Confira 6 canais de tráfego pago para ir além do Meta Ads e diversificar seus investimentos em anúncios
Apesar de o Facebook e o Instagram serem gigantes do marketing digital, existem outras opções valiosas a serem exploradas para ir além do investimento no Meta Ads.
Afinal, diversificar as estratégias de publicidade online não apenas amplia seu alcance, mas também pode oferecer grandes vantagens, como custos mais baixos por clique e segmentação mais precisa.
Sendo assim, neste artigo, vamos explorar 6 dos principais canais para combinar com o Meta Ads, que podem ajudar a obter ainda mais sucesso com o tráfego pago. Desde plataformas de anúncios baseadas em pesquisa até aquelas que se concentram em públicos específicos, você encontrará uma variedade de opções para considerar. Vamos lá?
Por que investir em tráfego pago além do Meta Ads?
Investir em tráfego pago além do Meta Ads é vantajoso por vários motivos. Dentre os principais, vale a pena destacar:
- a diversificação de canais, uma vez que as mudanças nos algoritmos ou políticas da plataforma podem afetar o desempenho de suas campanhas. Ou seja, ao apostar em outros canais, você reduz o risco de depender excessivamente de uma única fonte de tráfego pago;
- cada plataforma de anúncios possui seu próprio conjunto de usuários e ferramentas de segmentação. Sendo assim, o investimento em mais de uma plataforma permite identificar e alcançar públicos específicos que podem ser mais relevantes para seus produtos ou serviços;
- enquanto o Meta Ads continua sendo uma das principais plataformas de publicidade digital, outras podem oferecer concorrência menos acirrada e custos por clique mais baixos. Com isso, você pode alcançar um Retorno sobre o Investimento (ROI) mais favorável;
- a comparação do desempenho entre diferentes plataformas pode fornecer insights valiosos sobre quais estratégias e públicos funcionam melhor para seu negócio,
Em suma, investir em tráfego pago além do Meta Ads abre portas para uma diversidade de oportunidades para atingir novos públicos, reduzir custos e melhorar a eficácia geral de suas campanhas de anúncios.
6 plataformas para ir além do Meta Ads
Segundo a nossa pesquisa Panorama do Tráfego Pago: Perspectiva do mercado para Gestores em 2024, que entrevistou mais de 150 profissionais da área, o Meta Ads é uma das plataformas mais utilizadas em projetos digitais, aparecendo em 89,1% das respostas dos participantes.
No entanto, há outros 6 canais que também estiveram presentes e que se mostram como boas oportunidades para diversificar os investimentos e obter um bom ROI. Acompanhe a lista a seguir!
1. Google Ads
Também representando grande parte dos investimentos dos gestores de tráfego pago no Brasil, o Google Ads apareceu em 85,7% das respostas em nossa pesquisa.
Enquanto o Meta Ads se concentra em redes sociais, o Google opera principalmente com base em pesquisas, exibindo anúncios relevantes para os usuários a partir de suas consultas de pesquisa.
Dessa forma, uma das principais vantagens é a capacidade de alcançar clientes potenciais no momento exato em que estão procurando por produtos ou serviços como os seus. Além disso, é possível exibir anúncios em Rede de Display (sites parceiros), YouTube, apps e mais.
Com ampla gama de opções de segmentação e flexibilidade em termos de orçamento e formato de anúncio, a plataforma oferece todo o controle para que os usuários saiam na frente da concorrência e tenham um bom posicionamento online.
Portanto, se investe no Meta, mas ainda não investe no Google Ads, vale a pena usar os dois canais em conjunto para impulsionar ainda mais a presença no meio digital.
2. LinkedIn Ads
Com 34% das respostas no Panorama do Tráfego Pago, o LinkedIn Ads tem foco no empresarial e, por isso, ajuda a alcançar profissionais qualificados com base em sua função, setor, empresa, interesses e experiência.
Dentre os principais benefícios da rede, está a qualidade do público que você pode alcançar, já que as campanhas podem ser segmentadas para pessoas com habilidades específicas, cargos de liderança ou empresas em particular, o que garante um maior grau de relevância para suas mensagens.
Juntamente com isso, o LinkedIn Ads permite o acesso a formatos de anúncio variados e tem capacidade de gerar leads qualificados, aumentando ainda mais a eficiência das campanhas B2B.
