos no canal.

1) A métrica mais importante para o YouTube

Em um treinamento que recebemos do próprio YouTube, a métrica mais importante é a de Minutos Assistidos (Watch Time). Essa métrica é a representação do número total de minutos assistidos em todos vídeos do seu canal. Se ela estiver como na imagem abaixo, pode significar que seu canal está na decrescente!

Essa métrica tem relação com o engajamento do seu canal. Se as pessoas passam menos tempo consumindo seu conteúdo, isso indica que seus vídeos não são tão relevantes. Quanto mais vídeos produzidos, maior a chance de melhorar a métrica – mas, cuidado, para não ter dezenas de vídeos com poucos segundos de retenção da audiência (isso irá prejudicar seu canal a médio prazo).

2) Inscritos no canal

Os inscritos em um canal são uma prova de que aquele canal deseja ser assistido outras vezes. Quando alguém se inscreve, essa pessoa tem mais chance de receber uma notificação ou ver o canal no feed, o que também aumenta as visualizações e minutos assistidos do canal.

O YouTube utiliza este indicador para entender se o canal possui consistência. Sabe aqueles vídeos com milhões de visualizações em canais com poucos inscritos? Isso demonstra que aquele canal ou está começando ou só teve “um grande hit” – o que não contribui para aumentar o impacto dos próximos vídeos.

Pedir inscrições no canal é um bom CTA (Call to action) que você pode incluir no começo ou no final dos vídeos – uma das melhores maneiras de ver sua presença crescer. Perder inscritos também indica algo negativo – fique atento a esta métrica.

métrica de inscritos no youtube
No Reportei você consegue visualizar o crescimento de inscritos e a perda de assinantes

3) Visualizações de vídeo

Ainda que seja uma métrica óbvia, deixamos ela por último por não ser a mais importante. Se suas visualizações crescem mensalmente, temos um bom indicador de sustentabilidade do canal.

Para isso, o vídeo precisa ter uma das duas características abaixo:

  • Ter potencial de compartilhamento (viral): um vídeo que possui um conteúdo tão interessante que as pessoas vão querer passar adiante, comentar, compartilhar. Métricas sociais são fundamentais neste momento então abuse da divulgação em redes sociais, blogs, parceiros.
  • Ter potencial de busca: quando o assunto do seu vídeo é relevante para usuários que buscam por aquela informação. Caso queira saber o volume de buscas de determinada palavra no YouTube, recomendamos uma ferramenta chamada Keyword Tool (exemplo de volume de busca abaixo).

Tenha em mente que o desejo principal do YouTube é que o usuário seja mantido na rede social. Ou seja, quanto maior o engajamento e mais tempo o usuário ficar dentro do YouTube, mais o conteúdo vai ser valorizado.

Para gerar um relatório de YouTube e analisar essas métricas mês a mês, acesse app.Reportei.com e faça um teste grátis.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *