Conhecer os principais desafios das agências de Marketing Digital é um bom primeiro passo para quem deseja crescer nessa área que vem ganhando tanto destaque no mercado.

Por isso, a Resultados Digitais e a Rock Content realizaram, entre agosto e setembro de 2017, uma pesquisa com mais de mil participantes para mapear dados que resultaram no Panorama das Agências Digitais 2018.

O objetivo era reunir informações sobre os perfis dessas agências, principais serviços oferecidos, a adoção de estratégias digitais pela própria empresa e obstáculos que ainda precisam ser superados.

Neste artigo, focamos, especificamente, nos desafios que mais foram apontados nos resultados da pesquisa e em soluções que podem ajudar caso eles também façam parte da sua realidade. Confira!

1. Precificar os serviços de Marketing Digital

De acordo com o Panorama, um dos desafios mais apontados pelas agências, no geral, é o de precificação de serviços de Marketing Digital.

Dos participantes, 43,2% demonstraram ter dificuldades para definir os preços ideais para cada projeto e encontrar maneiras de agregar valor ao que eles estão vendendo para os clientes.

Para muitas agências, a precificação tende a estar atrelada aos custos gerados pelo desenvolvimento de seus serviços, levando em consideração os gastos com a produção, horas trabalhadas, margem de lucro e entregas determinadas a partir de pacotes fixos.

Mas esses não precisam ser um únicos fatores de influência na hora de elaborar os orçamentos para os clientes.

É claro que os custos envolvidos na produção fazem muita diferença, porém o principal deve estar ligado ao valor que a sua agência deseja gerar para o seu público.

Se um dos seus grandes desafios também for a precificação, comece a refletir sobre o impacto que você deseja proporcionar nos negócios do seu cliente por meio dos serviços de Marketing Digital que oferece.

Assim, você conseguirá valorizar muito mais as entregas e os resultados que irá propor para seus potenciais clientes.

 

2. Aumentar o número de clientes recorrentes

Um dos desafios das agências de Marketing Digital que esteve presente na pesquisa foi o de aumentar o número de clientes que são recorrentes ou que fecham contratos mais longos.

Esse problema, que ocupou o primeiro lugar no ranking de obstáculos a serem superados em 2018, foi registrado por 63,3% dos participantes que não estão à procura somente de mais clientes novos, mas também de fidelização daqueles que já contrataram ou estão na agência.

Isso nos leva, novamente, à questão de enxergar valor nas entregas da agência e nos resultados que ela gera por meio de seus serviços.

Uma solução possível e muito aconselhada, por exemplo, é a adoção de estratégias de Inbound Marketing para a sua própria marca.

Por meio de um conteúdo bem planejado e desenvolvido, você pode alcançar novas oportunidades com potenciais clientes que o reconhecem como especialista na área de Marketing Digital e estão alinhados ao seu objetivo.

Dessa forma, você consegue gerar informações e valor para que eles cheguem até você, entendam como os serviços funcionam e como obterão retorno sobre o investimento em marketing.

Os dados da pesquisa mostram que as agências que investem na própria comunicação conseguem 3,25 vezes mais visitas e 2,74 vezes mais leads em relação a outras que não implementam essas estratégias.

 

3. Provar o valor do Marketing Digital para potenciais clientes

Da mesma forma que você precisa mostrar o valor dos seus serviços para seus clientes, também precisa prová-lo para o público que pretende atingir.

Nem todas as pessoas entendem o que é o Marketing Digital e de que forma ele pode ajudar a alavancar seus negócios.

Por isso, esse obstáculo ganhou a segunda posição no ranking de “Desafios em prestar serviços de Marketing Digital” do Panorama, impactando 42,4% das agências.

O crescimento do registro desse problema em relação a 2017 foi de 6,2%, mostrando que muitos clientes em potencial ainda não compreendem como funcionam os serviços digitais.

Novamente, a solução aparece por meio da adoção de estratégias de Inbound Marketing para a própria agência.

A oferta de conteúdo relevante fará com que eles, aos poucos, entendam a importância do Marketing Digital, reconheçam o valor de suas soluções e enxerguem como podem alinhar os serviços às suas realidades.