3. TikTok Ads
Além do Meta Ads, outro canal que se destaca na gestão de tráfego pago para redes sociais é o TikTok Ads, que já é parte da realidade de 20,4% dos entrevistados que participaram da nossa pesquisa.
Com milhões de usuários ativos, principalmente da Geração Z e Millennials, o TikTok oferece uma grande oportunidade para marcas se conectarem com um público que valoriza a autenticidade, criatividade e entretenimento.
Dessa forma, inclui uma variedade de formatos de anúncio, como os nativos no feed, desafios patrocinados, branded effects e muito mais, que permitem que as marcas se destaquem com conteúdo visualmente envolvente e interativo.
Por fim, o TikTok Ads oferece opções avançadas de segmentação com base em interesses, localização, idade e comportamentos de visualização. Isso permite que você direcione seus anúncios para usuários específicos que se alinham com o perfil do seu público.
4. Bing Ads
Pode até parecer uma surpresa para quem não tem tanta familiaridade com a plataforma, mas o Bing Ads apareceu em 7,5% das respostas do Panorama do Tráfego pago e permite o alcance do público tanto no próprio buscador quanto em outros parceiros da rede de pesquisa da Microsoft.
Sua capacidade de atingir uma audiência diversificada, incluindo usuários que talvez não estejam tão presentes em outras plataformas, é seu maior ponto forte. Junto a isso, a competição de leilão costuma ser menor em comparação com o Google Ads, o que pode resultar em custos por clique mais baixos e um ROI mais atraente para as campanhas.
Assim como seu maior concorrente, o Bing Ads possui recursos robustos de segmentação, permitindo que você alcance seu público com base em critérios como localização geográfica, idade, gênero, dispositivo e interesses. Isso garante que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas, no momento certo.
5. Pinterest Ads
Também presente em 7,5% das respostas, o Pinterest Ads é ideal para negócios centrados em produtos ou serviços visualmente atrativos.
Uma de suas principais vantagens é seu potencial para alcançar usuários altamente engajados em momentos de descoberta. Afinal, eles estão ativamente procurando por ideias e inspirações, o que torna os anúncios nesta plataforma altamente relevantes e propensos a gerar conversões.
Pinterest oferece, ainda, uma variedade de formatos de anúncio, incluindo Pins padrão, de carrossel, de vídeo e de coleção. Com isso, você consegue contar histórias envolventes sobre a marca e produtos, aproveitando o apelo visual da rede para atrair a atenção do seu público.
6. X Ads (Twitter Ads)
Por fim, o X Ads, ou Twitter Ads (como era conhecido antes), – que representa uma parcela de 4,8% dos entrevistados – é uma opção para alcançar usuários interessados em tópicos específicos. Com opções de segmentação baseadas em interesses, palavras-chave, seguidores e eventos, você pode direcionar seus anúncios para um público altamente relevante e receptivo.
O canal oferece uma variedade de formatos de anúncio, incluindo a promoção de tweets, trends e contas, além de possibilitar o retargeting para visitantes do site ou usuários que interagiram anteriormente. Isso permite que você promova conteúdo relevante diretamente no feed ou destaque sua marca nos tópicos e conversas mais populares do momento.
Além disso, o X entrega opções de segmentação geográfica e demográfica detalhadas, permitindo que você alcance públicos específicos com base em sua localização, idade, gênero e idioma.
Como analisar os resultados de tráfego pago com mais eficiência?
Independentemente do canal de tráfego pago escolhido para investir, há uma regra de ouro que vale para todos: a análise contínua das campanhas para obter os melhores resultados possíveis.
Para fazer isso de forma mais eficiente, e inclusive comparar o retorno das plataformas de maneira mais simples, você pode contar com os relatórios do Reportei.
Nossa integração com mais de 20 canais – incluindo a maioria dos que listamos aqui – faz com que você tenha acesso a uma análise completa dos seus projetos de marketing digital, levando em consideração todas as estratégias para alcançar seus objetivos.
Junto a isso, contamos com uma ferramenta de inteligência artificial, o Reportei AI, que ajuda a gerar interpretações automáticas sobre os dados coletados e possui um chatbot – o assistente de gerenciamento de tráfego pago – para gerar insights mais precisos sobre os seus resultados.
Aproveite nosso teste grátis de 3 dias para conhecer as ferramentas e ver na prática como criar relatórios de Meta Ads e outros canais de forma mais eficiente!