 

4. Elevar a receita vinda dos serviços digitais

O Panorama também aponta que 62% das agências que participaram enfrentam em 2018 o desafio de aumentar a receita gerada pelos serviços de Marketing Digital.

Junto a esse dado, 59,5% delas também responderam que têm como objetivo o aumento da carteira de clientes para projetos digitais.

Solucionar o segundo obstáculo ajudaria a tornar o primeiro mais fácil, é claro. Mas ambos dependem muito do valor que o cliente enxerga nos serviços que a agência oferece.

Mais uma vez voltamos a bater nessa tecla porque ela é extremamente importante tanto para quem deseja vender mais quanto para quem quer fidelizar clientes.

Se você conseguir demonstrar a importância do Marketing Digital para potenciais clientes, eles entenderão o valor dos seus serviços e irão fechar contrato com base nisso e não nos preços.

Da mesma forma, se você entregar resultados e fizer o alinhamento com as expectativas dos clientes atuais, também conseguirá planejar estratégias para aumentar sua receita a partir dos negócios que você já tem em mãos.

Se esse for o seu principal obstáculo, que tal aproveitar essas oportunidades para fazer a sua agência decolar e ganhar a confiança do seu público?

 

5. Melhorar a retenção de clientes

Um dos principais desafios das agências de Marketing Digital ainda é a retenção de clientes.

Do total de participantes da pesquisa, 50,6% apontaram esse problema como um obstáculo a ser superado ao longo de 2018.

O Panorama aponta que essa questão pode estar diretamente ligada à falta de alinhamento com as expectativas dos clientes, demonstração de resultados que levam à oportunidade de novos negócios e o esclarecimento de que o sucesso não é imediato.

Por isso, 64,2% das agências adotam como estratégia principal para solucionar esse problema a apresentação de relatórios de acompanhamento dos projetos.

Com a exposição de métricas que estão alinhadas ao sucesso da empresa, você mostrará ao seu cliente que está ali para gerar oportunidades para ele.

Dessa forma, você também consegue envolvê-lo no acompanhamento dos resultados e na estratégia, fazendo com que ele entenda o que está acontecendo e abrindo portas para a fidelização.

Os resultados podem ser apresentados de acordo com a frequência que você achar ideal, mas 68,4% dos participantes optam por enviar relatórios mensais a seus clientes.

Vale enfatizar também outras formas de melhorar a retenção de clientes que foram apontadas no Panorama.

Além do alinhamento com as expectativas do cliente e entrega de relatórios, sua agência pode focar em oferecer resultados comprovados logo no início do projeto para que o cliente enxergue a contratação como um bom investimento.

A produção de conteúdo educativo também é uma excelente opção, uma vez que o cliente entenderá, aos poucos, como os serviços são desenvolvidos e de que forma podem gerar resultados para o negócio dele.

 

Outros desafios das agências de Marketing Digital

Além dos principais desafios das agências de Marketing Digital que citamos acima, ainda foram apontados alguns outros obstáculos que precisam de atenção para solucionar os problemas mais recorrentes.

Dentre eles estão, principalmente, melhorias internas que podem aprimorar a oferta de projetos de qualidade.

Do total, 56,8% das agências, por exemplo, citaram que os serviços prestados precisam de melhorias, enquanto 39,8% desejam aumentar o portfólio de Marketing Digital.

Um outro desafio que preocupa as agências está relacionado a conhecimento: 31,7% delas querem superar barreiras relacionadas à capacitação da equipe.

Uma solução possível para essas pequenas dificuldades internas é o incentivo aos estudos e a atualização constante em relação às mudanças que ocorrem na área.

O Marketing Digital evolui constantemente, então é preciso acompanhar suas tendências e inovações para oferecer sempre o melhor serviço para seus clientes.

Por isso, é válido lembrar mais uma vez: o valor e a qualidade do trabalho de uma agência estão acima de qualquer preço, então faça disso o maior aliado do seu sucesso.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios das agências de Marketing Digital, que tal aplicar o nosso Checklist de Marketing para Clientes na sua empresa e padronizar seus processos para potencializar seus resultados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *